Echinodorus Publicado Novembro 8, 2005 Publicado Novembro 8, 2005 Olá, Preciso de ajuda pois tenho andado meia distante do fórum e não tenho lido ultimamente. Hoje quando chego a casa apareceram no vidro umas bolinhas transparentes com cerca de 1 milímetro em varias zonas do aquário... São ovos??? Se sim, que tenho de fazer, se é que tenho de fazer algumas coisa... O meu aquário tem 90 litros. Tenho as seguintes espécies: Néon Cardinal Néon Ignesi Tetra pinguim Borrachitos (ou nariz de bêbado, acho). Corydora Escalar (tenho-o há cerca de 3 semanas; agora só um porque na semana passada morreram os outros dois) e um limpa vidros muito muito pequeno que não sei o nome Estou um tanto impressionada pois nunca tinha pensado na possibilidade de reprodução no meu aqua. Todas as ajudas e sugestões são bem vindas, Obrigada!
jose antonio Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 Boas Por acaso não tens caracois no teu aqua? Vê se sao umas bolinhas brancas metidas numa gelatina Cumps Jose Antonio
Echinodorus Publicado: Novembro 8, 2005 Autor Publicado: Novembro 8, 2005 Olá, não são bem brancas, são transparentes. E não me parece ver nenhuma gelatina à volta. Estão em vários sítios do aquário, dos lados, em frente, no termostato, são bastantes. E não tenho visto, nem vejo, nenhum caracol. Não percebo nada disto...
quinzico Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 Tens qts corys?Isso podem ser ovos de corys Helder Quinzico
Echinodorus Publicado: Novembro 8, 2005 Autor Publicado: Novembro 8, 2005 Tenho dois corydoras albinos, eram iguais, mas com o tempo um cresceu mais que o outro. Em relação aos caracois, encontrei agora um pequeno. E o escalar está agora a comer os ovos, não sei se isso e bom ou mau... De qualquer forma, se forem ovos, não tenho de fazer nada certo?
Sonhudo Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 Se o escalar os comeu realmente não há nada a fazer! Agora se ainda tens aí mais o que é preciso saber é de quem são os ovos. Só assim se poderá saber o que fazer. De qualquer maneira nada de grave acontecerá se ignorares os ovitos. :D Eu
Echinodorus Publicado: Novembro 9, 2005 Autor Publicado: Novembro 9, 2005 Ignorar... é sempre um opção, mas gostaria de saber o que são. Nada de grave, já sei, mas também não acontece nada de especial, tipo que nasçam peixinhos! O escalar ainda não os comeu todos, restam alguns, os que estavam mais escondidos. De qualquer forma, ainda que já não possa fazer nada gostava de saber o que ou de quem eram, e isso é que ainda não percebi…
jose antonio Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Boas Echinodorus Se queres saber o que são... agarras num copito daqueles que trazem os rolos fotográficos, enches um pouco menos que meio de àgua metes la os ovitos metes a tampa, e colocas isso dentro do aqua, isso fica meio a superficie, todos os dias abres a tampa e espreitas lá para dentro, (deve demorar 10/15 dias) Cumps Jose António
Ana Azevedo Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 O meu palpite vais ou para as corydoras ou caracóis mesmo. Os tetras muit, muito dificilmente reproduzem em cativeiro, o escalar está sozinho, O limpa vidros pequenino deve ser um Otocinclus affinis, vê lá se não é igual a este: Mede uns 5 cm. Por isso, e pela descrição dos ovos aposto nas coridoras, já que dizes não ter caracois. Fica bem Quase reformada!!
Echinodorus Publicado: Novembro 10, 2005 Autor Publicado: Novembro 10, 2005 Bem, obrigada a todos pela ajuda. O escalar acabou mesmo por comer todos ovos… já não encontro nenhum, só estão as marcas no vidro. Como todos disseram, poderiam ser dos corys ou de caracóis, já que hoje encontrei um, com este já são dois. E sim, Ana, o pequeno limpa vidros é igual a esse, obrigada! Tentarei para a próxima estar mais atenta e seguir a técnica do copito sugerida pelo José António para ver se descubro este misterioso fenómeno! Abraços e obrigada a todos
LF Publicado: Novembro 13, 2005 Publicado: Novembro 13, 2005 Tenho 1 Corydora Albina e tb me aparecem esses ovos periodicamente. Eles acabam por desaparacer (não sei quem os come) mas acho q são da Corydora. Como apenas tenho 1 (o outro morreu) não estarão fecundados pelo que nunca nascerão. Verdade?
Recommended Posts