Recommended Posts

Publicado

olá malta,

depois de ter treinado nos 4 aquas que montei até agora, decidi mandar fazer uma piscina. mas como não há aquas do tamanho que eu quero preciso da ajuda dos verdadeiros entendidos. o aqua terá 1,80x1,0x0,70

o movel será em ferro com uma placa de contraplacado maritimo onde assentará para evitar pressões em certas zonas do fundo...mas a minha duvida está na espessura do vidro, 12mm ou 15mm? a altura de 0,70m não é exagerada mas a largura de 1,0m é um bocado acima da média e tenho medo que possa exercer muita pressão lateralmente. que me dizem?

obrigado pelas dicas

um abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Boas Aquariofilistas!!!

Aproveitando o tópico do Peninha, tb gostaria que me informassem, qual a expressura do vidro para um de 70*30*50, e qual é a tactica para fazer a colagem, e ja agora como se cola os vidros laterais ao do fundo, apoiados em cima, o lateralmente, poix aqui tem que haver os descontos ou os aumentos aos vidros, pq não podem ser as medidas exactas.

Bons mergulhos

Gilberto

Publicado:

@Peninha: diria que não menos de 15mm, senão mesmo 18 (segundo o krib são mesmo 18 o minimo).

E aconselharia a que procures ajuda profissional para esse. Basta um pequeno erro na colagem ou nos cálculos para teres um problema muito sério nas mãos e um aquário desses a rebentar/descolar faz muitos estragos.

Pessoalmente acho que até 120, 150 cm ainda dá para sermos nós a fazer embora em 150cm já seja necessária alguma experiencia. Acima disso é pedir orçamentos a vidreiras, perguntar pelas garantias que dão (escritas de preferência) e optar pela que nos oferece melhor relação qualidade/preço/confiança.

Fazermos nós um aquário de 180cm é um risco muito elevado. Eu, apesar de estar relativamente à vontade na construção de aquários não fazia um desse tamanho sem ter um profissional a orientar-me. Toma atenção que deve ser montado no sitio definitivo, pois um bicho desses é bem pesadão.

Quer em Lisboa, quer no Porto tens casas de aquariofilia que fazem aquários por medida e a preços que não são muito exagerados. Nada como pedires um orçamento. E no forum também existe quem tenha contactos com vidreiras que montam aquários, é só procurar.

@gsousa: Para esse tamanho de certeza que encontras mais barato aqui no forum nas ofertas ou mesmo até em promoções como as que costuma haver no carrefour por exemplo.

Se na mesma quizeres construir (é uma boa aprendizagem para voos mais altos) vê aqui as dimensões: http://faq.thekrib.com/pt/intro-tables.html

Para aprenderes a construir vê este site:

http://www.drpez.com/drcol118.htm

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

muito obrigado pela ajuda Nuno, o site de facto ajuda imenso, mas eu nem me atreveria a pensar construir eu proprio uma bizarma destas. o topico serviu para eu me informar de que espessura iria pedir pra me fazerem o aqua...e vou então pedir os orçamentos com vidro de 18mm, travessas em cima e em baixo. isto de pôr 1200 litros de agua no meio de uma sala tem que se lhe diga... não é o mesmo que ter 240L arrumadinhos a uma parede.

um abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Boa sorte para esse projecto :roll:

Um dia também quero ter uma coisa assim, mas para já tenho de me contentar com 480L arrumadinhos a um canto e já é muito bom. Embora no total de aquários cá em casa eu ande mais perto dos 1000L :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Cuidado com o nivelamento do chão. Tive um de 200 x 60 x 70 que rachou por causa do chão não estar bem nivelado.

Publicado:

Boas,

e se pedisses o orçamento só para as medidas do áqua?

Depois de teres o orçamento perguntas qual a espessura do vidro e se usaram travas no orçamento? Consoante a resposta podes ver qual a casa em que depositas mais confiança... isto porque afinal estamos a falar de um aquario com medidas fora do vulgar.

Publicado:

obrigado gente boa,

Arquimedes, é como dizes, o nivelamento é muito importante e uma das razoes que me leva a escolher um aqua de 1,80m em vez do que estava a prever primeiro q era de 2,20m.

JP isso é boa ideia mas a diferença de preços entre vidros de 12mm e 15mm é enorme... já tenho preços dados hoje de manhã... e a diferença entre 12mm e 15mm neste aqua é de 400 euros..imagina se for pros 18mm ou 20mm.. por isso tenho que pedir orçamentos com 15mm e 18mm de proposito pra ver as diferenças

muito obrigado a todos.quando estiver tudo montado vou por umas fotos

cumprimentos e larguras a todos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!