mariamena Publicado Outubro 31, 2005 Publicado Outubro 31, 2005 O meu aqua novo de 200L começou a ciclar na 4ºf da semana passada , ficou logo imediatamente uma névoa enorme como já referi noutro post anterior. Fiz tudo o que os técnicos me mandaram, manter a luz acesa , plantar umas plantas , plantei logo o máximo , colocar uns peixitos do aqua de 60L, e ir alimentando os bichinhos , até aqui tudo bem. Hoje é segunda à noite, disseram-me que em 8 dias já poderia colocar os restantes peixes , mas acontece o seguinte : o amoníaco tem estado a subir , os nitritos também, os nitratos nem sei, e o pH cada vez mais alto . Consulto as tabelas , e sossegam-me, mas eu todos os dias adiciono bactérias nitrificadoras , para acelerar o processo . Durante a instalação do aqua, foi misturado no filtro externo um desencadeador do processo de ciclagem ........ Isto é normal???? Será que até 4ºf estará tudo normalizado ??? Hei-de fazer um TPA antes de colocar os peixitos lá dentro , de quanto??? Obrigada mena Citar
FBIpt Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Só uma pergunta, quem te vendeu o aquario vendeu-te peixes logo a seguir? Se sim só queria mesmo vender e não ajudar! Tens de ter o aquario a ciclar por volta de um mês, é normal a amonia estar a subir está a fazer o seu ciclo. Eu nunca utilizei e não sei muitas opiniões sobre isso mas não ponhas mais bactérias deixa passar mais 3 semanas e depois sim deves tirar os resultados. Somente na 3ª semana se tudo já tivesse relativamente estável é que deverias comprar umas corys e assim para ver se estáva realmente tudo ok e só depois aos poucos ir completando a fauna, a pressa não liga com aquariofilia Tornei a ler o teu post e deu-me a entender que já tens peixes no aquario, diz-me que estou enganado PF Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Just_me Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 podes parar de por bacterias...provavelmente é a morte destas que está a fazer esses valores elevados! quanto a medidas na realidade so precisavas de uma...os nitratos, e é o que vais continuar a precisar. Tipicamente o ciclo processa-se desta forma: 1º-Aumento da amonia 2º aumento das bacterias da conversão amónia em nitritos 3º diminuição da amonia e pico de nitritos 4º aumento da colonia de bacterias que transformam nitritos em nitratos 5ºdiminuição das bacterias que transformam amónia em nitritos e sua estabilização- amónia vem a 0 6º pico de nitratos, queda de nitritos, diminuição e estabilização das bacterias que transformam nitritos em nitratos. primeiras trocas de agua para diminuir nitratos, inserção de peixes calmamente para as colonias de bacterias se ajustarem á carga biologica existente no aquario. conclusão, com boa filtragem apenas precisas de saber se os nitratos ja fizeram boom! contributo das plantas: ao consumirem directamente amonia presente na agua, retardam o crescimento das bacterias, no entanto, ao meteres peixes os picos de amonia e nitritos podem ser muito menores nem chegando a afectar os peixes, ou podem nem existir dependendo da quantidade de plantas e do tipo de plantas utilizadas. conclusão as plantas podem substituir o ciclo desde que em quantidade suficiente e desde que não se faça uma inserção muito rapida de toda a carga biologica. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Nuno Antunes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Boas Quem te disse que podias colocar os peixes ao fim de 8 dias enganou-te Pode demorar 8 dias, como pode demorar 10 ou 15 ou 30, não é exacto. A névoa inicial deve-se quase de certeza ao areão que não terá ficado totalmente bem lavado e ao encheres o aquário de água levantou algumas particulas. Não é nada de grave, nem nada que um bom filtro externo não cure. As plantas e a luz estão correctas, alguns (poucos) peixes também. o amoníaco tem estado a subir , os nitritos também, os nitratos nem sei, e o pH cada vez mais alto . O amoniaco a subir é normal, assim como os nitritos. Os peixes geram amoniaco na urina e a decomposição das fezes e comida não ingerida também. Sem teres ainda a colónia de bactérias totalmente estabelecida é normal o amoniaco subir até atingir um pico e depois começar a baixar. O mesmo se passará com os nitritos e por