Recommended Posts

Publicado

A ideia seria cada um colocar a liste de killies que tem e ir actualizando quando ouver alteraçoes, para que possamos trocar ums com os outros mais tarde com maior facilidade.

Nao sei o que axam disto mas eu vou deixar a minha.

jordanela floradae

Fundolopanchax gardneri gardneri N´Suka

Nothobranchius Rachovii Beira 98

Epiplatydaguety

eplochelius lineatus

Simp. whitei Buzius

Simp. whitei

austrolebias spec. cxcl001 FRU 05/015

Aphyosemion bitaniatum red lagos

Aphyosemion ocellatum sikasika.

Publicado:

Eu tenho estes:

Chromaphyosemions bitaeniatum

Aphyosemion australe orange (falta-me femeas, não tenho nenhuma)

Fundulopanchax gardneri clauseni Akuré.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Motar como podes ver a adesão é minima...

Esta lista existe... Só não está é disponível para todos por razões óbvias...

Acho que não havia outra forma de o dizer sem levantar muita poeira.

:):roll::wink:

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Querem os killies todos para eles eheheh

:)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

eu sei que existe ze. mas nao do pessoal que nao e socio.

mas pronto so coloca quem quer.

mas facilitava um bocado e ate se podia ver mais ou menos quais as preferencias,etc

Publicado:
Querem os killies todos para eles eheheh  

Que grande disparate!! Desculpem lá a franqueza mas este é o único comentário que esta frase merece.

Abraços

Vasco

P.S. Mantenho há vários anos a minha lista de espécies no meu site da internet. Está à vista de toda a gente.

Publicado:
eu sei que existe ze. mas não (palavra corrigida) do pessoal que não (palavra corrigida) e socio.

Bruno,

Acontece que a grande maioria dos que mantêm killies são sócios. E são-no exactamente porque a APK presta este tipo de informações e serviços (e muitas outras coisas). Por isso a maioria acha que é útil pertencer a uma associação. Já para não falar do facto de que sendo sócio se está a ajudar a associação (e consequentemente a killifilia) a progredir, mas isso já é outra conversa.

Atenção I - Ninguém aquí está a falar em segregação de não-sócios. Toda a gente sabe que pessoalmente disponibilizo toda a informação que tenho a sócios e não-sócios e dou peixes/ovos (quando os tenho disponíveis) a sócios e não-sócios. E como eu há vários. O objectivo é promover a killifilia e não a APK. Só estou a frisar que existe um propósito para a existência de associações e que vale a pena servirmo-nos e servir-mos as associações.

Atenção II - Não vale a pena alguém vir com o argumento do dinheiro. Tenho muito respeito por quem tem dificuldades financeiras mas se vocês estão a ler esta mensagem é porque têm computador, acesso à internet e aquários em casa. Não me parece que 2.08€ por mês seja uma verba difícil do suportar por qualquer um que esteja a ler este texto. As minhas desculpas antecipadas se estiver realmente enganado.

Abraços

Vasco

Publicado:

Vasco

Eu também dou ovos a sócios e não sócios, claro que desde que os tenha disponíveis.

Tal como tu concordo que o facto de fazermos parte da APK, estamos a ajudar na preservação deste peixes que a cada dia que passa desaparecem em grande quantidade no Brasil (por exemplo).

É assim, tal como tu e outros sócio, damos as informações que as pessoas querem, ajudamos quem os pede ajuda nisto dos killis.

Concordo também que não são os 25€ ao ano que me vao fazer ser mais pobre, ou mais rico. Gasto muito mais que isso na compra de turfas no Aquabid.

Podem pensar que o facto de não pormos a listagem dos peixes que é uma questão de segregação, que tal como o Vasco disse, não é.

Se acham que os sócios estão a esconder os peixes que têm, também não é verdade. se acham que aqui é mau, tentei ver o que conseguem no Brasil. Lá sim, há gente que tem especies e que não conta a ninguém, mas isso é lá com eles.

Mas também concordo contigo Bruno. Também só põe a lista quem quer.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Já agora, gostava de deixar uma achega: os 25€ da anuidade da APK podem ser muito rapidamente amortizados em descontos...

Z

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

hehe nao disse nada...

apenas quiz dizer que nao posso obrigar niinguem a participar no topico cada um so mete o que tem se quizer. E que sei que a lista existenas associaçoes e normal.

Mas haver uma dos freequentadores do forum nao tem mal e ate pode ser util a meu ver.

