ajuda urgente - discus doentes


Recommended Posts

tenho cerca de 10 discus todos doentes com a mucosa muito (palavra corrigida) baça e esbranquiçada com alguns focos de fungos branco tipo algodão. estou a fazer tratamento com mycospor e costapur mas não vejo grandes melhoras. já subi a temperatura e pouca coisa melhorou. que acham que devo fazer? ajudem-me pois têm morrido uns a seguir aos outros. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E assim nao percebo muito de discus, mas axo k devias de por uma colher de sopa de sal grosso de cozinha por cada 50 litros de água, fazer tpa´s diariamente e aumentar a temperatura mais um ou dois graus, esperamos opniões dos ''experts''....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Suponho que os peixes estão amontuados a um canto e o muco a "desprender-se" do corpo.

Se sim muito provavelmente tens aí a famosa praga dos discus.

Procura na net pois o unico tratamento que sei, de um livro, terá de ser feito durante 5 dias consecutivos com varias mudanças de agua a 100% ao dia, o que penso não poderás fazer. os peixes terão ainda de ser seguidos dia e noite.

Em manobra de desespero pesquisa na net e tenta aplicar permanganato de potassio pois já tem solucionado o problema.

Muda o máximo possivel de agua, de preferencia 100% e aplica.

Confirma a dose mas penso que seja 200mg/100 lt em aquario BEM LIMPO.

Segundo algumas opiniões o P. P. mata as bacterias dos filtros, outros dizem que nesta dose não.

Boa sorte.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

 

antes de mais, não desesperes! É o pior que te pode acontecer!!

 

 

Acho que antes de entrares em pânico e fazeres o que quer que seja convém que nos digas à quanto tempo estão assim os Discus. Se foi da noite para o dia, se colocaste alguma planta, tronco ou peixe novo no aquário...

 

De qualquer forma a minha sugestão vai muito no sentido da do João Machado, mas um pouco diferente. Apenas imaginado o estado dos teus Discus o que faría era colocar os Discus em permanganato de potássio (arranjas com alguma facílidade nas farmácias) mas em banhos curtos e intensivos na dose de uma pastilha para 50 litros. Não descuidava as mudanças de água e a constante limpeza da filtragem mecanica e quimica!

 

 

Depois optaría pelo sulfato de cobre, pois parece-me teres aí Costia (dependedo do tempo que os teus Discus estão assim).

Na praga dos Discus geralmente nem tens tempo de os tratar, pois morrem em poucas horas. Só por curiosidade, foi feito um estudo, julgo pelo Dr. Untergrasser, em que se retirou uma gota de água de um aquário com p+raga dos Discus e colocou-se essa gota num aquario de 300litros. Em 3 dias já não havia nada. Felizmente em Portugal isso não é muito frequente, e há mesmo gente que não te deixaria entrar em casa se suspeitasse que os teus discus tinham a praga dos Discus.

 

 

Deixo-te o meu contacto se precisares de mais alguma coisa: 916014341

 

 

Boa sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois parece que tou bem lixado. acho que ja descobri a causa desta catastrofe. eu na semana passada comprei areão fino e depois de lavar coloquei no aqua que por sinal ficou bem bonito mas que causou esta _"praga". já me morreu um peixe antes de ontem e amanha penso que estará outro morto. acho que os vou isolar num aqua de 70l e colocar o permanganato de potássio. mas tenho uma dúvida, tenho que mudar a àgua todos os dias? eu retirei um discu adulto para um aqua que tenho plantado, ele não evidencia nada da doença mas é melhor não o voltar a juntar com os outros não e?

bem, so me resta agradecer a ajuda e tentar salvar alguns exemplares.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

 

 

é preferível não juntares esse disco grande Se dizes que ele está bem, deixa-o estar para já.

 

 

Faz então o tratamento com o P.P. e boa sorte com isso. Convém fazeres mudanças de água acentuadas todos os dias. O PP é um poderoso oxidante (pode até usar-se para aumentar o potencial redox), o que te faz variar muito os parâmetros, principalmente Amónias...

 

 

Boa sorte e vai-nos mantendo ao corrente,

Vitor Melo

 

PS: Tudo o que entre no meu aquário, seja planta, tronco, peixe, rocha..., leva um banho de PP, para baixar os riscos de contaminação!

 

PS2: Tem cuidado que o PP baixa drasticamente o O2 dissolvido!

