Joao A Alves Publicado Novembro 1, 2005 Publicado Novembro 1, 2005 Boas Gostava que me informa-sem se haverá algum problema se a água de osmose ficar uma semana no garrafão? Já agora eu fiz uma reposição de água de osmose com o Kalkwasser, mas só deixei estar umas 3 horas a diluir numa garrafa de litro meio, mas agora noto á tona da água uma mancha branca, não há problema nisso? Acabrá por diluir? Cumprs. João Alves O MEU AQUÁRIO ANTIGO http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 530&page=3
Luis Rosa Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Convem mexer! Abanar o garrafão para dissolver o kalk. Cumps [Clickable]
Joao A Alves Publicado: Novembro 1, 2005 Autor Publicado: Novembro 1, 2005 Boas Luis A água que fica no garrafão é só de osmose, eu fiz esta pergunta porquê queria aproveitar já que tenho cá em minha casa o aparelho de osmose (emprestado) tirava já um garrafão para a semana para fazer a reposição, pode ficar ou não? Quando fiz a esta última reposição pôs água de osmose numa garrafa de 1,5 L, e adicionei o kalkwasse, mas só tive umas três horas e adicionei a água do aqua gota a gota, mas ficou uma mancha branca á tona da água que eu penso que vai dissolver, ou não? Cumprs João Alves O MEU AQUÁRIO ANTIGO http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 530&page=3
Diogo Lopes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Olá, Em primeiro lugar a resposta é sim, quanto ao facto de poderes guardar a água de osmose. Depois quanto à mancha que ficou na superfície é claramente um excesso de hidróxido de cálcio mas que com a movimentação do aqua deveria dissolver-se - isto indica que tens pouca movimentação. Abraço, Diogo
Joao A Alves Publicado: Novembro 1, 2005 Autor Publicado: Novembro 1, 2005 Boas Diogo Eu acho que já tenho boa movimentação, o aquário é 1,20x50x60, de 400l + ou -. Quanto a circulação da água tenho 2 bombas Boyu de 2000/h por hora 3 outra de 1200/h maxi-jet, por isso acho que chega. Penso que foi aquilo que dizestes excesso de kalkwasser, eu num 1,5 de água de osmose deitei pouco mais de 1/2 colher de chá e talvez tivesse pouco tempo para diluir esteve por volta de 3h. Soube através de um colega meu, que é preciso deixar ai uns 2 dias para diluir bem. Cumprs João Alves O MEU AQUÁRIO ANTIGO http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 530&page=3
Joao A Alves Publicado: Novembro 1, 2005 Autor Publicado: Novembro 1, 2005 Esqueci-me de dizer as bombas de água são 2 da Boyu SP 2500 e a outra é da Maxi-Jet 1200h O MEU AQUÁRIO ANTIGO http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 530&page=3
Diogo Lopes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Olá, Ao contrário do que argumentas eu acho que tens pouca circulação! Tens apenas 13 x o volume do aqua em circulação. Não sou adepto de regras neste caso mas 20 a 30 x é o mínimo aceitável, na minha opinião - eu tenho mais de 50! Abraço, Diogo
Joao A Alves Publicado: Novembro 1, 2005 Autor Publicado: Novembro 1, 2005 Então aconcelhas-me a ter mais quanto? Cumprms João Alves O MEU AQUÁRIO ANTIGO http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 530&page=3
Diogo Lopes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Olá, Se tens agora 13x convém que adiciones pelo menos mais duas bombas ou que substituas alguma das que tens por bombas mais fortes, prefazendo no final pelo menos 25 x o volume do aqua em movimentação. Abraço, Diogo
Tiago Sousa Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Concordo com o Diogo, tens mesmo muito pouca movimentação, so para teres uma ideia, o meu aquario e mais pequeno, e eu tenho mais circulação que isso, e ainda estou a pensar por mais. Abraço Tiago Sousa
Joao A Alves Publicado: Novembro 1, 2005 Autor Publicado: Novembro 1, 2005 Olá mas eu não tenho Sump, e pelo que eu vi nas fichas pessoais de aquários Marinhos sem Sump ou mais pequenos que o meu a movimentação é + ou - igual á minha, mas no entanto posso estr enganado. Cumprs João Alves O MEU AQUÁRIO ANTIGO http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 530&page=3
Diogo Lopes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Olá João, O que é que a presença de uma sump tem a ver com a circulação de água dentro do aqua. A única coisa que posso associar é o facto de teres um retorno. Mas vê o meu caso - o retorno é de 4500 l/h e a circulação dentro do aqua é de 20000 l/h. Este tópico está um pouco confuso, pois o seu título é "Osmose" - vou alterar para - "Dúvidas -osmose e circulação" Abraço, Diogo
Tiago Sousa Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Tu não podes comparar o teu sistema aos outros, cada sistema e uma coisa propria, e as tuas necessidades podem não ser a dos outros, de certeza que os outros teem carradas de algas, e para evitar isso, nada como aumentar a movimentação.´ Abraço Tiago Sousa
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Concordo absolutamente com o Diogo, tens de arranjar maneira de aumentar mais a circulação. O fluxo de água deve ser turbulento. Diogo atenção que a circulação de água no teu aquário tem características especiais: bomba Stream, simulador de ondas, bombas todas num só lado do aquário. Ter uma circulação de 50x o volume do aquário com bombas "normais" tipo cabeça motorizada sem controladores ou Stream certamente irá originar correntes laminares localizadas que podem danificar o tecido dos corais. 10x é o mínimo recomendável para um aquário de recife misto (corais moles e duros) sendo que 20x é o ideal. No meu tenho 28x e estou satisfeito! Boa sorte, Ricardo Rodrigues
octopus Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Boas, Pessoal, João, concordo com tudo o que te foi dito aqui neste Post. Como exemplo, vou montar um sistema dentro de um mês que já tem parâmetros defenidos. O sistema de : Aquário + Sump + Refúgio, vai ter como total de litragem real 230 litros. O Aquário comporta 90 a 95 litros reais. A circulação dentro do aquário vai ser composta por : Bomba de retorno, 2300 l/h com spraybar vertical com 3 saídas multidirecionadas + uma bomba de circulação hydor de 900 l/h + uma JBL de 1000 l/h. No total, prefaz 4.200 l/h para 90 litros de volume de àgua, ou seja, 46.6 X o volume de àgua. Atendendo à perda de fluxo pela elevação da àgua da Sump para o Aquário, ( por perda de caudal da bomba de retorno ), devo ficar com cerca de 40 X o volume do aquário. Diogo, depois dos teus conselhos, mais os do Rui F.de Almeida, já estive em contacto com o pessoal que me aconselharam em relação ao ( " Refúgio/Hipocampus"). Vou aumentar um pouco as dimensões do refúgio e optar por uma bomba única mais forte com Spraybar. A minha patrôa já diz......que se lixe o aqua....quero é o tal refúgio. hehehehehe ! Ela quer é Hipocampus, hehehehehe. Abraço, Paulo
Recommended Posts