Recommended Posts

Publicado

Meu caros colegas, depois de muito pesquisar sobre como aumentar os

Watts em espaço reduzido deparei com estas lampadas que á primeira

vista parecem ter um tamanho muito compacto 7x24, muitos watts 125,

isto a menor, pois a seguir é de 200 watts, e um preço muito aceitável.

Gostaria pois uma opinião dos experts, pois sou completamente novo no

assunto.

Se não for possível o uso destas lâmpadas no aquário qual a opção no

meu caso, será que posso utilizar as T5 e qual o modelo?

o meu aquário é um Aquapor Space Pro de 90cm, 188 L com uma calha

com duas flurescentes de 25w cada ( www.aquapor.pt )

e não gostava de tirar a tampa.

Penso que para esta litragem e para um aquario plantado pelo menos

preciso de 100 Watts, no mínimo.

Aqui vai o site das Lâmpadas - http://www.interlampadas.pt/pt/lampadas/fl...sEnvirolite.htm

Muito obrigado pela vossa colaboração e espero respostas em breve.

Publicado:

o Problema e fazer a distribuição da luz com isso, fora esse problema, parecem-me lampadas perfeitamente aceitaveis. mas para teres o aquario bem iluminado utilizando uma lampada dessas, só tirando a tampa e fazendo uma género de projector para aproveitar a luz!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Que grande bizarma :P

Achas que esse tipo de lampada se adequa a espaço reduzido?

Já viste o diametro da mesma?

E de resto o Just_me já disse tudo

fish2.gif
Publicado:

As medidas são 7 de diametro e 24de comprimento, como vêz não é um

exagero, deves tar-te a referir à foto da direita, não me parece que seja

essa.

De qualquer das forma muito obrigado.

Publicado:

O problema é que é mesmo a foto da direita.

7 cm de diametro são de lado a lado e não a volta, se fossem 7 cm de circunferencia ai seria uma lampada pequena.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Se repararem bem, a 125W Envirolite Daylight 6400K corresponde à

figura 1, e a figura 1 é a da esquerda. Não acham que a foto da direita

tem ums porporções demasiado grandes para as especificadas?

Bem, mas isso é um ponto que é importante mas penso que já

ultrapassado. Pois o problema será como disse o Just_me

Fazer a distrubuição da luz

Relativamente às T5 à alguma com 74 cm e se há de quantos watts,

poderei substituir simplesmente pelas T5.

Mais uma vês muito obrigado pela vossa colaboração

Publicado:

Vou colocar algumas fotos para melhor perceberem que solução terei.

IMGP4702.JPG

Tenho 84 cm de comprimento úteis. Dá para ver da parte de trás, pois

isto tem duas tampas, que se poderá colocar lampadas compactas. Será

uma boa localização para iluminar?

IMGP4703.JPGIMGP4704.JPG

Estas fotas são as das pontas onde se poderá ver melhos a parte de trás.

Estou a ficar desesperado pois adorava ter um aqúário plantado e com tapetes mas vejo-me deparado com este problema técnico.

Mais uma vez muito obrigado a todos aqules que têm contribuido para a solução. espero em breve poder contar com mais algumas ideias. :wink:

Publicado:

podes sempre optar por spots hqi eu comprei dois a 80€ cada de 150W depois só tens de fazer o suporte mas bem podes esquecer a tampa.

já agora sabes o preço dessas lampadas

CAI_logo.jpg
Publicado:

Eu se fosse a ti usava duas lampadas dessas e esquecia as t5, nunca tinha visto essas lampadas mas pelo preço acho que são uma boa opção.

Com duas lampadas dessas axo que já tens uma boa distribuição de luz, tens é de comprar um bom refletor para aproveitares ao maximo as lampadas.

Porque axam 7 cm de diametro muito?? Não é pequena mas tambem não é nenhum exagero para a potencia que tem, e com um bocadinho de jeito e imaginação dá para encaixar perfeitamente na calha.