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cada vez estou mais convencido que foi do areão que coloquei recentemente. apenas o passei por agua! só a fazer asneiras e que nós aprendemos. bem, vou tentar safar alguns. não estão piores mas é melhor prevenir que remediar. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

felizmente consegui recuperar a amaior parte dos discus que tinha. morreram dois mas a maior parte deles safou-se. fiquei super impressionado com a prestação do permanganato de potássio. acho que vou começar a utilizar mais vezes o produtosmpara digamos que esterilizar, desinfectar seja o que for sem danificar a mucosa dos peixes.

agora vou estabilizar as mudanças de àgua e vou aproveitar para os esterilizar com tenilvet, para ver se têm parasitas internos. uma situação que me impressionou muito foi o poder de limpeza do PP, pois a àgua ficou super cristalina, digamos que nunca tive o aqua assim. bem espero ajudar o pessoal que tenha a msm situação. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Bruno.

Fico contente por teres conseguido recuperar alguns.

Caso tenhas feito o tratamento no aqua principal, com filtros, vê o comportamento das bacterias e diz alguma coisa.

Há correntes de opinião que dizem que nessa dosagem elas não são afectadas.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no aquario amazónico que tenho não tem nem camarões nem caracois dos ditos normais. os caracóis que tinha morreram com o tratamento, "ainda bem" pois eram parasitas. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bruno. O joão Machado e o Vitor têm muita experiência nisto dos Discus e aconselharam-te muito bem.

Reflectindo um pouco sobre as causas e analisando uma frase que tu escreveste:

 

agora vou estabilizar as mudanças de àgua e vou aproveitar para os esterilizar com tenilvet, para ver se têm parasitas internos. uma situação que me impressionou muito foi o poder de limpeza do PP, pois a àgua ficou super cristalina, digamos que nunca tive o aqua assim.

 

Tenho duvidas que tenha sido o areão que te tenha transportado o agente causal, ainda para mais se o areão não veio de nenhum aquário em funcionamento que tenha tido problemas. Também me parece que não tenha sido a praga dos Discus , se não não te terias livrado dela com tanta rapidez e com tão poucas baixas.

Parece-me si que tenha sido uma infecção bacteriana devido a excesso de materia organica e consequente diminuição do O2 dissolvido,no teu aquario ( daí o permanganato ter oxidado a materia organica e a água ficar muito transparente).

Costumas limpar os filtros mecãnicos ( esponjas e substituir a lâ de vidro)?

Aspiras regularmente o fundo?

Usas muita comida congelada?

Tiveste algum filtro com débito baixo ?

 

O tenilvet ( prazinquantel ) só mata Gyrodactiuls e Dactylogirus ( vermes da pele e das guelras ) e ténias intestinais . Não apanha flagelados intestinais. Talvez fosse melhor dares metronidazol na comida e aguardar para ver se necessitas de fazer o tenilvet.

 

Vitor só uma correcção ligeira: o PP aumenta o oxigénio dissolvido ( é oxidante como disseste ) e não o contrário. O problema é que ´´as vezes oxida até as branquias :P se exageramos na dose.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno

 

Acho que o pessoal já disse tudo...

No entanto quero-te alertar para o facto de que caracois mortos é matéria em decomposição e depois de um tratamento com PP o filtro não está bom de certeza!!

Tem isto em atenção e não deites tudo a perder :wink:

 

 

Boa Sorte

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu deixei esta semana o filtro a tirar o resto da porcaria depois do tratamento. já adquiri novos materiais filtrantes e este fim de semana, especificamente hoje vou proceder à troca desses. comprei lã de vidro. carvão activado e turfa em granulado, acho que chega para estabilizar a àgua. no entanto vou fazer uma pequena mudança de àgua, cerca de 15%. se acharem que falta alguma coisa digam. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Segundo o texto do Link que te enviei o P. P. nessa dosagem NÃO mata as bactérias do filtro.

Aproveita parte das massas de fixação de bactérias até para veres se o aqua cicla mais depressa e assim termos a "prova dos 9" se o P. P. mata ou não as Bactérias.

 

Rui Ferreira de Almeida:

Ainda não me esqueci dos salmonetes, para a PRIMAVERA SERÁ EFECTIVADO O CONVITE.

Os discus finalmente estão a "atinar", neste momento, caso vinguem as ultimas duas posturas, atinjo os 500 :( .

Qual a tua opinião em relação ao P. P. e às bactérias dos filtros?

Um abraço aos participantes.

João Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

Concordo parcialmente . Ou seja, em doses baixas todos os desinfectante, tipo formalina e PP nunca esterilizam o aquário . Matam apenas PARTE das bacterias . Tudo depende da dose e da frequençia do tratamento e do numero de bacterias presentes no filtro à partida .Se o filtro estiver bastante " maduro" geralmente aguenta. O que há que fazer é controlar com testes a amonia e os nitritos. Em caso de emergençia faz-se mudas de água e coloca-se anti-amonia.

João quando vieres a Cascais avisa para te mostrar o meu aquario. Tem que ser é à noite par o veres com as luzes ligadas.Quanto aos salmonetes lá estarei :wink:

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais