Recommended Posts

Publicado

Boas

Gostava que me informa-sem se haverá algum problema se a água de osmose ficar uma semana no garrafão?

Já agora eu fiz uma reposição de água de osmose com o Kalkwasser, mas só deixei estar umas 3 horas a diluir numa garrafa de litro meio, mas agora noto á tona da água uma mancha branca, não há problema nisso? Acabrá por diluir?

Cumprs.

João Alves

Publicado:

Boas Luis

A água que fica no garrafão é só de osmose, eu fiz esta pergunta porquê queria aproveitar já que tenho cá em minha casa o aparelho de osmose (emprestado) tirava já um garrafão para a semana para fazer a reposição, pode ficar ou não?

Quando fiz a esta última reposição pôs água de osmose numa garrafa de 1,5 L, e adicionei o kalkwasse, mas só tive umas três horas e adicionei a água do aqua gota a gota, mas ficou uma mancha branca á tona da água que eu penso que vai dissolver, ou não?

Cumprs

João Alves

Publicado:

Olá,

Em primeiro lugar a resposta é sim, quanto ao facto de poderes guardar a água de osmose. Depois quanto à mancha que ficou na superfície é claramente um excesso de hidróxido de cálcio mas que com a movimentação do aqua deveria dissolver-se - isto indica que tens pouca movimentação.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas Diogo

Eu acho que já tenho boa movimentação, o aquário é 1,20x50x60, de 400l + ou -.

Quanto a circulação da água tenho 2 bombas Boyu de 2000/h por hora 3 outra de 1200/h maxi-jet, por isso acho que chega.

Penso que foi aquilo que dizestes excesso de kalkwasser, eu num 1,5 de água de osmose deitei pouco mais de 1/2 colher de chá e talvez tivesse pouco tempo para diluir esteve por volta de 3h.

Soube através de um colega meu, que é preciso deixar ai uns 2 dias para diluir bem.

Cumprs

João Alves

Publicado:

Olá,

Ao contrário do que argumentas eu acho que tens pouca circulação! Tens apenas 13 x o volume do aqua em circulação. Não sou adepto de regras neste caso mas 20 a 30 x é o mínimo aceitável, na minha opinião - eu tenho mais de 50!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Se tens agora 13x convém que adiciones pelo menos mais duas bombas ou que substituas alguma das que tens por bombas mais fortes, prefazendo no final pelo menos 25 x o volume do aqua em movimentação.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Concordo com o Diogo, tens mesmo muito pouca movimentação, so para teres uma ideia, o meu aquario e mais pequeno, e eu tenho mais circulação que isso, e ainda estou a pensar por mais.

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

Olá mas eu não tenho Sump, e pelo que eu vi nas fichas pessoais de aquários Marinhos sem Sump ou mais pequenos que o meu a movimentação é + ou - igual á minha, mas no entanto posso estr enganado.

Cumprs

João Alves

Publicado:

Olá João,

O que é que a presença de uma sump tem a ver com a circulação de água dentro do aqua. A única coisa que posso associar é o facto de teres um retorno. Mas vê o meu caso - o retorno é de 4500 l/h e a circulação dentro do aqua é de 20000 l/h.

Este tópico está um pouco confuso, pois o seu título é "Osmose" - vou alterar para - "Dúvidas -osmose e circulação"

Abraço,

Diogo

Publicado:

Tu não podes comparar o teu sistema aos outros, cada sistema e uma coisa propria, e as tuas necessidades podem não ser a dos outros, de certeza que os outros teem carradas de algas, e para evitar isso, nada como aumentar a movimentação.´

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

Concordo absolutamente com o Diogo, tens de arranjar maneira de aumentar mais a circulação. O fluxo de água deve ser turbulento.

Diogo atenção que a circulação de água no teu aquário tem características especiais: bomba Stream, simulador de ondas, bombas todas num só lado do aquário. Ter uma circulação de 50x o volume do aquário com bombas "normais" tipo cabeça motorizada sem controladores ou Stream certamente irá originar correntes laminares localizadas que podem danificar o tecido dos corais. 10x é o mínimo recomendável para um aquário de recife misto (corais moles e duros) sendo que 20x é o ideal. No meu tenho 28x e estou satisfeito!

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Boas, Pessoal,

João, concordo com tudo o que te foi dito aqui neste Post. Como exemplo, vou montar um sistema dentro de um mês que já tem parâmetros defenidos. O sistema de : Aquário + Sump + Refúgio, vai ter como total de litragem real 230 litros. O Aquário comporta 90 a 95 litros reais. A circulação dentro do aquário vai ser composta por : Bomba de retorno, 2300 l/h com spraybar vertical com 3 saídas multidirecionadas + uma bomba de circulação hydor de 900 l/h + uma JBL de 1000 l/h. No total, prefaz 4.200 l/h para 90 litros de volume de àgua, ou seja, 46.6 X o volume de àgua. Atendendo à perda de fluxo pela elevação da àgua da Sump para o Aquário, ( por perda de caudal da bomba de retorno ), devo ficar com cerca de 40 X o volume do aquário.

Diogo, depois dos teus conselhos, mais os do Rui F.de Almeida, já estive em contacto com o pessoal que me aconselharam em relação ao ( " Refúgio/Hipocampus"). Vou aumentar um pouco as dimensões do refúgio e optar por uma bomba única mais forte com Spraybar. A minha patrôa já diz......que se lixe o aqua....quero é o tal refúgio. hehehehehe ! Ela quer é Hipocampus, hehehehehe.

Abraço,

Paulo