Recommended Posts

Publicado

depois de ter adquirido um aqua de 160 lts, supostamente por ser mais fácil manter do que um pequeno, comprei pedras supostamente próprias para aquário para colocar no fundo, deixei a áqgua em repouso antes de a colocar no aquário supostamente para o cloro se evaporar, adquiri um filtro interno eihem aquaball 2212, tive o auqário sem peixes durante uma semana, até que decidi comprar 2 limpa fundos e um limpa vidros (não sei os nomes científicos, corydoras?) e colocá-los no aquário.

O que aconteceu foi o seguinte:

- os dois limpa fundos não param quietos um segundo que seja, e poucas vezes estão no fundo.

- o limpa vidros depois de ao tê-lo colocado no aquário ter ficado "pregado" ao fundo completamente imóvel durante um dia, no seguinte desapareceu e não consigo encontrá-lo.

presumo que o limpa vidros tenha morrido? e o comportamento dos limpa fundos é normal??

já agora, li que é conveniente ter apenas dois ou três peixes resistente no aquário durante algum tempo até colocar outros por causa do ciclo biológico, acham que os três que coloquei são suficientes ou devo colocar mais? ou de outra espécie?

obrigado

o meu passatempo preferido é a pesca...

Publicado:

ok, já percebi que é básico demais para obter resposta..

Publicado:

Não é que seja básico... está é no sub forum errado e hoje é feriado, o pessoal dorme até mais tarde :roll:

Devias ter colocado isso no forum de peixes e invertebrados, mas algum moderador mudará isso, por isso não te preocupes.

Em relação ao comportamento dos peixes...sem saber que peixes são é dificil de te dizer se é o comportamento normal ou não.

Se forem corydoras é perfeitamente normal não pararem quietas, elas são assim.

O limpa vidros também é a situação de não se saber que espécie é... em principio se for um plecostomus e tiveres troncos ele vai-se refugiar por lá.

Outros chamados limpa vidros têm comportamentos similares.

É normal que no inicio os peixes andem um bocado ariscos até se ambientarem, depois eles começam a aparecer.

Aconselho-te a leitura de tópicos na secção de peixes e invertebrados, tens lá muita informação util para quem começa.

Outro ponto interessante de ler é este : http://faq.thekrib.com/pt/

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

oi grande peixe.

Não ando neste forum há muito, mas acho que não deves esperar obter uma resposta em tão pouco tempo...

Aqui vai a minha opinião. Quando montei o meu aquário segui mais ou menos o mesmo procedimento que descreveste.

Se os limpa fundos são coridoras, é normal andarem feitos loucos, aconteceu o mesmo no meu aquário.

O limpa vidros deve ter morrido e serviu de refeição aos coridoras... Acho que é uma hipótese...

Em relação aos peixes que deves ter, acho que fazes bem em ter esses dois coridoras (se é que são mesmo coridoras) e talvez devesses ter um limpa vidros, talvez um plecostomus.

Tenta é descobrir porque terá morrido o outro...

Boa sorte!

Vítor Sampaio

Publicado:

ok, obrigado! vou continuar a seguir atentamente.. já agora medi o ph e obtive 8.0 - este valor é bom para um aquário a começar? como devo corrigir? é conveniente fazer testes da amónia?

entretanto uma das corydoras desapareceu também.. está a ser um mau começo..

obrigado

Publicado:

8.0 será um PH bom para um aquario de africanos. tem atençao aos peixes que ai metes.

smflogo.gif
Publicado:

já agora, alguém me pode indicar um site onde possa ver peixes africanos? qusi as espécies mais fáceis de criar? e mais resistentes?

já agora, parabéns ao fórum! já há uns meses que conheço, tenho estado a montar o aqua e agora começam as dúvidas mais pertinentes.. mas por vezes há algum receio de estar a colocar dúvidas básicas demais para o nível dos aquariofilistas que por cá andam.. e nem sempre se consegue encontrar tudo só pela pesquisa de posts já passados..

obrigado

Publicado:

Viva!!!

Primeiro para teres um Ph tão alto é porque as pedras que puseste são calcárias.

Segundo esse ph e elevado para as corydoras.

Terceiro e lógico que os peixes não desaparecem sem mais nem menos procura nos refúgios que tenhas no aqua ou mesmo fora dele visto estas puderem terem saltado para fora do aqua.

è claro que com esse ph ficava bem fazeres um aqua de ciclideos africanos aqui deixo-te um link:

http://www.bigskycichlids.com/

Abraços.

Pic_6212_10.jpg
Publicado:

obrigado mais uma vez!! já agora se me pudessem aconcelhar lojas na zona do porto onde pudesse encontrar os tão famosos ciclídeos africanos.. é sempre um risco um maçarico ir comprar peixes..

Publicado:

Boas,

Aqui vai :

http://www.drpez.net/panel/archive/index.php/f-42.html

http://www.aquaonline.com.br/peixes/peixes....php?operacao=1

Aqui podes escrever na origem "àfrica" e depois na familia escolher ciclidios e pronto

http://www.aquariofilia.net/forum/viewforum.php?f=21

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

o aquário tem 1,1m da comprimento, 60 altura e 35 profundidade, tem cerca de 150 litros de água. o filtro é um eihem aquaball 2212, queria um externo mas faltam os euros..