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Publicado:

o diametro daquilo são 3 t8 umas em cima das outras... aquilo é para iluminação ambiente... e aquilo nao aquece se nao estiver fechado e com a lampada para baixo e o casquilho para cima com convecção de ar, porque junto ao casquilho, onde está ao balastro deve aquecer e não é pouco!

Se esquecereas essa tampa, e conceberes um sitema para a luz poderás utilizar e até saõ bastante interessantes. fora isso...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

embora em tamanhos diferentes, tendo em atençao que esta foi feita para um aquario de 50cm, vejam la se é possivel de se usar ou nao:

Interior.jpg

é tudo uma questao d epaciencia :lol:

Numa ourra calha, daquelas que trazem lampadas de 14W da aquapor, meti duas PCs de 24W cada.

La esta, a ventoinha est la :lol:

é tudo uma questao de tempo e disposiçao para se fazer.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Publicado:

Não te esquecas do calor gerado por cada lampada desta dentro de uma tampa dessas. Alem do mais o diametro dastas são o dobro das convencionais e necesitavas de reflectores para aproveitares todos a luz emitida senão tinhas grandes perdas no rendimento final. Não digo q n se consiga incluir uma lampada dessas nessa calha mas não vejo grande vantagem estar a arriscar porq esse plástico é dimensionado para suportar um certo calor não sei até que ponto será estável para essas temperaturas.

Mas porque não optas por aqueles tipos de candeiros de cozinha suspensos que têm um tipo de abajourt metálico aí sim tinhas um boa dispersão de luz e sem problemas de aquecimento

:lol:

fish2.gif
Publicado:

cable-man a unica diferença entre as lampadas que apresentas e as que são apresentadas pelo luis.silva.52, é que as lampadas que ele apresenta são utilizadas para estufas de plantas.

Alem do tamanho é claro.

luis.silva.52 aconselhote a veres uma das lampadas antes de comprares, posso te dizer que as tive a ver ontem numa estufa e aquilo é enorme.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

as que eu mostro sao para um aquario de 50cm, a calha tem 40cm.

Claro qeu num aquario de 90 ou 1m as outars ja ficam melhor, se fosse com lampadas destas, a 9Wcada uma... tinahs de semear lampadas de 5 em 5cm para fazer a mesma potencia.

Mas a minha calha, embora na foto nao se visse, ve-se melhor nesta:

Pendurada.jpg

tem ventilaçao, tal como todas as calhas que eu modifico.

2422_2423.png

Publicado:

Ja uso lampadas dessas faz mais de um ano nas minhas calhas, como podes ver...

1ª calha- modificação de uma Aquapor

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=calha

2º calha feita de raiz

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=calha

e se digo que é dificil espalhar a luz com a lampada indicada no principio do post...nao estou a mandar bocas para o ar. Para alem disso tu tens uma ventoinha para 3 balastros de 9W...ali é um balastro de 125W ou seja, 5x mais potencia...é obvio que é preciso mais cuidado.

Publicado:

nao duvides.

125W em fluorescnete amnda um quecimento do caraças... ou mandaria...

faz uma experiencia simples.

Pega num lampada economizadora (nao confundir com as PCs) de 23W e numa PC ou fluorescente de 15W, mas com balastro indutivo normal.

Liga a sduas 5 horas.

agora vai ver o que é que esta quente...

sabes que as lampadas pouco aquecem, o que realmente aquece sao os balastros.

E as economizadoras tem balastros electroinicos que nao aquecem nem metade dos inductivos normais!!

A calha que mostas no segundo post nao tem PCs mas sim lampadas economizadoras (ou pelo menos pelo casquilho parecem).