fim com os nitratos. O Ph é que não devia subir! Se ele está a subir é provavel que tenhas elementos calcáreos no aquário e deves retirar os mesmos, a não ser que queiras manter peixes de águas alcalinas. Deves ter atenção em relação aos peixes que tens no aquário de 200L. Se por acaso verificares que o amoniaco está em niveis perigosos, deves fazer uma TPA de 25% pelo menos para baixares a sua concentração pois este é mortal para os peixes. Fazeres a TPA atrasa ligeiramente o ciclo, mas é preferivel a matar aos peixes. As bactérias "engarrafadas" ajudam mas só se houver amoniaco para elas "comerem" caso contrário não servem de nada. Perguntas se 4ª feira está tudo pronto... não te sei dizer. O ciclo é: -Aumento gradual de amoniaco até atingir um pico e começar a descer -Aumento gradual de nitritos até um pico e depois diminuição. O ciclo só termina quando amónia e nitritos ficam a zero depois de terem estado em valores elevados. Nessa altura os nitratos devem ter valores elevados e é hora de uma TPA de 25%. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Just_me Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 é engraçado...toda a gente a escrever ao mesmo tempo sem saber dos outros e depois comparar as coisas Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Nuno Antunes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Parece-me que fomos consistentes Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
mariamena Publicado: Novembro 1, 2005 Autor Publicado: Novembro 1, 2005 Obrigada pelas vossas respostas , são esclarecedoras , embora eu tivesse estudado o ciclo do azoto ......, a pressa é que é inimiga , depressa e bem nunca fez ninguém. Quanto à ideia dos 8 dias para completar a ciclagem , foi dos técnicos da loja, mas não me venderam qualquer peixe, eu é que já os tinha num aqua de 60L sobrelotado , e digo mais se algum de vós conhecer o "Denitrol" da JBL , vão ver que eles "permitem colocar peixes ao fim de 3 a 4 dias , após a adição de uma 1ª dose tripla, e depois e durante 9 dias uma dose normal de "Denitrol", isto depois de os peixinhos já estarem lá dentro , a menos que seja uma má tradução . Mas percebi as vossas explicações . Reparei hoje que o amoníaco já está mais baixo e já há uma concentração de nitratos aceitável , cerca de 5 a 10 mg/L . Agora que o mal estará feito , porque acabei por colocar os peixitos todos no aqua , parecem-me estar bem , terei que ir controlando o amoniaco o amónio e os nitratos , bem com a relação com os nitratos , se os dois 1ºs parâmetros excederem os valores normais , reinicio o processo após uma TPA ( espero que não seja necessário ). Quanto ao valor de pH , é igual a 7,2 , estaria tudo bem se algumas das espécies que lá tenho não preferissem um pH de 6,5 a 6,8 . Bom, veremos , se tiverem alguma sugestão ou alguma correcção a fazer , agradecia que o fizessem. Obrigada mena Citar
Nuno Antunes Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Valores de ph até 7,5 são bem tolerados pela maioria das espécies de peixes. Acima disso é que já começa a ser território de ciclideos africanos. Em relação ao Dinotrol... bom a eles (tecnicos e JBL) interessa vender não é? Se te dissessem que demoram 15 ou 20 dias de certeza que não compravas o produto Produtos como o Denitrol ou o toxivec da sera são produtos de emergencia para usares quando algo corre muito mal (tipo morte maciça de bactérias), até porque o que fazem é apenas neutralizar a toxicidade... os compostos continuam lá na mesma e a precisarem de ser "processados". Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Joao Machado Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Boa noite. Receita de nitrivec, Denitrol, etc, CASEIRA : Vai-se a um filtro "Velho", retira-se parte da esponja e parte das "massas" filtrantes e introduz-se no filtro novo."Voilá" É mais barato e mais rápido. JPM Ps-> Grande parte da amonia existente na àgua é proveniente de restos de comida, urina e fezes. Sabendo que a urina e fezes estão "dependentes" da comida e que os peixes, não necessitando de regular a temperatura, necessitam de menos energia que por exol. os maimiferos....PARA QUÊ ALIMENTAR OS PEIXES NESTE PERIODO. Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Recommended Posts