Visitante Publicado Janeiro 8, 2004 Publicado Janeiro 8, 2004 viva, como nao tenho agua canalizada em casa, coloco agua de uma fonte aqui perto directamente no aqua sem qq tratamento, esta agua, segundo o teste dos nitratos apresenta um valor de 0 (zero), mas o teste da SERA dos nitritos, apresenta uma cor ligeiramente amarelada que segundo o teste significa NO2<0,3 e NO2-N< 0,1...a minha questao, será estes valores bons para usar a agua no aqua? nao deveria o teste deixar a agua incolor? mesmo nao existindo esta cor na tabela do dito teste. abraços, MArco Mousinho Citar
Jadso Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 Boas Relativamente aos nitratos ok. mas o teste da SERA dos nitritos, apresenta uma cor ligeiramente amarelada que segundo o teste significa NO2<0,3 e NO2-N< 0,1 Tendo em conta os valores apresentados .... não é aconselhavel, mesmo que os teus peixes ja estejam habituados axo preferivel corrigir isso. Abraço Citar " Uma opinião tem o peso da mesma" Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25
Visitante Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 obrigado por responder jadson, Mas o este que uso da sera nao tem escala para valor zero de nitritos, esta é a minha duvida, ou seja, para dar nitritos zero, teria de me dar uma cor que nao consta no papel do teste sera... cumprimentos, Marco Citar
Visitante Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 viva, Provavelmente o NO2 até poderá ser 0 já que o valor minimo do teste é 0,3. De qualquer maneira mesmo que seja 0,3 não acho que seja preocupante. Citar
nunomiguel Publicado: Janeiro 10, 2004 Publicado: Janeiro 10, 2004 Olá, Eu também uso testes da SERA. O valor que me dá a mim também é 0.3 A água da torneira não tem nitratos. Logo, se no aqua tenho nitratos parto do princípio que os nitritos são transformados em nitratos. Logo, as bactérias estão ok e a efectuar o que lhes é devido. Só me vou preocupar quando o valor dos nitritos passar dos 0.3 De qualquer maneira acho que a escala podia/devia ter um valor 0. Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
ruitaborda Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Olá Nuno È um engano quando diz que a água da torneira não tem nitratos, pois infelizmente a água da torneira tem nitratos. Os nitratos não são muito nocivos, só quando passam dos 40/ml é que será necessário tomar medidas. Normalmente as plantas consomem os nitratos. No meu caso será diferente pois uso aqs. sem plantas Será que está a ler bem a tabela dos nitratos? Repare bem pois eu também tenho esse teste e os nitratos não são assim mencionados mas sim os nitrites. Rui Citar
MotarSolitario Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Eu concordo que nao e grave desde que nao ultrapasse os 0,3mg. se houver plantas com fartura e o aquario tiver bastante luz, o proprio aquario vai encontrar um ponto de equilibrio. Citar
Visitante Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 É verdade Rui, aqui em casa nao tenho agua canalizada e tenho um furo, acontece que segundo o laboratorio, foi-me dito que a agua nao esta totalmente propria para consumo, disseram que crianças e idosos nao deveriam beber a agua do meu furo...à cerca de 1 semana fiz o teste dos nitratos à agua do furo e qual o meu espanto que esta tinha um valor de 60 a 80mg...claro que deixei de usar esta agua no meu aqua...comecei a ir a uma fonte aqui perto que segundo a população da zona é propria para consumo...fiz o teste dos nitratos à agua e deu muito proximo de 0(zero) e como a agua tem o Gh e KH proximos muito baixos e o PH perto de 7...uso esta agua nos meus novos discus... quanto ao teste dos nitritos da Sera, realmente deveria ter o valor zero, mas como nao tem, vou apenas me alarmar quando o teste acusar valores superiores a 0.3 no teste..nao sei é se neste casa nao será tarde de mais.... cumprimentos e muito o brigado pelas respostas, Marco Citar
ruitaborda Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Ola Os nitrites são de controlar talvez semanalmente, pois se não houve causas principais, como mudanças de água, plantas, etc. não aparecem de repente. Aliás o que é preciso é conhecer mais ou menos os peixes e basta um olhar para reconhecer se alguma coisa vai mal. Por minha experência por vezes somos nós de tanto querer fazer que pomos os peixes em setress e...... depois vem as doenças. Ter calma e muita paciência é factor principal neste hobby, penso eu de aue. Até sempre Rui Citar
Recommended Posts