Luis27 Publicado Novembro 6, 2005 Publicado Novembro 6, 2005 Olá pessoal, gostaria de pedir a vossa ajuda para um problema que acontece a todos os que reproduzem peixes oviparos: as minhas corydoras desovaram num aquario´separado dos restantes peixes; desses ovos tirei cerca de 200 para um aqua mais pequeno à mesma temp e restantes parametros; tendo em conta que alguns dos ovos aderem ao vidro, foram colocados no aqua pequeno (15 l), tambem no vidro; os restantes que perderam a aderencia ficaram no fundo do aqua; só que não adicionei nenhum antifungos e os ovos fungaram 24 horas depois; (já tenho azul de metileno e já sei as qdes a usar) As minhas duvidas são: devem os ovos ser arejados com ar directamente sobre eles ou basta haver uma pedra difusora no aqua para permitir a circulação da agua e minorar o aparecimento dos fungos? nesse aqua de eclosão devo colocar agua nova ou coloco agua do aqua onde estavam os pais (com o azul de metileno)? podem os ovos não aderentes ser deixados no fundo do aqua ou devo colocalos em algum tipo de rede e colocar uma pedra difusora debaixo deles? agradeço a vossa opinião (em breve devo ter mais ovos e queria fazer eclodir alguns) cumprimentos e obrigado
Luis27 Publicado: Novembro 7, 2005 Autor Publicado: Novembro 7, 2005 então pessoal??? vá lá uma dica cump
Domingos Leitão Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 As minhas duvidas são: devem os ovos ser arejados com ar directamente sobre eles ou basta haver uma pedra difusora no aqua para permitir a circulação da agua e minorar o aparecimento dos fungos? nesse aqua de eclosão devo colocar agua nova ou coloco agua do aqua onde estavam os pais (com o azul de metileno)? podem os ovos não aderentes ser deixados no fundo do aqua ou devo colocalos em algum tipo de rede e colocar uma pedra difusora debaixo deles? agradeço a vossa opinião (em breve devo ter mais ovos e queria fazer eclodir alguns) cumprimentos e obrigado Olá Luís Podes por uma difusora perto dos ovos de modo a que a corrente crida passe efectivamente nos ovos. A ideia é evitar a deposição de partículas sobre os ovos, diminuindo a probabilidade de fungarem. Usa o azul de metileno logo que passes os ovos para outro aquário, ajuda-te a combater os fungos. Mete se possível água do aquário original e faz TPA´s pequenas mas diárias com uma mistura de água nova e água do aquário original. Não ponhas o nível da água muito alto, porque as corys depois de eclodirem e penso que é mais nas 3 primeiras semanas, vêm mais vezes á superfície tomar ar atmosférico. Logo quanto menor o percurso a realizar por elas menor é o esforço.... De preferência usa um aquário "nú", isto é só vidro no fundo, tem várias vantagens tais como: Facilita a manutenção do tanque após as refeições Permite perderes menos peixes dado serem peixs de fundo e com um substrato poderiam facilmente ficar aprisionadas. Para filtrares o aquário usa filtros de esponja, há váris tipos à venda no mercado Cuidado com o sal da artemia recém-nascida no aquário das crias, sempre ouvi dizer que elas não toleram grandes quantidades de sal na água, até hoje não tenho 1005 certeza disto mas mais vale prevenir Os ovos soltos, se tiveres paciência e dado serem muito aderentes, tenta colocá-los todos juntos no mesmo local, ou no vidro, ou numa placa de xisto inclinada. Espero ter ajudado. Abraços Dom
Luis27 Publicado: Novembro 9, 2005 Autor Publicado: Novembro 9, 2005 deu para entender.. vou ver se agora já resulta obrigado
Recommended Posts