FILIPEALMEIDA Publicado Novembro 2, 2005 Publicado Novembro 2, 2005 amigos, À muito que me interesso por ciclideos, embora possua plantados à 5 anos. já aqui coloquei um post pedindo conselhos sobre os ciclideos a adquirir para um pequeno aquário de 50 cms que por cá tinha em casa... acabei por comprar 3 Lamprologus Similis que têm feito as minhas delicias... A curiosidade foi tanta que decidi comprar-lhes uma casa um pouco maior, tendo em atenção as restrições de espaço cá em casa... este feriado passado acabei de encher este aquário de 100x30x40. Setup: - 21 kg aragonite - filtro externo fluval 104 c/ esponja e ceramicas - bomba de circulação de 480 lts/h - 11 kgs de rocha - Calha DIY com 45W de luz (1 PowerGlo flourescente tubular de 15W + 1 compacta flourescente osram 8W c/ 4200 K + 2 fluorescentes compactas 11W de 6500K)... as minhas questões: 1) sempre tive aquários um pouco mais pequenos... qual será o tempo necessário para ciclar este aquário ? já tenho tudo a "bombar" e náo introduzi quaisquer bactérias para acelerar o ciclo... 2) Este ponto é onde tenho a certeza "que vou levar na cabeça"... "tropheus" or not to "tropheus" ? Pois é... o meu fascinio por estes peixes é imenso... já li por aqui tudo o que havia para ler... o seu comportamento social, alimentação, necessidades ao nível de aqua, etc. Existem opiniões contraditórias quanto ao volume de água do aqua... uns dizem que é perfeitamente possível mante-los num aqua de 1 m... outros dizem que não... por favor encoragem-me ou façam-me desistir de vez... 3) No caso de me desencorajarem, que espécies posso colocar neste aqua a fazer companhia aos Similis (que vão mudar para lá quando estiver ciclado). como a foto mostra, tentei arranjar 2 zonas distintas: 1 zona (à esquerda) para os "shell dwellers", e uma zona (à direita) rochosa para outras espécies.... aceito sugestões... resta-me agradecer toda a vossa ajuda, Um abraço, Abraço, Filipe Almeida APC #484
Bruno Nogueira Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Olá! Desde já parabens pelo aquario, está muito fixe. Em relação ao ciclo, se não puseres produtos com bactérias, e puseres um peixito rijo e fácil de apanhar demora o tempo do costume - entre duas a três semanas. Vais medindo os parametros e já está. Em relação aos tropheus... não tenho qualquer experiencia com eles, também me despertam muito interesse, mas se leste bastante sobre o assunto provavelmente sabes mais do que eu, que li apenas umas coisas... Investimento inicial elevado, uma a duas colónias no máximo, têm de entrar todos ao mesmo tempo, parametros da água impecáveis, quando dá para o torto é mesm a sério, etc... Se já leste muito sobre isso sabes do que estou a falar. Digam-te o que disserem a opção será sempre tua. Eu pessoalmente, sem teres qualquer experiencia com ciclideos dir-te-ia para não arriscares, mas enfim... é subjectivo, alguma vez tem de ser vencido o mito dos tropheus... Há montes de ciclideos fixes sem serem tropheus, eu gosto muito de mbunas, há quem goste muito de sul americanos, enfim há mais hipoteses... é uma questão de gosto. Em suma... é dificil dizer "avança" ou dizer "não vás por aí". Vamos esperar por mais opiniões. Fica bem Bruno Nogueira
Nuno Antunes Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 2) Este ponto é onde tenho a certeza "que vou levar na cabeça"... "tropheus" or not to "tropheus" ? Pois é... o meu fascinio por estes peixes é imenso... já li por aqui tudo o que havia para ler... o seu comportamento social, alimentação, necessidades ao nível de aqua, etc. Existem opiniões contraditórias quanto ao volume de água do aqua... uns dizem que é perfeitamente possível mante-los num aqua de 1 m... outros dizem que não... por favor encoragem-me ou façam-me desistir de vez... Nesse aquário not tropheus. Os tropheus precisam de espaço e de colónias numerosas. Nesse aquário nunca conseguirias manter os 15 tropheus normais de uma colónia por isso o meu conselho é que uses esse aquário para te "ambientares" às necessidades de peixes do tanganika. E vais juntando capital para teres tropheus. Se de facto gostas deles então deves querer velos felizes e de boa saude e para isso é preciso espaço, mais concretamente algo na casa do 1,2m de frente no minimo; 1,5m aconselhável. Tal como tu eu também equacionei meter tropheus em aquários de 1m, embora com 250L e achava que dava porque os americanos os tinham em aquários de 250L. Isto até ver que todos os aquário de 250L americanos, tinham 1,2m de frente. Acabei por comprar um aquário de 160cm a um colega aqui do forum e tenho lá agora uma colónia de 20 tropheus que chegou hoje Quando se gosta realmente de uma especie deve-se procurar dar-lhe as melhores condições possiveis. Votos de boa aprendizagem. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
