Recommended Posts

Publicado

Olá a todos. Sou novo aqui no fórum e resolvi voltar a montar o meu aquário mas preciso que me ajudem em alguns aspectos, se tal for possível. O meu aquário tem um volume de 60litros e possuo um filtro Aquapor (filtra 200l/hora). No interior do filtro, dentro da esponja coloquei um pouco de carvão activado,enquanto o aquário faz a rodagem inicil, para clarificar a água. Abaixo do areão coloquei fibra de vidro (penso que é assim que se chama). Ainda não coloquei plantas e por isso gostava de saber se está ou não indicado colocar adubo em form de barras ou sob a forma de gotas. O que acham que é melhor? E como poso fazer para que as plantas fiquem com umas raízes fortes?? Quanto aos peixes, estou a pensar colocar guppies, mollys e neons. Se me pudessem dar umas dicas para que tudo corra bem no meu aquário, agradecia imenso dado que a experiência conta muito! :?

Publicado:

Boas!

Colocaste fibra de vidro, por baixo do areão? :shock: Para ter a certeza, que é fibra de vidro, é algo tipo algodão que lá colocaste?

Onde foste buscar essa idéia?

Em relação a adubo, devias começar com um substracto fértil e depois o areão por cima.

Também não acho que devias misturar Poecilídeos, (guppy) [PH 7.3] com Caracídeos (Neon) [PH 6.8], sendo pior se comprares o que as lojas, muitas vezes vendem como Neons que são cardinais, onde precisam de um PH de 6.0.

Tenta manter as mesmas espécies, que é menos maltrato para os peixes.

Espero ter dado alguma ajuda. :)

FooterAmazon.jpg

Rui Soares

Publicado:

Fibra de vidro??? para fazer o papel do algodão que envolve as plantas quando as compramos?? isso não é necessário, e conforme as plantas que queiras por muitas vezes chega o areão porque muitas alimentam-se pelas folhas e não pelas raizes, mas se quizeres meter substrato fertil mete uma pequena camada por baixo do areão (por exemplo da SERA) e umas gotas na água de vez em quando de fertilizante

fish2.gif
Publicado:

Já foi dito quase tudo, os peixes tenta primeiro medir o ph aí de tua casa e depois ajustares os peixes a ele!

Quanto á fibra de vidro( se realmente o for) pode ajudar as raizes das plantas mas tira já porque assim no maximo em 2 meses vai destruir o aquario todo, o lixo vai acomular e depois booommm e la se vão os peixes

Bom link http://faq.thekrib.com/pt/

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

muito obrigado pelas dicas acerca da fibra de vidro. nunca pensei que fizese assim tão mal colocar. Vou tirar então. entretanto, se puderem dar mais alguas dicas acerca da rodagem do aquário agora no início, agradecia imenso!!

Publicado:

Quanto aos filtros biológicos, correspondem às bactérias desnitrificantes?? Outra questão é esta: coloquei Nutrafin que é suplemento biológico de bactérias; neste caso, posso manter o carvão activado no interior do filtro? Será que não existe problema?? Quantos os kits para ph, nitatos e bicarbonatos, qual me aconselham tendo em conta a qualidade/preço? Se puderem esclarecer-me, sff :P

Publicado:
Quanto aos filtros biológicos, correspondem às bactérias desnitrificantes?? Outra questão é esta: coloquei Nutrafin que é suplemento biológico de bactérias; neste caso, posso manter o carvão activado no interior do filtro? Será que não existe problema?? Quantos os kits para ph, nitatos e bicarbonatos, qual me aconselham tendo em conta a qualidade/preço? Se puderem esclarecer-me, sff Smile

Vamos lá por partes:

As bactérias desnitrificantes em água doce, pouco ou não existem. Só existem em água salgada. As nitrificantes transformam Amónia (NH3/NH4+) em Nitritos (NO2-), e estes em Nitratos (NO3-). Ou seja, oxidam a amónia. As bactérias desnitrificantes, apenas existem em zonas anaeróbias e reduzem os Nitratos (salvo erro) a Azoto Molecular (N2).

