Recommended Posts

Publicado

Boas. Antes de mais, e dado ser um membro recente, as minhas felicitações aos criadores, moderadores e participantes deste fórum. Este espaço é de uma enorme utilidade para todos os que partilham a paixão pela aquariofilia.

Gostava de obter aconselhamento em relação ao seguinte: tenciono, depois de me ter dedicado aos apistogramas, fazer um aquário para Discus. O tanque que possuo tem capacidade para 200l, sendo a filtragem processada por um Fluval 304 (1000 l/h); a iluminação está nos 60w.

Dado o facto de o tanque estar completamente vazio, as minhas dúvidas são as seguintes:

- Depois de montados os equipamentos, espalhado o areão e acondicionada a água, quanto tempo devo esperar para iniciar a introdução de plantas?

- Que materiais filtrantes devo introduzir de início no filtro? Coloco logo a turfa?

- Que outros equipamentos (para além de aquecedor, filtro e iluminação) são necessários para uma correcta adaptação dos Discus? Falaram-me que era fundamental a instalação de um tubo com ultra-violetas para esterilização da água. É isto correcto?

- Falaram-me também que era preferível encher o tanque com água de osmose inversa. Sendo a minha casa abastecida por água de companhia, serão insuficientes os acondicionamentos previstos para a aquariofilia (aqutan, nitrivec, morena, etc.)?

- Como o aquário terá uma forte componente de plantas, qual a forma mais correcta de as manter? Tenciono colocar placas de turfa por baixo do areão e adicionar o ferro necessário, mas disseram-me que o melhor era comprar um injector de Co2. No aquário anterior possuía um de fabrico caseiro (garrafa de plástico com mistura de açucar, fermento e sódio), o que tornava um pouco difícil o controlo das quantidades correctas. Conhecem algum sistema melhor que me permita poupar as boas centenas de euros necessárias para comprar o injector de Co2?

Para já creio que é só. Agradeço a vossa ajuda. Peço perdão pela quantidade de itens apresentados.

Cordial Abraço

Filipe

Aquariofilia, mundos em formação.

Publicado:
Boas. Antes de mais, e dado ser um membro recente, as minhas felicitações aos criadores, moderadores e participantes deste fórum. Este espaço é de uma enorme utilidade para todos os que partilham a paixão pela aquariofilia.

Gostava de obter aconselhamento em relação ao seguinte: tenciono, depois de me ter dedicado aos apistogramas, fazer um aquário para Discus. O tanque que possuo tem capacidade para 200l, sendo a filtragem processada por um Fluval 304 (1000 l/h); a iluminação está nos 60w.

Dado o facto de o tanque estar completamente vazio, as minhas dúvidas são as seguintes:

Vamos lá a ver no que consigo ajudar!

- Depois de montados os equipamentos, espalhado o areão e acondicionada a água, quanto tempo devo esperar para iniciar a introdução de plantas?

As plantas podem ser introduzidas logo de início. Há quem defenda o contrário, mas sempre assim fiz e nuncative grandes problemas. Escolhe bem as plantas que queres usar. Os Discus exigem uma temperatura elevada, no mínimo 28ºC e nem todas as plantas "aguentam" esta temperatura. O site da Tropica é uma mais valia para escolheres as plantas que queres.

- Que materiais filtrantes devo introduzir de início no filtro? Coloco logo a turfa?

Evita a turfa no filtro pois a sua introdução vai exigir que mudes com frequência a turfa. Se o quiseres fazer muda a turfa, preferencialmente, todos os meses. Quanto aos materiais filtrantes, pesquisa na net, mas o ideal será uma esponja não muito fina de pré-filtragem antes dos restantes materiais filtrantes, depois cerâmicas com amaior capacidade possível de alojamento de bactérias e, por último, a turfa se a quiseres colocar e uma esponja mais fina ou lã de vidro.

- Que outros equipamentos (para além de aquecedor, filtro e iluminação) são necessários para uma correcta adaptação dos Discus? Falaram-me que era fundamental a instalação de um tubo com ultra-violetas para esterilização da água. É isto correcto?

Esquece o UV. Num aquário equilibrado ele não é fundamental.

- Falaram-me também que era preferível encher o tanque com água de osmose inversa. Sendo a minha casa abastecida por água de companhia, serão insuficientes os acondicionamentos previstos para a aquariofilia (aqutan, nitrivec, morena, etc.)?

Analisa a tua água em termos de pH e dureza. Se a dureza não for muito elevada e o pH abaixo dos 7,5º não vale a pena mexeres nos parâmetros que se podem tornar instáveis, causando stress nos peixes... isto é, pode ser pior a emenda que o soneto!

- Como o aquário terá uma forte componente de plantas, qual a forma mais correcta de as manter? Tenciono colocar placas de turfa por baixo do areão e adicionar o ferro necessário, mas disseram-me que o melhor era comprar um injector de Co2. No aquário anterior possuía um de fabrico caseiro (garrafa de plástico com mistura de açucar, fermento e sódio), o que tornava um pouco difícil o controlo das quantidades correctas. Conhecem algum sistema melhor que me permita poupar as boas centenas de euros necessárias para comprar o injector de Co2?