Se sao memso lampadas economicas, ve la a temperatura que os casquilhos mandam e compara com as temperaturas dos balastros normais...

a calha que eu mostro tem 11W*3 + um transformador de 6W.

a ventoinha esta a fazer feitio, é sio para descargo de consciencia, proque s eeu nao tiver a moonlight e ventoinha ligadas, o transformador esta desligado e a calha praticamnete nao aquece.

eu sei o que sao 125 ou 200W, mas tambem sei o que é um balastro de bobine e um balastro electronico.

Ja vsite se os electronicos aquecessem tanto como os de bobine, o tempo d eluz que uma lanterna dava? ou tarzias uma bateria de carro, ou tinhas 2 minutos d eluz.

É que o calor que sentes, é energia que deitas fora.

Em casa, sao uns centimos no fim do mes, numa lanterna é tempo de iluminaçao que perdes...

distribuiçao d eiluminaçao:

uma HQI distribui a iluminaçao?

so para remate de pots que ja pouca gente vai ler isto pois esta memso comprido.

ve as caracteristicas das lampadas economizadoras e ve que percebtagem de energia é transformada em luz e qual a percenatagem de perdas.

Multiplica os 125W por ese valor e ve a potencia de aquecimento que ficas.

a resistencia do meu aqurio, que so tem 180 litros, é de 300W... acho qeu 125W (se as perdas fossem 100% e nao produzisse luz nenhuma) nao aquecem assim tanto :)

2422_2423.png

Publicado:
faz uma experiencia simples.  

Pega num lampada economizadora (não (palavra corrigida) confundir com as PCs) de 23W e numa PC ou fluorescente de 15W, mas com balastro indutivo normal.  

Liga a sduas 5 horas.  

agora vai ver o que é que esta quente...

been there, done that!

sabes que as lampadas pouco aquecem, o que realmente aquece sao os balastros.

sei

E as economizadoras tem balastros electroinicos que não (palavra corrigida) aquecem nem metade dos inductivos normais!!  

A calha que mostas no segundo post não (palavra corrigida) tem PCs mas sim lampadas economizadoras (ou pelo menos pelo casquilho parecem).  

Se sao memso lampadas economicas, ve la a temperatura que os casquilhos mandam e compara com as temperaturas dos balastros normais...

mas eu nunca falei em PC...

de qualquer forma tanto as pc como as "economicas teem o mesmo principio de funcionamento... um balastro e um tubo de descarga em vapor de mercurio com compostos de fosforo a fazer a conversão...ou seja, a tecnologia é igual. As pc tanto podem funcionar com balastro inductivo como com balastro normal.

Já agora, há balastros electronicos e balastros electronicos...

a calha que eu mostro tem 11W*3 + um transformador de 6W.  

a ventoinha esta a fazer feitio, é sio para descargo de consciencia, proque s eeu não (palavra corrigida) tiver a moonlight e ventoinha ligadas, o transformador esta desligado

mas nao devia ser por descargo de consciencia...a ventoinha numa calha fechada com 3x13w ou apenas com abertura por baixo é necessária. Podes nao notar o aquecimento por ai alem, mas vais notar mais cedo ou mais tarde no tempo de vida das lampadas.

eu sei o que sao 125 ou 200W, mas tambem sei o que é um balastro de bobine e um balastro electronico.  

Ja vsite se os electronicos aquecessem tanto como os de bobine, o tempo d eluz que uma lanterna dava? ou tarzias uma bateria de carro, ou tinhas 2 minutos d eluz.  

É que o calor que sentes, é energia que deitas fora.  

Em casa, sao uns centimos no fim do mes, numa lanterna é tempo de iluminaçao que perdes...

ninguem se pos a comparar os dois :)

distribuiçao d eiluminaçao:  

uma HQI distribui a iluminaçao?

sim 360 numa perpendicular ao eixo e cerca de 120 graus numa parelela ao eixo.