Podes colocar o carvão activado no filtro, mas de pouco ou nada te vai adiantar nesta altura do campeonato. O carvão activado apenas serve para retirar moléculas orgânicas que estejam dissolvidas na água. E pelo que sei, não usaste nenhum tratamento nem tens a água turva pois não?

Quanto a kits... Eu só uso o do pH. E é muito esporadicamente. Como é óbvio, não te vou dizer que não compres porque não servem para nada, nem que os compres a todos, pois precisas de cada um deles.

Eu tenho mais ou menos, o aquário estabilizado. Vou tomando atenção aos comportamentos dos peixes, para saber se se sentem stressados ou algo do género. E tento sempre fazer uma troca de água, ou repor de 10-25% cada semana. Mas isto é com um aquário já estabilizado.

Acho que os mais importantes, nesta altura, são o de pH e dos produtos azotados. Dos 3 produtos azotados, a minha escolha vai para o de nitratos. Pois admitindo que tu fazes o ciclo do aquário correctamente, podes depois controlar os níveis de NO3, sabendo qual é a altura certa para trocares parte da água.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

A água não está turva e apenas coloquei fertilizante sob a forma de gotas. Neste momento. o aquário está a fazer a "rodagem" com o filtro, aquecimento e bomba de ar. Hoje coloquei um planta (Cabomba caroliniana) Com o suplemento biológico que hoje coloquei, quando identifico a altura ideal para colocar os peixes??

Publicado:

Olá de novo.

A água não está turva e apenas coloquei fertilizante sob a forma de gotas. Neste momento. o aquário está a fazer a "rodagem" com o filtro, aquecimento e bomba de ar. Hoje coloquei um planta (Cabomba caroliniana) Com o suplemento biológico que hoje coloquei, quando identifico a altura ideal para colocar os peixes??

Então se estás a fertilizar, é aconselhável retirares o carvão activado. Além do mais, ao início, creio que não é necessário fertilizares. Mas isso o pessoal expert dos plantados saberá responder melhor que eu.

Além do mais, que tanto quanto sei, Cabombas Carolinianas, não precisam de fertilizante para nada...

Quanto à altura ideal para pores os peixes. Primeiro de tudo, acho que devias deixar de colocar tanta coisa no aquário. Deixa de colocar bactérias e fertilizante. Ainda não tens a química da água estabilizada, por isso andares a adicionar dessas coisas, pode descontrolar a coisa. O que aconselho, é que durante uma semana não faças mais nada. Vai verificando temperatura, pH (para ver se não varia muito). Passada essa semana, podes colocar um peixinho ou dois, que sejam resistentes para ajudarem no ciclo. E passadas mais umas 3 semanas, podes então colocar mais peixes. Mas sempre em pequenas quantidades, pois a quantidade de bactérias benéficas, é porporcional aos peixes que tenhas no aquário. Ou seja, se tiveres poucos peixes (tanto em tamanho como em número), tens poucas bactérias, e vice-versa.

Tens outra maneira de verificar isso. Mas para isso tens de ter o teste de nitritos ou amónia e nitratos. Só há o senão de poderes não ter nitritos suficientes para os detectares com o teste.

Não sei se já leste alguma coisa sobre o ciclo do azoto num aquário. Basicamente o que se passa é isto:

Primeiro: Os peixes libertam amónia para a água, elevando assim a concentração de amónia na água. Começam-se a formar bactérias que oxidam a amónia parcialmente a nitrito.

Segundo: A amónia começa a diminuir, ao mesmo tempo que os nitritos começam a aumentar. Começam a surgir as novas bactérias que oxidam os nitritos a nitrato.

Terceiro: Os nitritos começam a diminuir, aumentando ao mesmo tempo os nitratos. As bactérias já existem em número suficiente para lidar com a amónia e e nitritos dos peixes actuais, quando as concentrações de Amónia e Nitrito forem nulas e apenas existir Nitrato.

Por isso, se tiveres o teste de nitritos. Basta acompanhares a sua evolução ao longo do tempo. Quando crescer e depois ficar nulo, sabes que as bactérias já se encontram em número suficiente.

NOTA: Quando digo que as bactérias se encontram em número suficiente, é para lidarem com os peixes que tens no aquário, momentaneamente. Não quer dizer que podes encher o aquário de peixes de um dia para o outro.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!