Eu usei o Carbo+ deurante muito tempo o que me permitia liga-lo ao temporizador das luzes ficando desligado quando estas tambémestivem desligadas. Opta, em vez daturfa, por um bom substrato para plantas para colocar por de baixo do areão (segue as instruções do fabricante). Depois é fazer uma adubação regular e respeitando criteriosamente as indicações do fabricanto (é preferível pecar por defeito que por excesso).

Para já creio que é só. Agradeço a vossa ajuda. Peço perdão pela quantidade de itens apresentados.

Cordial Abraço

Filipe

Estamos cá para isso :shock:

Abraço

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Viva Luís!

relativamente ao uso de turfa no filtro, tudo irá depender da tua água.

Enche o tanque (depois de colocado o sustrato, plantas e areão) somente c/ água da torneira e depois de estar á temperatura desejada (penso não ser necessário para já os 30º , pois deves fazer 1º a ciclagem c/ peixes baratos para que o filtro possa criar bactérias).

Vai lendo os valores do PH para teres uma ideia do comportamento da tua água e aprender a lidar com ela.

No meu caso tenho necessidade de usar turfa no filtro e embora use +- 50% RO, 50% del cano (pré- filtrada por 3 estágios onde uso carvão activado), mas cada caso é um caso, por isso digo que deves entender o seu comportamento antes de tudo. Quanto á luz penso que não é suficiente.

Abraço

GR

• 2 semanas depois...
Publicado:

Caro amigo

os discus não se compadecem com má qualidade de agua (amonia,nitritos e nitratos), em relação oa PH e dureza, depende onde os adquirir. Se forem selvagens, é muito importante o PH e dureza. Se forem de cativeiro, de preferencia nacionais, aguentam-se a tudo. Moro no concelho de Sintra, PH 7.3/7.5, dureza 150ppm, ou seja fora dos "padrões", no entanto eles nasceram aqui todos, excepto uma femea.

A agua é directa da torneira, não sofre qualquer aditivo nem tratamento, não tenho turfa e o PH anda na casa dos 5 a 6, mudando cerca de 25% de agua por semana. Tudo isto para dizer o quê? Que cada caso varia. Atenção ao uso de agua de osmose, porque se não houver efeito tampão por falta de sais na agua, o ph pode descer de tal modo que os peixes morrem.

Plantas: anubias,valisnérias.

Filtro: Os discus gostam de aguas calmas, não de grandes riachos, ou seja o fluxo do filtro de 2 a 3 vezes o volume do aquario por hora.

Material filtrante: tudo serve desde que devidamente colocados; préfiltragem( esponja larga,bioballs), ceramica ou qualquer produto para fixar baterias, esponja fina e eventualmente algodão. Turfa, pouca, mas claro que sim. Vai acidificando a agua, baixa a dureza e é um produto natural. Mudá-la de mês a mês? Enquanto fizer a sua função...

Carlos Ferreira

Publicado:

Muito obrigado, antes de mais, pela vossa disponibilidade e conselhos.

Li atentamente as vossas mensagens, o que me ajuda, de facto, a actuar com a maior ponderação possível.

Os dias têm sido de tal modo atribulados que não tenho conseguido acompanhar com rigor os testes necessários, o que é mau. Posso, contudo, avançar o seguinte:

- a luz é, de facto, insuficiente. Já tenho o aquário plantado e as Valisnérias não se estão a desenvolver da melhor maneira; instalei um injector de oxigénio da Nutrafin, mas mesmo assim as pontas definham com relativa facilidade. As Echinodorus estão a dar-se bem, o mesmo acontecendo com a Riccia e as Elodeas. Creio, igualmente, que esta água tem problemas de ferro: os valores estão um pouco abaixo dos valores-padrão. Tenho usado Florena, mas mesmo assim...

- os parâmetros da água é que me estão a deixar preocupado: o Ph está em 6.5, mas tende a ficar neutro. A dureza é que anda pelos 8, o que me parece ser impróprio para os Discus. Talvez a turfa seja mesmo necessária no filtro. Como materiais filtrantes tenho, para já, esponja, lã acrílica, algodão e cerâmica.

Não coloquei, ainda, qualquer peixe no aquário, mas tenciono, no próximo fim de semana, colocar alguns Platys ou Espadas para ver como as coisas correm. Tenho acondicionado a água com Sera Nitrivec e Sera Morena.

Que me dizem de tudo isto?

Não me quero precipitar com as coisas. Só adquiro os Discus, que são de produção nacional (estão encomendados), quando sentir que está tudo preparado para eles.

Grato

Filipe

Aquariofilia, mundos em formação.

Publicado:

Boa noite.

Tudo OK para manutenção de discus.

Os meus discus são "engordados" em àgua pH 7, cond. 450 ms, dureza 12 e estão 5 *.

A manutenção de discus em aguas de dureza média torna-se mais fácil e o crescimento dos peixes é mais rápido.

Para criação é que os valores serão outros.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"