gorgeous Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Se gostas assim tanto de tropheus pelas dimensões do aquário mete só uns 10 todos iguais é que essa decoração está mesmo a chamar por eles. Pensa adquir tambem uns quantos ocellatus ou similis. Podes ainda pensar tambem nestes: Tanganicodus irsacae (são herbívoros como os tropheus), acho-lhes bastante graça podes ver em: http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1544 Investe é mais na filtragem para não teres de ter sempre a torneira aberta para dentro do aquário
FILIPEALMEIDA Publicado: Novembro 3, 2005 Autor Publicado: Novembro 3, 2005 desde já o meu obrigado pelas vossas respostas. Nuno, sei que tens razão. o desejo de ver uns tropheus a nadar aqui no aquário não se deve sobrepor à racionalidade de lhes ter de proporcionar as condições adequadas! infelizmente o tema "tropheus" é, por si só, controverso! o que leva o iniciante a admitir a hipotese de os ter! provavelmente decidirei por manter a racionalidade e aproveitar para aprender um pouco mais sobre estas especies e um dia, quem sabe, tentar Tropheus. Estou também a ler o mais que posso acerca das especies que poderei colocar com os Similis que tenho... neste capítulo agradecia os vossos conselhos... sobre os tropheus, alguem que tenha uma opinião diferente e que queira partilhar connosco... Abraço, Filipe Almeida APC #484
Nuno Antunes Publicado: Novembro 4, 2005 Publicado: Novembro 4, 2005 Nuno, sei que tens razão. o desejo de ver uns tropheus a nadar aqui no aquário não se deve sobrepor à racionalidade de lhes ter de proporcionar as condições adequadas! infelizmente o tema "tropheus" é, por si só, controverso! o que leva o iniciante a admitir a hipotese de os ter! Tropheus não é peixe para iniciante. São muito exigentes e muito caros para quem não saiba muito bem o que está a fazer. Em relação ao controverso, só o é no acessório, em coisas como o tamanho do aquário, o numero de peixes a colocar, etc. No essencial todos os criadores concordam... água impecável, 0 ou perto disso proteína animal e comida de qualidade e uma atenção diária a ver se comem, se não se escondem, etc. Não é dificil perceber porque motivo os aquários de tropheus têm de ser grandes... o tropheus é um peixe muito agressivo com os do mesmo género e cria uma estrutura hierarquica rigida. Assim terás um macho dominante (ou se tiveres azar um hiper dominante) e um conjunto de fêmeas e outros machos. Cada macho dominante reclama para si no aquário uma área com cerca de 60cm de diâmetro, ou seja se tiveres 2 dominantes tens 2 áreas de 60cm... logo 120cm de frente A questão do numero prende-se também com a hierarquia. Sempre que retiras/colocas tropheus numa colónia estabelecida perturbas a hierarquia e isso origina bulha até se restablecer tudo. Por outro lado os "intrusos" são mal recebidos e se colocares apenas um o mais provavel é ser atacado até morrer. Daí que o conselho é meter logo tudo duma vez... até porque se morrerem alguns não ficas desfalcado. E pronto ... chega Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
FILIPEALMEIDA Publicado: Novembro 10, 2005 Autor Publicado: Novembro 10, 2005 obrigado, Nuno, pelo teu esclarecimento... de facto tenho pena, pois adoro Tropheus... mas terei de lhes arranjar outra casa maior! De resto, continuava a necessitar de conselhos sobre outras espécies Tanganika para a parte "rochosa" do aquário... Quem quiser aconselhar, agradeço. Abraço, Filipe Almeida APC #484
Nuno Antunes Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 Para a parte rochosa... Julies São muito interessantes de observar com o seu movimento tipo submarino e adoram rochas. Também tens os (neo)lamprologus leleupi. Fazem um contraste interessante devido à cor alaranjada que têm. Se estiver nos teus planos um aquário de 150cm ou mais num espaço de 4 a 6 meses poderás arriscar tropheus juvenis (com 3cm de tamanho mais ou menos). Só ao atingirem os 7/ 8 cm é que eles começam a precisar de mais espaço, por isso podes ter juvenis no teu aquário por uns tempos, mas sempre consciente que é uma situação temporaria e que em pouco tempo vão precisar de mais espaço para se desenvolverem sem problemas. Agora tu é que sabes. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
FILIPEALMEIDA Publicado: Novembro 10, 2005 Autor Publicado: Novembro 10, 2005 Para a parte rochosa... Julies Se estiver nos teus planos um aquário de 150cm ou mais num espaço de 4 a 6 meses poderás arriscar tropheus juvenis (com 3cm de tamanho mais ou menos). Só ao atingirem os 7/ 8 cm é que eles começam a precisar de mais espaço, por isso podes ter juvenis no teu aquário por uns tempos, mas sempre consciente que é uma situação temporaria e que em pouco tempo vão precisar de mais espaço para se desenvolverem sem problemas. Nuno, é uma forte possibilidade. A arranjar o aquário de 1,5 m nos próximos tempos mas a manter os juvenis no meu de 1 metro, quantos juvenis me aconselhavas ? cumprimentos, Filipe Almeida Abraço, Filipe Almeida APC #484