Para elem disso é mais facil fazer um reflector para um tubo unico fininho do que para multiplos tubos e com uma espessura bastante razoavel...prai 5 vezes a espessura duma HQI.

mesmo o que nao perdes em calor devido ao balastro podes estar a perder em:

1- infravermelhos emitidos pela lampada, que são poucos nos casos das fluorescentes

2-absorçao do visivel na "calha/reflector"

como ultimo acrescento que a temperatura ideal para uma fluorescente anda á volta dos 25ºc, mais do que isso e começas a perder eficiencia, o tempo de vida começa a diminuir, e não é uma função linear...

a resistencia do meu aqurio, que so tem 180 litros, é de 300W... acho qeu 125W (se as perdas fossem 100% e não (palavra corrigida) produzisse luz nenhuma) não (palavra corrigida) aquecem assim tanto

comparar a capacidade de condução de calor da agua em movimento a ar parado é um erro demasiado grosseiro (é o termo utilizado, não leves para mal :roll: ) para poderes fazer uma comparação dessas. Por que achas que as paredes duplas e os vidros duplos teem uma caixa de ar no meio? pois é, para servirem de isolamento....

e portanto estas a comparar uma coisa com 5W a aquecer uma caixinha fechada a meter um aquecedor de 1000W ao vento, o que achas que aquece primeiro a caixinha ou o vento?

Publicado:

uma HQI distribui a luz em 360º e 120º.

a alguma fonte de luz que nao o faça? (excepto os LEDs porque tem reflector e lente de projecçao proprias e inseparaveis do corpo luminoso)

todas as lampadas que eu conheço espalha a luz a toda a volta.

mas a nao ser que as ponhas dentro da agua do aquario, as HQIs tal como as fluorescentes e todas as lampadas que pensares em colocar sao limitadas pelo refletor.

Logo projectam a luz para onde o reflector mandar...

sinceramente nao percebi essa da HQI distribuir a luz em 360º... eu sinceramente todas as lampadas que conheço o fazem...

Claro que as que tem reflector nao fazem. os LEDs, as lampadas comm reflector no casquilho e outras que tem reflextor no proprio vidro como as dicroicas.. mas isso é so por causa do refletor, porque se um dicroica retirarees o refletor, ela trabalha na memsa e passa a ser uma vulgar lampada de halogeneo... essa pasou-me memso ao lado... so memso se tivesses a pensar enfiar a lampada dentro de agua...

2422_2423.png

Publicado:

por isso é que se começou este topico dizendo que seria dificil com a lampada em questão fazer o aproveitamento da luz...

há leds com construção e espalhamento da luz (não uniforme ) em 180º, 180º.

quanto a essa dos 360, 120 foi em resposta á tua pergunta... :)

alias aqui está o quote integral da minha primeira resposta:

o Problema e fazer a distribuição da luz com isso, fora esse problema, parecem-me lampadas perfeitamente aceitaveis. mas para teres o aquario bem iluminado utilizando uma lampada dessas, só tirando a tampa e fazendo uma género de projector para aproveitar a luz!
Publicado:

A convessa já vai longa, mas penso que deu para perceber que nestas

lampadas a maior dificuldade seria fazer o aproveitamento da luz, pois

caso contrário estamos a desperdiçar energia.

Também surge a dificuldade de as incluir dentro da tampa e o calor

libertado, mas coisa que com um pouco de imaginação não se faça.

Depois de ler e apreciar todas as resspostas, e agradecendo desde já a

quem se dispôs a ajudar neste tópico, chegei finalmente a uma solução

para este Aqua.

Se repararem bem nas fotos que pus, da parte de trás, dum lado e do

outro existe uns rectangulos que posteriormente irei cortar, e colocar

uma PC em cada lado. Isto iria permitir uma aumento dos Watts e a luz

ficava espalhada uniformemente, pois noto que a parte de trás do aqua é

um pouco sombrio.

A duvida que me surge agora é em 24 cm (compr. de cada rectângulo)

que PC´ é que poderi lá por e quantos Watts têm.

Muito obrigado pelo vosso interesse.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!