nandacms Publicado Novembro 9, 2005 Publicado Novembro 9, 2005 :D Olá; Gostaria de saber se é normal a mortalidade de fêmeas mais adultas num aquário. Tenho um bem adaptado , numa proporção de 3 fêmas para um macho mas venho notando a alta mortalidade das fêmeas mais adultas, enquanto as mais novas prosseguem normais. Obrigada!
João Abóbora Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Não te sei dizer ao certo se é normal, mas comigo também me acontece isso. Ainda ha pouco tempo tive uma doença no aquario e morreram-me 5 femeas e 1 macho, mas eram todas da mesma idade que as que se safaram. Mas provavelmente é capaz de haver uma mortalidade maior nas femeas, devido ao desgaste de terem muitas ninhadas. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
nandacms Publicado: Novembro 9, 2005 Autor Publicado: Novembro 9, 2005 :D Exatamente isso que aconteceu comigo, morreram e ficaram só as que tem mais ou menos a mesma "idade". Se bem que fico preocupada se não é algum tip de stress por não estar adaptada ou coisa do tipo. Acho interessante que se eu colocar no aquário machos mais crescidos ele não conseguem ficar por muito tempo, terminam brigando e morrendo, acontece isso com você? É normal? Obrigada!
jose antonio Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Boas A uns 20 anitos a trás começaram a aprarecer uns gupys enormes mto bonitos, e eu perguntei nas lojas o porquê de tal facto, ao que me responderam que estavama usar hormonas. Eu para não ficar a traz fui a correr a farmacia e comprei as mesmas hormonas. Realmente os barbatanas começaram a ficar enormes, o pior era quando começaram os partos as femeas morreram todas e destruiu as minhas raças, foi o que aconteceu a esses belos peixes, a partir dai os gupys nunca mais foram os mesmos. Não sei se á aqui pessoal que tinha nessa altura estes barbatanas e que se lembra disso.
nandacms Publicado: Novembro 14, 2005 Autor Publicado: Novembro 14, 2005 No meu caso, não uso hormônios. Tudo bem natural e a alimentação é quem sustenta tudo. Mas sempre verifico esse acontecimento de que algumas fêmeas depois do parto morrerem sem causa aparente. Obrigada!
Babo Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Por acaso já me morreram 4 fémeas e o macho que ficou está de boa saúde. A morte aconteceu de um dia para o outro e foram todas seguidas. Cumps. Anti-Canon lol
Cyprinodon Publicado: Dezembro 1, 2005 Publicado: Dezembro 1, 2005 Olá a todos, Com o devido respeito... pelas vossas dúvidas penso que nenhum de vós tem a mínima noção dos efeitos da consanguinidade na resistência dos peixes ( entre outros sintomas mais horríveis ). Desculpem-me a inocência, mas não acham curioso que morram tantas fêmeas no vosso aquário quando na natureza as fêmeas dos Poecilídeos são geralmente mais resistentes do que os machos segundo vários artigos científicos ? Pensem nisto. O que é vulgar nos habitates de origem dos vossos peixes é uma mortalidade tão obviamente mais elevada entre os machos que muitas vezes há fracas ou nenhumas possibilidades de acasalamentos entre irmãos ao fim de poucos meses. No caso da “ nossa “ famosa (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ( G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis holbrooki ) é normal as fêmeas sobreviverem ao Inverno nos nossos ecossistemas e os machos da sua geração apresentarem altas taxas de insucesso em chegarem com vida à Primavera. Então porque é que no aquário morrem mais fêmeas do que machos ? Porque é que num mesmo aquário peixes da mesma espécie mas de dois estoques diferentes resistem de forma diferente a um surto de agentes patogénicos... alguém já pensou nisso ? O último surto de infecção múltipla que se declarou num dos meus aquários matou apenas peixes de uma determinada espécie ( Limia nigrofasciata ) e curiosamente foram os exemplares do estoque de reserva criados em aquário e não os criados no lago que morreram em maior número. Possível solução para o mistério : 1) todas as outras espécies tinham uma baixa taxa de consanguinidade pois os exemplares mantidos nesse aquário eram originários de criação ao ar livre com centenas de efectivos. 2) o estoque de aquário de Limia nigrofasciata era composto por peixes muito aparentados devido ao seu pequeno número ( estoque de reserva para o caso de algo corre mal com os do exterior ), enquanto que os do lago descendiam de umas largas dezenas de casais, contudo mesmo assim genéticamente não deveriam ser suficientemente ricos em diversidade para ultrapassarem a crise provocada pela agressão desencadeada pelos agentes patogénicos. Em conclusão : muitas vezes o melhor profilático é a resistência natural dos animais, a qual só é viável quando há uma maior riqueza de genes. Não sei se pode ser a resposta ao vosso caso mas reflictam sobre isto e leiam mais sobre este assunto. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
Recommended Posts