[_SkAzI_] Publicado Novembro 5, 2005 Publicado Novembro 5, 2005 Boas pessoal! Ja sei que muitas pessoas estão de pé atraz no que toca ao uso destes filtros, no entanto eis o que eu pretendo: Vou construir um filtro UV. O objectivo não é utilizar este tipo de filtragem no aquario, mas sim nas TPAs! Mas vamos a um "briefing"... o meu aquario de 100L (água dolce) tem uma proliferação de algas... inicialmente eram filamentosas verdes, mas por alma de não sei quem, essas desapareceram, sendo substituidas pelas Green Spot, ou seja, tenho as plantas cobertas de algas, assim como os troncos, pedras, areao, inclusive o exterior da caixa do filtro de decantação! O Plano: Dar uso aos meus dotes de culinária e ferver tudo o que for possivel ferver. O que não for possivel ferver: lexivia com ele! As plantas provavelmente vou ter que as substituir... Montar tudo outra vez! O Filtro: (finalmente) A ideia é utilizar o filtro UV para eliminar todos os microorganismos da água que vai entrar no aquario! Só da que vai entrar! Não da que já lá está, percebem? Assim a agua que entra é esterilizada e a colonia de bacterias não é afectada! Estou certo ou estou a dizer alguma babozeira? O filtro iria ser utilizado durante umas boas horinhas no aquario a primeira vez que o encher, depois introduzir as plantas, as bacterias e mais tarde um ou dois peixinhos para ciclar o aqua, e apenas utilizar o filtro UV nas futuras TPAs. Dúvidas: - Disse alguma coisa de errado? - É possivel utilizar aquelas lampadas de "luz negra" que vemos em qualquer discoteca? Ou isso não são consideradas lampadas UV? É que tenho uma em casa e se pudesse utilizar material que já tenho melhor! - Acham que é viavel fazer isto tudo? Se for em frente posto fotos do processo de construção! Abraços Citar Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Nuno Antunes Publicado: Novembro 5, 2005 Publicado: Novembro 5, 2005 ]Mas vamos a um "briefing"... o meu aquario de 100L (água dolce) tem uma proliferação de algas... inicialmente eram filamentosas verdes, mas por alma de não sei quem, essas desapareceram, sendo substituidas pelas Green Spot, ou seja, tenho as plantas cobertas de algas, assim como os troncos, pedras, areao, inclusive o exterior da caixa do filtro de decantação! Queres o filtro UV para acabar com as algas? É isso? Se calhar era melhor tentares perceber primeiro porque motivo as tens, e depois talvez tentar introduzir peixes que as comam. És capaz de ter melhor resultado sem teres de andar a "esterilizar" a água Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nuno filipe Publicado: Novembro 5, 2005 Publicado: Novembro 5, 2005 caro amigo [_SkAzI_], eu ja fiz alguns desses filtros uv, para aquarios, e eu proprio uso no meu aquario de discus. mantenho a luz ligada somente, enquanto tenho a luz do aquario ligada, ou seja aquilo que afecta nas bacterias e micro-organismos do filtro é muito pouco, ficas com o aquario muito mais limpo, e os peixes com menos doenças. caso queiras comprar as lampadase fazeres em casa, a mesmo a venda lampadas uv, nao sao aquelas negras que se ve nas discus, por isso quando pedires nao te deixes enganar, pedes lampadas de esterelização,que eles sabem o que é, dps caso queiras fazer da mesma maneira usas tubos de pvc e silicone de aquario e fica perfeito. se presiçares de mais alguma coisa eu posso te ajudar abraços Citar
