Joao Pedro Faria Publicado Novembro 9, 2005 Publicado Novembro 9, 2005 Estou a começar e estou a tentar descobrir o máximo de informação possível, podem-me dizer que tipos de esponjas existem para filtros? estou a começar um aquário de 50l tenho um fluval1 com esponja normal e no outro de 120l que ainda não comecei filtra 600l/h e tem duas esponjas nao sei quaql a sua composição. Existem esponjas mais eficientes que outras? Citar "Time is money spend it"
Nuno Antunes Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Depende do que entendes por eficiencia. Que eu saiba existem esponjas com 3 granularidades diferentes (grossas, médias e finas) As esponjas grossas apanham-te todas as particulas grandes da água e deixam passar as pequenas. As esponjas finas filtram todas as particulas. O normal nos filtros fluval internos é teres esponja média (vem com o filtro) e no intervalo entre as duas faces da esponja teres lã filtrante ou uma esponja fina (compras à parte) . Assim as esponjas médias filtram a maior da porcaria e depois a esponja fina limpa as particulas menores. Se colocares só esponja fina a água fica impecável mas como as esponjas ficam "entupidas" em menos de nada, o esforço para o rotor do filtro é elevado e tens de andar a limpar as esponjas quase todos os 2 dias daí eu ter perguntado o que entendias por eficiencia. Espero ter-te ajudado. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Joao Pedro Faria Publicado: Novembro 9, 2005 Autor Publicado: Novembro 9, 2005 percebi, pensava que existiam mais alternativas, agora outra pergunta para que servem e o que são filtros de carvão activado... Citar "Time is money spend it"
Nuno Antunes Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Para te ser franco... servem para gastar dinheiro Agora a sério... o carvão activado usa-se para retirar quimicos da água, sendo por isso usado em aquários no inicio e depois de medicações. Fora essas duas situações não tem grande uso. Se juntares a isso a compra de um aquário hospital e cuidados com os peixes o carvão activado nunca irá entrar no teu filtro. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
telmocarvalho Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 Peço desculpa por entrar na conversa, mas este também é um assunto que me preocupa. Tenho um aquario de 100l com um filtro eheim 2210 de 600l/h, sendo que quando o aquário veio para a minha casa(cerca de 3 meses) apenas era colocado 2 esponjas, soponho que médias pois não consigo ter essa informação e no meio destas a lã filtrante, desde à uma semana para cá fui aconselhado a retirar as esponjas e a colocar as cerâmicas nos dois compartimentos de baixo e a lã no superior, no entanto ainda deixei uma esponja para que não se perdessem tosas as bactérias. A minha questão é esta, sabendo que existem várias formas de o fazer o que é mais vantajoso utilizar num filtro e de que forma? É de salintar que o meu filtro após dois dias também perde muito do seu poder de circulação de água! Obrigado pela paciência! Citar
mariamena Publicado: Novembro 13, 2005 Publicado: Novembro 13, 2005 Bom , não querendo estar a fazer má ou boa publicidade mas quanto a mim os filtros da eiheim não são grande coisa, até ao momento pensava que era defeito meio , mas se usa num aqua de 100 L um eiheim 2210 , que eu também já tive num aqua de 60L e ao fim de 2 dias também começava a dar problemas , agora imagine a neura com que ando com um da mesma marca , exterior para um aqua de 200 L ............ em que o débito é 550L / h , já nem sei o que hei-de fazer ............ Já coloquei o 2210 , interno no aqua para ver se melhorava , ainda não sei dar a resposta , porque só o coloquei ontem . mena Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Novembro 15, 2005 Publicado: Novembro 15, 2005 telmocarvalho- Eu apenas uso duas coisas, lã e cerâmicas(EHFISUBSTRAT), apenas começa a perder alguma eficiência ao fim de 3 a 4 semanas, quando retiro a lã, lavo-a e reutilizo por mais uma vez. As cerâmicas já as mantenho à cerca de dois anos, apenas compro a lã quando tenho necessidade. Essa perda de eficiência poderá ser por a lã estar demasiado compactada, e dessa forma faz maior resistência à passagem da àgua. mariamena- esse filtro tem pouca capacidade de filtragem para esse aquário, o meu tem 240l e uso um 2226 que faz 950l/h, os filtros vão perdendo capacidade de filtragem com o acumular de detritos, e se não tiver uma boa capacidade de filtragem muito mais rapidamente se nota essa perda de eficácia, no minimo o filtro deve ter sempre cerca de 5 vezes a litragem do aquário, devendo ser maior consoante o tipo de peixes que vamos manter. Aconselho a troca desse por outro mais "pujante" Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
telmocarvalho Publicado: Novembro 15, 2005 Publicado: Novembro 15, 2005 Caro alexandre obrigado pela resposta pois sem vocês não teria conseguido melhorar uma série de coisas no meu aquário. Como estou com problemas de algas no meu aquário já vou a caminho da troca do 5º dia de 30% de agua e na fase inicial destas trocas retirei um pouco da lã e tive sucesso, mas por enquanto fiquei com a cerâmicas e 1 esponja e tou a ter sucesso, realmente tinha razão o excesso de lã perturbava a circulação de agua. Já agora deixava outra pergunta, este filtro tem um acessório para se colocar na região superior do filtro, penso que para a oxigenação, esta peça é fundamental utilizar?pois é dificil não ficar submersa, devido à cobertura do0 aquario.~ ~Grato pela atenção. Citar
Recommended Posts