Recommended Posts

Publicado

obrigado desde já pela atenção!Desde setembro que tenho um aquária plantado que veio para a minha casa já montado e com sa seguinte população:

1 peixe gato

4 escalares (adultos)

2 kribensis (femeas)

5 coridorias (2 shwartzi, 1 albina e 2 bronze).

aquario de 100l, 100/35/45 com 20kg de cascalho no fundo e 2 tgroncos 1 deitado e outro de pé.

aA tranferência para a minha casa foi um sucesso, sem nenhuma baixa e os peixes ambientaram-se de uma forma perfeita, no entanto definiram novos territórios e o lider do aquário mudou. Devo dizer que consegui aperceber-me desta situação, embora os meus conhecimentos de aquriofilia eram nulos. Desde aí investi em livros e a loja onde vou tem me ajudado imenso.

As minhas perguntas surgem no sentido dos comportamentos que alterei, pois aquilio que fiz numa fase inicial foi seguir os conselhos do antigo dono como (mudar 20% agua de 15/15 dias, ligar a iluminação das 20 ás 24h (4 horas), dar de comer aos peixes 1 vez por dia, entre outras coisas), no entanto começou a surgir-me um grave problema ALGAS!!!, uma autentica praga, consultei o dono da loja e tenho seguido todos os seus conselhos, troquei a lampada para uma lampada de 30 W (Marin Day), passei a fazer 8 horas de luz a alimentar os peixes 2 vezes dia, e agora nesta ultima semana iniciei mudança de agua 1 x semana, e no filtro tirei as esponjas, ainda não totalmente por cauda das bactcérias e coloquei cerâmicas, tendo também iniciada a adição de substracto e adubo para as plantas, tendo já feito alguma podagem e ontem limpei muitas delas, embora algumas folhas estejam perdidas para sempre.

Por agora é só, pesso desculpa pela extensão da mensagem, ficando a aguardar respostas, agradeço qualquer dica quer em relação a peixes ao nº de peixos que devoo ter no aquario e especies pois estou a aprender e sobretudo a gostar de aprender.Muito obrigabo! :shock:

Publicado:

Bem vindo Telmo!!!

Indo directo ao assuto e pelo que percebo o teu problema neste momento são as algas, em primeiro e para fazer face a essa situação fazeres uns tpa's* com alguma frequencia que elas iraõ desaparecer depois e para ajudar a combater pode tb por ai uns ottos ou uns sae's que fazem delas a sua alimentação este ultimo come tb as algas filamentosas.

Numa maneira geral é isto espero ter ajudado e poder ajudar em situações posteriores.

*Vou aqui deixar uma receita que é boa no combate às algas:

1º dia - Mudar 50% da água

3º dia - Mudar 40& da água

5º dia - Mudar 30% da água

7º dia - Mudar 20% da água

9º dia - Mudar 10% da água

16º dia - mudar 50% da água

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Publicado:

Muito obrigado pela resposta tão breve!Como tou de férias tenho disponibilidade para fazer todas essas trocas, pelo que vou tentar. Agradeço a dica e depois digo o resultado.

Só uma pergunta, depois mantenho as tpa`s de 15/15 dias ou semanais!

Abraços. Telmo

Publicado:

Com a litragem que tens acho suficiente continuares a fazer de 15/15 dias.

Vai informando se está a resultar!!!

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!