Just_me Publicado: Novembro 5, 2005 Publicado: Novembro 5, 2005 Se fosse um plano para assaltar um banco, acho que ias mesmo para o xelindró! 1º não faças isso 2º As green spot com filtros UV não vão lá 3º Um filtro UV não te vai impedir o aparecimento de algas porque muitas delas se reproduzem e se fixam antes de passarem pelo filtro UV. Um filtro uv não afecta minimamamente as bacterias presentes no filtro...porque essas estão lá, reproduzem-se e fixam-se lá e as poucas que são arrastadas são as que irias matar, mas é uma diferença insignificante. Quanto a limpares as plantas com lexivia, podes fazer isso mas diferentes plantas teem diferentes tolerânicas ao tempo dentro de lixivia. E não te esqueças de as passar bem por agua corrente antes de as voltar a colocar no aquario. A maelhor maneira de combater algas é percebendo o que estamos a fazer de errado para que elas proliferem em vez das plantas. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Quinzico_The_Twin Publicado: Novembro 5, 2005 Publicado: Novembro 5, 2005 Muitas das Algas vêm com as plantas, e duvido que consigas matá-las com lexivia! Poderás tentar esterilizar a água, mas lembra-te que a mesma água (se for da torneira) já é tratada com cloro e baterias de radiação UV. Se realmente queres fazer um filtro UV, tens que arranjar lampadas UV-C (são conhecidas como lampadas germicidas). Uma maneira relativamente simples para matares as algas é depois de colocares o aqua como deve de ser, tapas o mesmo durante 5 dias. As plantas como têm reservas de energia não morrem, mas as algas sim! Citar Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
NJP Publicado: Novembro 6, 2005 Publicado: Novembro 6, 2005 Boas, espero que o skazi não leve a mal, mas vou usar o topico dele para por uma questão, dado que tambem pretendo construir um filtro desse, então cá vai: Onde posso comprar uma lampada UV na zona de Lisboa? e já agora se souberem quanto é que custão +/-?, (é que aqui na minha zona a unica loja que tem pede 56€ por uma de 8w). Obg NJP Citar
Quinzico_The_Twin Publicado: Novembro 6, 2005 Publicado: Novembro 6, 2005 Caro NJP, isso é um roubo!...vai a www.interlampadas.pt lá encontras lampadas de 8W UV-C a cerca de 8€. Já agora apelo aos membros que se souberem de sites/lojas mais baratas que informem o pessoal! Citar Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
NJP Publicado: Novembro 6, 2005 Publicado: Novembro 6, 2005 Boas, é só para agradecer ao Quinzico_the_twin, já estive a ver e é realmente um roubo, agora só falta saber se têm em stock!! Citar
[_SkAzI_] Publicado: Novembro 6, 2005 Autor Publicado: Novembro 6, 2005 Boas Pessoal! xii ja vi aqui algumas más intrpretações, mas vamos por partes: 1 - Obrigado a todos pelas vossas respostas. 2 - Nuno Antunes - Exacto. Tens razão ao dizer que devo tentar perceber o que se passa de errado para elas aparecerem e o que se passa de errado é que comecei mal logo desde o inicio então vou ter que voltar á casa partida! Como poderás ver pela ficha do meu aquario tenho 8 ottocinclus afinis, 1 caracol dourado e 3 caridinas japonicas! (Ainda não encontrei SAEs na minha área de residencia ) 3 - nuno filipe - obrigado pelas informações acerca das lampadas UV. Pelas imagens que vi pelo forum fora, reparei que são diferentes em muitos aspectos e agradeço também a tua disponibilidade para ajudar no que precisar quando construir um filtro desses. 4 - Just_me - como é que me livro das green spot? :D ao encontrar o ponto de equilibrio elas desaparecem como apareceram? E como é que eu me certifico de que as plantas que compro não trazem algas? há algum tratamento que possamos dar-lhes para limparmos as plantas? só mais uma coisa... eu não pretendo limpar as plantas com lexivia porque isso também iria danifica-las certo? isto é, no caso de elas estarem boas mas já estão muito degradadas... a ideia era deita-las fora e comprar outras 5 - Quinzico_The_Twin - Obrigado pelas dicas! 6 - NJP - Tas á vontade! :D Abraços Citar Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Recommended Posts