Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

gostaria de pedir a vossa ajuda para um problema que acontece a todos os que reproduzem peixes oviparos:

as minhas corydoras desovaram num aquario´separado dos restantes peixes;

desses ovos tirei cerca de 200 para um aqua mais pequeno à mesma temp e restantes parametros;

tendo em conta que alguns dos ovos aderem ao vidro, foram colocados no aqua pequeno (15 l), tambem no vidro;

os restantes que perderam a aderencia ficaram no fundo do aqua;

só que não adicionei nenhum antifungos e os ovos fungaram 24 horas depois;

(já tenho azul de metileno e já sei as qdes a usar)

As minhas duvidas são:

devem os ovos ser arejados com ar directamente sobre eles ou basta haver uma pedra difusora no aqua para permitir a circulação da agua e minorar o aparecimento dos fungos?

nesse aqua de eclosão devo colocar agua nova ou coloco agua do aqua onde estavam os pais (com o azul de metileno)?

podem os ovos não aderentes ser deixados no fundo do aqua ou devo colocalos em algum tipo de rede e colocar uma pedra difusora debaixo deles?

agradeço a vossa opinião (em breve devo ter mais ovos e queria fazer eclodir alguns)

cumprimentos e obrigado

Publicado:
As minhas duvidas são:

devem os ovos ser arejados com ar directamente sobre eles ou basta haver uma pedra difusora no aqua  para permitir a circulação da agua e minorar o aparecimento dos fungos?

nesse aqua de eclosão devo colocar agua nova ou coloco agua do aqua onde estavam os pais (com o azul de metileno)?

podem os ovos não aderentes ser deixados no fundo do aqua ou devo colocalos em algum tipo de rede e colocar uma pedra difusora debaixo deles?

agradeço a vossa opinião (em breve devo ter mais ovos e queria fazer eclodir alguns)

cumprimentos e obrigado

Olá Luís

Podes por uma difusora perto dos ovos de modo a que a corrente crida passe efectivamente nos ovos. A ideia é evitar a deposição de partículas sobre os ovos, diminuindo a probabilidade de fungarem.

Usa o azul de metileno logo que passes os ovos para outro aquário, ajuda-te a combater os fungos.

Mete se possível água do aquário original e faz TPA´s pequenas mas diárias com uma mistura de água nova e água do aquário original.

Não ponhas o nível da água muito alto, porque as corys depois de eclodirem e penso que é mais nas 3 primeiras semanas, vêm mais vezes á superfície tomar ar atmosférico. Logo quanto menor o percurso a realizar por elas menor é o esforço....

De preferência usa um aquário "nú", isto é só vidro no fundo, tem várias vantagens tais como:

Facilita a manutenção do tanque após as refeições

Permite perderes menos peixes dado serem peixs de fundo e com um substrato poderiam facilmente ficar aprisionadas.

Para filtrares o aquário usa filtros de esponja, há váris tipos à venda no mercado

Cuidado com o sal da artemia recém-nascida no aquário das crias, sempre ouvi dizer que elas não toleram grandes quantidades de sal na água, até hoje não tenho 1005 certeza disto mas mais vale prevenir :oops:

Os ovos soltos, se tiveres paciência e dado serem muito aderentes, tenta colocá-los todos juntos no mesmo local, ou no vidro, ou numa placa de xisto inclinada.

Espero ter ajudado.

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

deu para entender..

vou ver se agora já resulta

obrigado