Recommended Posts

Publicado

Olá,

Preciso de ajuda pois tenho andado meia distante do fórum e não tenho lido ultimamente.

Hoje quando chego a casa apareceram no vidro umas bolinhas transparentes com cerca de 1 milímetro em varias zonas do aquário... São ovos???

Se sim, que tenho de fazer, se é que tenho de fazer algumas coisa...

O meu aquário tem 90 litros.

Tenho as seguintes espécies:

Néon Cardinal

Néon Ignesi

Tetra pinguim

Borrachitos (ou nariz de bêbado, acho).

Corydora

Escalar (tenho-o há cerca de 3 semanas; agora só um porque na semana passada morreram os outros dois)

e um limpa vidros muito muito pequeno que não sei o nome

Estou um tanto impressionada pois nunca tinha pensado na possibilidade de reprodução no meu aqua.

Todas as ajudas e sugestões são bem vindas,

Obrigada!

Publicado:

Olá,

não são bem brancas, são transparentes. E não me parece ver nenhuma gelatina à volta. Estão em vários sítios do aquário, dos lados, em frente, no termostato, são bastantes.

E não tenho visto, nem vejo, nenhum caracol.

:oops: Não percebo nada disto...

Publicado:

Tenho dois corydoras albinos, eram iguais, mas com o tempo um cresceu mais que o outro.

Em relação aos caracois, encontrei agora um pequeno.

E o escalar está agora a comer os ovos, não sei se isso e bom ou mau...

De qualquer forma, se forem ovos, não tenho de fazer nada certo?

Publicado:

Se o escalar os comeu realmente não há nada a fazer! 8)

Agora se ainda tens aí mais o que é preciso saber é de quem são os ovos. Só assim se poderá saber o que fazer.

De qualquer maneira nada de grave acontecerá se ignorares os ovitos. :D

Eu

Publicado:

Ignorar... é sempre um opção, mas gostaria de saber o que são.

Nada de grave, já sei, mas também não acontece nada de especial, tipo que nasçam peixinhos! :)

O escalar ainda não os comeu todos, restam alguns, os que estavam mais escondidos.

De qualquer forma, ainda que já não possa fazer nada gostava de saber o que ou de quem eram, e isso é que ainda não percebi… :)

Publicado:

Boas Echinodorus

Se queres saber o que são... agarras num copito daqueles que trazem os rolos fotográficos, enches um pouco menos que meio de àgua metes la os ovitos metes a tampa, e colocas isso dentro do aqua, isso fica meio a superficie, todos os dias abres a tampa e espreitas lá para dentro, (deve demorar 10/15 dias)

Cumps

Jose António

Publicado:

O meu palpite vais ou para as corydoras ou caracóis mesmo.

Os tetras muit, muito dificilmente reproduzem em cativeiro, o escalar está sozinho, O limpa vidros pequenino deve ser um Otocinclus affinis, vê lá se não é igual a este:

oto2.jpg

Mede uns 5 cm.

Por isso, e pela descrição dos ovos aposto nas coridoras, já que dizes não ter caracois.

Fica bem

Quase reformada!!

Publicado:

Bem, obrigada a todos pela ajuda.

O escalar acabou mesmo por comer todos ovos… já não encontro nenhum, só estão as marcas no vidro. :arrow:

Como todos disseram, poderiam ser dos corys ou de caracóis, já que hoje encontrei um, com este já são dois. :(

E sim, Ana, o pequeno limpa vidros é igual a esse, obrigada!

Tentarei para a próxima estar mais atenta e seguir a técnica do copito sugerida pelo José António para ver se descubro este misterioso fenómeno! :?:

Abraços e obrigada a todos

Publicado:

Tenho 1 Corydora Albina e tb me aparecem esses ovos periodicamente. Eles acabam por desaparacer (não sei quem os come) mas acho q são da Corydora. Como apenas tenho 1 (o outro morreu) não estarão fecundados pelo que nunca nascerão. Verdade?