Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal!

COmeçei ontem a montar o meu aquário de 110 litros +/-. A questão é a seguinte: A agua da rede daqui da minha zona vem com um PH muito alto... quase 8. Segundo percebi numa água com esse PH nao existe quase Co2, e como quero fazer uma espécie de plantado.. gostraia de saber se posso baixar o PH da água com injecção de Co2 (visto já ter tentado com montes de produtos e nada). Quando poder vou "postar" umas fotos pa ver se o pessoal me dá ai umas dicas. :?

Fiquem bem, desde já OBRIGADO 8)

Publicado:

Em principio nao deve existir muito, convem tambem medir a dureza para teres uma ideia do CO2 ao certo. Com CO2 podes chegar lá, mas convem que tenhas CO2 constante, porque senão terás uma grande variação de pH.

A utilização de turfa no filtro tambem pode ajudar, apesar da agua amarela que provoca, ou uma unidade de osmose inversa

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá.

Quanto ao que o Just_me escreveu, nada tenho a dizer.

Queria só acrescentar uma coisa. Se por ventura tiveres uma dureza de carbonatos (KH) alta, que deves ter, ao injectares CO2 na água, o pH dificilmente vai baixar. Apesar do CO2 formar ácido carbónico, se a concentração de Carbonato (logo, Bicarbonato) for elevada, não há libertação do H+ por parte do ácido carbónico, baixando assim o pH da água.

É como teres um copo de água com montes de sal lá dentro. Por mais sal que continues a deitar, nunca irás dissolver o sal que deitas.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Fiz um teste ao PH e baixou mesmo... tou com Ph por volta dos 7. Tou com medo por ter sido tao brusca a descida e por os meus peixes parecerem tar um pouco eskisitos... (Espero que se safem, ou que seja impressão minha por ser de noite...)

Publicado:

Olá.

Tou com medo por ter sido tao brusca a descida e por os meus peixes parecerem tar um pouco eskisitos...

Mas esquisitos como? Andam à tona da água, quase parados, como se quisessem comer? É que se assim for, tens muito CO2 na água e estás a intoxicar os peixes.

E não te esqueças que se tiveres muitas plantas, aliadas a boa luz e nutrientes, durante a noite, a concentração de CO2 será maior, o que poderá fazer alguns peixes ressentirem-se.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

KuSsTa o que te aconselhava (caso ainda n tenhas feito) era testar o KH e ver a maneira mais em conta de o baixar, para baixares o PH mais facilmente com uma menor injecção de dióxido. Se bem me recordo de outra maneira vai ser sempre mais difícil

obteres variações no PH, para quem tiver a ler e não saiba o KH tem uma função reguladora sobre o PH (que axo que se aplica ao caso).

Assim k obteres um kh bom voltas a subir ligeiramente o kh para um nivel ligeiramente abaixo ku desejado ( depois ao injectares o gás vai aumentar um pouco o teor de carbonatos) e tomas conta da agua que fores pondo da torneira (obviamente) senão o rico trabalho no aquario vai por agua abaixo.

Espero ter ajudado e Kualker koisa corrijame pessoal!!! o moço precisa de é de ajuda!!!

8) Fica Bem