Nuno Antunes Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 Nuno, é uma forte possibilidade. A arranjar o aquário de 1,5 m nos próximos tempos mas a manter os juvenis no meu de 1 metro, quantos juvenis me aconselhavas ? O máximo que puderes comprar Se fores de facto arranjar um aquário de 150cm então vais querer transferir para lá depois a colónia por completo. E uma colónia de tropheus é aconselhável conter pelo menos à volta dos 12/15 elementos para que a agressividade natural dos bichos seja distribuida por todos e não seja sempre o mesmo degraçado (tipicamente o membro mais baixo na hierarquia) a levar a porrada toda. Assumindo as perdas em juvenis, devidas a possiveis doenças ou peixes mais fracos diria que um bom numero ronda os 20/25 juvenis (um investimento bem pesadão... cada tropheus no nosso mercado ronda os 20 a 25€.) Mais tarde, mesmo que não venhas a ter baixas, terás de retirar eventualmente alguns machos que estejam a mais (a bem da paz no aquário) e portanto acabas sempre por ir dar aos 15 elementos. Se tiveres sorte e tiveres um rácio machos/fêmeas eficiente, então já terás uma boa colónia para teres reproduções. Em tropheus temos sempre de pensar por antecipação. Não são um peixe que tolere bem recem chegados pelo que se torna dificil acrescentar peixes posteriormente a uma colónia já formada. É possivel ir "construindo" a colónia ao longo do tempo (de preferencia sempre equanto juvenis pois são menos territoriais e menos agressivos) mas é arriscado e terás sempre de adicionar vários elementos ao mesmo tempo e tentar que sejam do tamanho dos que já existem. O arriscado prende-se com a perturbação da hierarquia que gera sempre alguma bulha, enquanto a hierarquia se refaz. A bulha gera stress suplementar e o stress é um factor propicio ao aparecimento de bloat. Enfim, são bichos lindos, com uma personalidade interessante mas bastante exigentes com os seus donos, daí que nem todo o pessoal se dê bem. E são é claro uma grande incognita e um pouco uma lotaria. Hoje está tudo bem, amanhã podes acordar e ter peixes a boiar no aquário e a colónia dizimada. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
miguel_martins Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 vi agora apresentação do teu aquario esta lindo! eu também pretenço ao concelho de mafra (sobral da Abelheira) . já agora compraste o teu areão aonde. também tenho um aquario de ciclideos 150x50x50. um abraço UM ABRAÇO: MIGUEL MARTINS # APC 175 # MBUNAS
jmfsilva Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 boas bem estou farto de ouvir falar de tropheus , cada um diz uma coiza eu tenho 6 red moliro a 9 meses num aquario de 100x35x40 nunca medi o ph nem as outras coisas , mudo a agua 1/4 todas as semanas e bastante comida á 2 semanas meti no aquario um duboisi , e em vez dos moliro dar porrada nele estão sempre a levar acho que são uns peixes iguais aos outros ,modanças de agua boa filtragem e boa alimenyação no aquario tenho areia da praia e rochas da praia acho que mantem o ph alto e uma boa ração (Aquatic nature Spirulina e para não enjoar cichlid salad da Seaweed Selects , e comida cazeira :D ) se gostas de tropheus vai em frente
FILIPEALMEIDA Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Viva, Miguel, deduzo que o elogio ao aquário seja para mim... se achas o meu bonito então vê fotos do do Nuno... esse sim, é um aquário! o areão é aragonite "sugar size". é muito bonita. um pouco cara, mas muito bonita e com um efeito muito benéfico no ph da água, pois ajuda a menter, naturalmente, o ph alto, tal como recomendado para um aquário de ciclideos... ainda estive indeciso em montar com areia de praia, mas à última hora resolvi gastar o dinheiro... caso queiras saber onde comprei diz. envio-te MP para não estar aqui a fazer publicidade... Nuno, obrigado pela tua paciente explicação... de facto o investimento é pesado Os tropheus não são nada baratos... tenho visto alguns Tropheus Moori ainda juvenis a preços interessantes, mas mesmo assim sempre a rondar os 19€ cada! ora para uns 20 juvenis é só fazer as contas! Abraço, Filipe Almeida APC #484
miguel_martins Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 se poderes agradecia mt . és mesmo de mafra (centro) um abraço. UM ABRAÇO: MIGUEL MARTINS # APC 175 # MBUNAS
miguel_martins Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 como posso ver o do nunu. UM ABRAÇO: MIGUEL MARTINS # APC 175 # MBUNAS
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Suponho que o Nuno seja eu... e nesse caso o meu aquário está no link da minha assinatura Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Mr_Skin Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 boas. na mnh zona ha uma loja que vende tropheus moori a 10 euros. tem 7/8 cm Hugo M. Viana Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim
Recommended Posts