xalam Publicado Novembro 3, 2005 Publicado Novembro 3, 2005 Como já é do conhecimento de muitos membros adquiri recentemente uma calha Lifetech de 100cm que vem de origem com 4 lampadas, 2+2. A calha permite ter ligado 2 ou 4 lampadas, através de 2 butões. Ao ver esta característica pensei logo, em simular o nascer e o por do sol. Acontece que nem sempre estou em casa para ligar mais duas lampadas ou desligar ao final do dia... O que vos questiono, é se alguém já teve curiosidade em abrir alguma destas calhas e estudar a possibilidade de adaptar uma segunda tomada eléctrica e passar a usar os normais timers para poder programar o nascer e o por do sol ??? Bem sei que andam por aqui muitos experts em electricidade, e se forem curiosos como eu, já deviam ter pensado nisso, ou é má ideia ??? Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Just_me Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 O unico problema mesmo é a garantia e depois o circuito electrico. Nunca tive disso, mas estou certo que experimentava A minha Diy faz mesmo isso Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
André Silvestre Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Olá. Tenho uma calha da Lifetech de 1.5 m cortada ao meio, ficando com 2 calhas de 2 X 55W cada ( longa história o porquê de ser cortada). O problema foi que, depois de cortar o alumínio, ainda tinha muitos fios que saíam fora da calha devido às duas calhas ainda estarem dependentes uma da outra para acenderem. O que fiz foi desmontar as duas calhas, cortei os fios em excesso, tirei um dos interruptores da calha principal e liguei tudo de modo a ter duas calhas independentes de 110W cada. Fiz umas tampas para a segunda calha, meti o interruptor e uma ficha com ligação Terra e agora tenho ambas a funcionar a 100%, totalmente independentes, com livre liberdade de movimentos por não ter fios a ligar as duas calhas e, tendo 2 fichas, tenho 2 timers que me permitem ligar e desligar alternadamente quando quiser ( tal como tu queres). Só tens de ter paciência ao desmontar tudo e ao fazer as novas ligações. No teu caso, Até é mais fácil, visto só teres que cortar o fio de duas lâmpadas que vai ter ao interruptor, e ligar esse fio a uma ficha nova que introduzas. Esse é o fio Fase. Tens ainda de ligar o fio Neutro que vem do balastro, igualmente à ficha que introduzes. Convém ter também fio Terra. As fichas de power de computadores dão perfeitamente. O fio Terra da ficha que introduzes ligas directamente à calha, ao alumínio, ou com parafuso, ou soldando. Citar
Recommended Posts