Visitante Publicado Janeiro 8, 2004 Publicado Janeiro 8, 2004 Oi! Sou um novato nestas matérias (e neste fórum) e, consequentemente, cheio de problemas! Lá vou conseguindo resolver mas surgiu-me agora uma anormalidade muito esquisita, em relação à qual ainda não ouvi/li nada. O meu aquário tem 60X30X40, temp. 26º, ph 7,5, filtro interno. Quanto a peixes: 2 guppys, 4 neons, 1 Plantas: 4 anúbias (ainda não acertei nada com as plantas!) Recentemente começou-me a surgir uma camada fina acastanhada que cobre todo o fundo, incluíndo pedras e folhas das plantas, que se limpa relativamente bem (excepto das folhas) e que aparece ao fim de duas semanas (perto da altura da limpeza). Morreram-me alguns peixes, com sintomas variados. Alguém tem alguma dica?
Visitante Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 oi sergio. o que lhe esta a acontecer pode ser do filtro de ja estar mt sujo.vc limpa-o de quanto em quento tempo?
Visitante Publicado: Janeiro 16, 2004 Publicado: Janeiro 16, 2004 COSTUMO LIMPAR O FILTRO MENSALMENTE, NA ÁGUA QUE RETIRO DO AQUÁRIO. AGORA, DEPOIS DESTE PROBLEMA, ESTOU A MUDAR A ÁGUA SEMANALMENTE E A LIMPAR O FILTRO QUINZENALMENTE. PARA JÁ, NÃO VOLTOU A APARECER E OS PEIXES NÃO TÊM DADO MOSTRAS DE QUALQUER DOENÇA. DE QUALQUER DOS MODOS, ACHO ESTRANHO QUE, TENDO TÃO POUCOS PEIXES (10 E APENAS UM DELES É GRANDITO), SE CRIE TANTA SUJIDADE QUE NECESSITE DE LIMPEZA SEMANAL. NÃO É VERDADE QUE QUANTO MAIS SE MEXE, MAIS SE CORRE O RISCO DE SE ESTAR A DESEQUILIBRAR O AMBIENTE DO AQUÁRIO? OBRIGADO PELA AJUDA.
Valter Silva Publicado: Janeiro 16, 2004 Publicado: Janeiro 16, 2004 Viva Sergio conterraneo Nao serao algas que estao a aparecer? Verifica se aparece mais na zona mais iluminada! Abraco "cagareu" Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
anibal-mota Publicado: Janeiro 18, 2004 Publicado: Janeiro 18, 2004 Viva!!! Aquilo que está a passar já muitos de nós passamos...Então cá vai: Na primeir mensagem referes 2 gupis e 4 neons, na segunda referes 10 peixes, quais são os outros? Filtro interno, penso que esse teu filtro apenas tem esponja, logo filtro mecanico. Existem escritores que defendem que os filtros mecanicos devem ser limpos todas as semanas, e eu subscrevo esta forma ...mas alem do filtro mecanico existe outra situação, aspiração do substrato, que deve ser feita regularmente, quando fizes-te a ultima?... Boa sorte
sergioveterano Publicado: Janeiro 18, 2004 Publicado: Janeiro 18, 2004 viva, quase perto de 100% de certeza que são algas bentónicas, daquelas que se formam com pouca luz e nitratos elevados (dai a possivél causa da morte dos peixes). Resolves o problema se aumentares a tua iluminação e com caracois, podes pedir aqui no fórum de vez em quando á malta que se quer ver livre deles. já agora que filtro tens o fluxo, a iluminação etc...
Visitante Publicado: Janeiro 18, 2004 Publicado: Janeiro 18, 2004 Por aquilo que tenho lido, quer-me parecer que serão mesmo algas. Os peixes comedores de algas andam a mordiscar as poucas manchas que ainda aparecem. Tenho neons, guppys, 1 molly, 1 zebra, 1 pinguim e 1 O filtro é mecânico, de esponja, tetratec 100L Fishman (conterrâneo), alguma sugestão de casa comercial de confiança por aqui perto? Aveiro não tem muita escolha e o que existe é, regra geral, de baixa qualidade (especialmente plantas). Aspiração do substrato? Como já referi, sou novato e essa deve-me ter passado ao lado. Qual a regularidade e como se procede? O substrato não é importante para as plantas? Obrigado a todos. Abraços
Visitante Publicado: Janeiro 18, 2004 Publicado: Janeiro 18, 2004 Se estavas a falar da limpeza do fundo, faço-o sempre que mudo a água, ou seja, semanalmente agora. Tenho uma aspirador tetratec e aproveito para limpar superficialmente o areão quando mudo a água. A minha dúvida é se devia aspirar mais profundamente, porque julgo que poderá não ser benéfico para as plantas. Abraços!
Recommended Posts