Recommended Posts

Publicado

Amigos , no fim do ano vou mudar de casa e vou poder finalmente realizar um sonho meu : comprar um aquário decente ! :wink:

Bom ... como gosto de fazer as coisas nas calmas ando já a investigar o melhor setup para comprar para o ano.

Como tudo começa na escolha do aquário, aqui vos deixo a minha primeira dúvida:

=> qual será o tamanho ideal para um aquário plantado ?

Passo a explicar melhor a minha dúvida ... eu sei que um aquário quanto maior melhor .... blá, blá, blá, mas tendo em mente tarefas como "plantar" e "podar", estou com dúvidas em qual será a melhor altura para um aqua plantado !? 50cm ? 60cm ?

De momento o meu aquário candidato é um Eheim MP Karat 121 :

420006.jpg

Caracteristicas:

120 x 50 x 60 ( comprimento x profundidade x altura )

vidro de 12mm

360 litros brutos

4 x T8 38W

Será que 60cm de altura não será já muito para um plantado ?

Publicado:
=> qual será o tamanho ideal para um aquário plantado ?

Não existe :wink:

Maior altura e profundidade do aquario permitem-te fazer coisas engraçadas e alargar a escolha de plantas. Ao memso tempo tornam-te a tarfea de plantar/podar mais dificil, mas nada que uma pinça e tesoura compraidas (20-30cm) não facilitem.

Quanto a comprar um aqurio desses:

1º fcia-te mais caro do que um aquario que mandes fazer numa loja

2º Nunca trazem iluminação decente para plantados "hi-tech" apesar de que esse até nem vem muito mal servido com 0.42W/l e para essa litragem já nao ser preciso bem o 1W/l. Por outro lado vem com T8 provavelmente com balastro convencional...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Subscrevo as palavras do just_me.

Só quero chamar a atenção que para essa altura 50/60cm, e pelo que me apercebi tu não queres que falte nada, convém usar HQI.

A iluminação e um sistema de CO2 em condições é meio caminho andado para um plantado de sucesso.

Se me permites vou dar a minha sugestão de como deveria ser esse setup:

Aquario: 120 x 50 x 60

Iluminação: 2 x 150W HQI + 2 ou 4 x 39w T5

Filtro: Eheim Classic 2217

CO2: Sistema completo Aquamedic (é o que eu uso no meu, mas as marcas que andam aí por mercado, na generalidade são muito boas, convém é ser completo)

Termostato: 150w

Substracto: 30 a 45 kg de um destes, Akadama / ADA Soil / substracto fértil da ELOS / substractos férteis Terranova. (Acho que com qualquer um destes ficas bem servido)

Acho que está tudo :wink: Uma brincadeira destas é capaz de te custar uns 1000€ e poucos. Mas digo-te....quando as coisas são bem feitas o sucesso aparece mais facilmente, o que vai custar é o investimento inicial. Um plantado de 120cm bem montado numa sala vale mais que muitos quadros que andam aí e que custam muito mais do que estes valores :?

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

1000 e poucos euros ??? com esse teu setup apontava mais acima :wink:

mas concordo!

quanto aos quadros teem a vantagem de ser só limpar o pó de vez em quando :?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Just_me, a questão é que este trás movél também. E eu gosto de ter tudo a condizer :lol:

De qualquer forma, estes aquas da MP (Eheim) têm uma qualidade que não se pode comparar com um feito numa loja.

Também andei a ver os da Rena mas os de 120cm ainda são mais altos (70cm) e têm menos luz.

Ricardo Pinto, eu quero ter um aqua tapado. Quando falas em HQI isso são projectores para aquas abertos certo ?

Eu escolhi este aqua principalmente pela iluminação, pois os aquas de compra têm sempre este ponto fraco. Salvo erro este aqua pode vir com 4 x 39w T5 em vez das "normais" T8.

O CO2 é outra história, mas também espero meter.

Quanto ao filtro estou a pensar no Eheim Pro II 2028. Será que chega para os 300 e tal litros ?

Quanto ao aquecimento ainda não me decidi, se 1 de 300W ou 2 de 150W. Sei que há vantagens em 2 de 150W mas por outro lado preferia ter apenas 1 por razões estécticas e de optimização de espaço.

Quanto a preço vai ficar acima de 1000€ na boa. Só o Karat 121 foi-me dito que ficaria nos 1000€'s !!! :oops: Não sei é se com algum equipamento ou sem .... :D

Publicado:

Algumas lojas com certeza te fazem moveis com tudo a condizer, eu pelo menos conheço... e provavelmente sai-te bem mais barato.

Quanto á qualidade, nao percebo porque? ainda se me falasses dos da ADA com o vidro de maior transparencia...mas penso que nao encontras em Portugal. e ja estamos a falar de outra gama de preços...

Publicado:
Eu escolhi este aqua principalmente pela iluminação, pois os aquas de compra têm sempre este ponto fraco. Salvo erro este aqua pode vir com 4 x 39w T5 em vez das "normais" T8.

Era bom, mas ainda não está disponível esse modelo :P Mesmo assim tiveste boa pontaria, de entre todos os aquários "completos" o Karat 121 é de longe o mais interessante em termos de iluminação, mesmo assim concordo que podia ser melhor, mas com algum jeitinho já dá para um belo plantado. Mas a um preço de tabela de €1350... :D

Discordo do 2217 como bom filtro para este aquário. Os modelos Classic são belíssimos filtros, mas muito pouco práticos quando usados como filtro único num aquário pois não contém cestos. Aqui o ideal seria um 2026 Profissional II ou, a minha escolha preferida, 2x 2213 em série: o primeiro a fazer só filtragem mecânica e o segundo só filtragem biológica. Filtragem de luxo por cerca de €150.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!