Eu tambem custumo oferecer a socios e a nao socios, nao tenho interesse algum em ter carradas de killies aqui a comer e a dar trabalho.

Publicado:

Normalmente o "eheheh" depois de uma frase significa que se está a brincar :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Pronto, está bem, se fosse a sério era um grande disparate :x . Mas mesmo a reinar continua a ser um disparate :lol: . Sabes, os criadores de killies portugueses até podem ser uma cambada de doidos mas têm uma característica porreira: são generosos, gostam de dar e partilhar. Depois ficam aborrecidos quando alguém diz o contrário. Mas passa depressa :)

Abraços

Vasco

P.S. Estas coisinhas amarelas (icones de emoções :? ) são muito mais eficientes que os "eheheh".

Publicado:

Sim eu sei, tanto que os que tenho foram todos oferecidos (tnks mtrs e zezinho) e também já dei um casal a uma amiga :P

Só nao meti aqui a minha lista porque é demasiado curta para ser lista...

1 - Aphyosemion Australe Cape Esterias EBT 96/27

2 - Fundulopanchax Gardneri N'Sukka

3 - Aphyosemion Fundulopanchax Gardneri Clauseni Akuré

Tartaruga não tens um macho Akuré que me possas arranjar?

edit: (já corrigi e obrigado pela informação)

Publicado:

Ok

Cá fica...

Nothobranchius eggersi bagamoyo

Simpsonichthys costai

Austrolebias nigripinnis Dique Lujan F0

Fundulopanchax spoorenbergi

Aphyosemion australe Cape Esterias EBT 96/27

Simpsonichthys picturatus

Maratecoara lacortei

Epiplaty chaperi chaperi angona

Simpsonichthys boitonei*

Simpsonichthys reticulatus Xingu*

Simpsonichthys suzartii*

Simpsonichtys bokermani*

Simpsonichthys fulminantis*

Os que têm asterisco (*) ainda são só ovos

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Só um pequeno comentário: já é a segunda vez que vejo essa população, "Cape Estarius", de Aphyosemion australe. Tanto quanto sei, a população que existia dessa espécie é correctamente designada por "Cape Esterias" (Vasco, confirmas?). Muitas vezes, em etiquetas escritas à mão ou por acção de pessoas menos informadas a introduzir registos nas convenções, o nome das populações é corrompido, correndo-se o risco de se perder a informação correcta ou, pior ainda, de se propagar como uma população nova o que é uma população já bem estabelecida.

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

Z

De facto os australes chegaram a minha casa com uma etiqueta escrita à mãoe e no leilão onde os comprei tb dizia que eram Cape Estarius.

Como fui eu que os dei ao Janita, foi a informação que lhe passei. se de facto se conseguir confirmar que é "Cape Estarias", muda-se já o nome.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

O nome correcto é "Cape Esterias" e fica no Gabão (sensivelmente 0°24’N

9°26’E) perto da capital Libreville. O erro no caso da lista do Janita não é grave porque tem o código (EBT 96/27) que identifica melhor que o nome do local. No caso da lista do Zezinho já é pior porque como não tem código as pessoas podem ficar a pensar que efectivamente existe um sítio chamado "Cape Estarius". Mas como foi o Zezinho a dar os peixes ao Janita presumo que os dele também sejam do código EBT 96/27, certo?

Para evitar estes problemas quando recebo peixes novos vou sempre verificar se os códigos estão correctos (basta comparar com as listas) e se os nomes das localidades estão bem escritos (confirmar com criadores de origem, colectores, mapas, etc.). Por exemplo, neste caso concreto o código EBT 96/27 está correcto e corresponde à localidade de "Cape Esterias".

Abraços

Vasco

Publicado:

pelos vistos este topico ja serviu para alguma coisa.

nao se trata de ver quem tem mais ou mais raros, mas de ser mais facil saber quem teme o que.

Suponhamos que por exemplo a alguem que tinha uma casal de F. gardneri morre a femea. Chega a lista e ve quem a cria.

Publicado:

Olá.

A propósito de designações menos correctas gostaria de perguntar qual será verdadeira:

Fp gardneri nigerianum "Misage"

Fp gardneri nigerianus "Misage"

Fp nigerianum "Misage"

Fp nigerianus "Misage"

Fp gardneri gardneri Aquarium strain

Fp gardneri Aquarium strain

Um abraço do Castro,APK137,GAK55

Publicado:

Olá António,

A correcta designação para os Misaje é:

Fundulopanchax nigerianus Misaje

A estirpe Aquarium Strain terá que ser: