mariamena Publicado Outubro 30, 2005 Publicado Outubro 30, 2005 Como posso manter o valor de pH estável , sem estar sempre a adicionar químicos, nomeadamente "Aquacid" ???? Preciso de um pH ácido e normalmente está sempre , está sempre mesmo básico, pH= 7,2 na melhor das hipóteses . A água da torneira é básica . Obrigada mena Citar
miguel angelo 2 Publicado: Outubro 30, 2005 Publicado: Outubro 30, 2005 Boas, Usar turfa,inserir na decoração troncos,e utilizar injecção de CO2. Agora falta saber se o areão ou a decoração tem elementos calcários que fazem aumentar o PH. Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
mariamena Publicado: Outubro 30, 2005 Autor Publicado: Outubro 30, 2005 Obrigada e onde posso eu arranjar turfa ???? Mas primeiro terei que colocar o pH a 6,5 - 6,8 , e depois usar turfa??? mena Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 30, 2005 Publicado: Outubro 30, 2005 Olá. e onde posso eu arranjar turfa ???? Mas primeiro terei que colocar o pH a 6,5 - 6,8 , e depois usar turfa??? Turfa granulada ou em fibra (aconselho a granulada) podes comprar em qualquer loja de aquariofilia. A turfa por si só, vai diminuir o pH. Depois, consoante a quantidade usada e os parâmetros químicos iniciais da água do teu aquário, mais alto ou mais baixo será o pH final da água do teu aquário. Por exemplo, se dizes que tens o pH inicial alto, poderá ser um bocado difícil baixá-lo. Aconselho-te a teres troncos dentro de água. Poderás é não gostar muito de um dos side-effects. A turfa deixa a água amarelada/acastanhada... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
arabin Publicado: Outubro 30, 2005 Publicado: Outubro 30, 2005 a turfa podes encontar em lojas de aquariofilia quanto as tuas duvidas, não necessitas baixar o Ph uma vez que a turfa ja o vai baixar... eu uso turfa no filtro... coloco a turfa dentro de um bocado de uma meia de vidro e coloco no (filtro interno) local onde deveria tar o carvão, faço sempre isto cada vez que faço um TPA... como não sei como é o teu filtro não sei como poderás fazer... Cumps Citar
Paulo Silva Publicado: Outubro 30, 2005 Publicado: Outubro 30, 2005 ou colocares agua de uma fonte que venha de mina eu perto de minha casa tenho uma que sai a 5 por isso nao a posso utilizar mas eu quero a 7 Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 30, 2005 Publicado: Outubro 30, 2005 Olá. ou colocares agua de uma fonte que venha de mina Eu não percebo nada de Geologia (quem sabe se o Domingos Leitão ou o Space Cowboy, não dão uma ajudinha), mas águas de mina, geralmente têm minerais inorgânicos dissolvidos na água, que além de baixarem o pH, são também extremamente tóxicos... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
hatchim Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 Eu acho que a melhor solução será usares um buffer (tampão) para o Ph desejado, isso da turfa é muito bonito mas no meu caso quando tentei a turfa o meu ph desceu que nem um doido e desesti da turfa e quando usei o buffer realmente funcionou, agora posso usar a gua da torneira directamente no aquario que o ph nem mexe. Essa é a minha experiÊncia para o meu tipo de agua da rede, para ti pode haver outras soluções, mas acho que deves ter em conta esta tambem. Citar
Babo Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Eu acho que a melhor solução será usares um buffer (tampão) para o Ph desejado, isso da turfa é muito bonito mas no meu caso quando tentei a turfa o meu ph desceu que nem um doido e desesti da turfa e quando usei o buffer realmente funcionou, agora posso usar a gua da torneira directamente no aquario que o ph nem mexe.Essa é a minha experiÊncia para o meu tipo de agua da rede, para ti pode haver outras soluções, mas acho que deves ter em conta esta tambem. Podias explicar o que é um buffer(tampão)? Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Olá. Um Buffer/Tampão, é uma solução aquosa de um ácido mais um sal solúvel da sua base conjugada, em iguais concentrações. O bom dessa solução é que suporta a adição de ácidos e bases, variando pouco o seu pH. Uma solução tampão boa, é dissolveres Carbonato de Cálcio em água, que é o que acontece nos mares e oceanos. Neste caso, o ácido é o Bicarbonato e a sua base conjugada é o Carbonato. Com este equilíbrio, consegues estabilizar o pH a 8.2-8.4 que é o pH de todos os mares e oceanos. Quanto ao uso de buffers/tampões nos aquários, eu desaconselho isso. Primeiro de tudo, se forem à base de Fosfato/Ácido Fosfórico, podem potenciar o aparecimento de algas. Segundo, cada vez que trocares a água do aquário, vais ter que adicionar mais buffer. Sem contar, que se a água for muito dura, vais ter que gastar muito buffer. A minha opinião vai para tentares arranjar outra água, ou então, misturares a água da canalização com outra água mais mole. Outra solução que tens, é dedicares-te a peixes que sejam de águas parecidas à da tua canalização, tal como Ciclídeos Africanos. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Novembro 1, 2005 Publicado: Novembro 1, 2005 Olá, obrigado pela explicação, além de ter percebido tem lógica no pouco que percebo de quimica. Gostei muito da explicação. Obrigado. Citar Anti-Canon lol
hatchim Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Actualmente a maior parte dos buffer estão isentos de Fosfato/Ácido Fosfórico e conjugados com reguladores neutros (ph=7) pode-se conseguir o ph que se quizer. Posso te dizer que algas tinha antes do uso do buffer agora não. Não estou a dizer que o buffer tirou as algas mas que elas não proliferaram com o uso do buffer isso garanto-te porq agora não tenho uma alga e dantes pareciam cabelos agarrados aos vidros. Citar
Artur Jorge Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 A propósito do buffer queria só dizer o seguinte: Eu já utilizei um da marca waterlife target 6,5 e realmente ele baixa o ph o problema é que não o estabiliza, o ph no meu aqua continuou a descer gradualmente. Que outra marca recomendam? Citar
hatchim Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Seachem acho que é assim que se escreve Citar
Luís Fortunato Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Olá de novo. Actualmente a maior parte dos buffer estão isentos de Fosfato/Ácido Fosfórico e conjugados com reguladores neutros (ph=7) pode-se conseguir o ph que se quizer. Não percebi... estás a dizer que podes fazer uma solução tampão com o pH que quiseres, fazendo uma mistura entre um tampão muito ácido e outro neutro? É isso? É que se for, acho muito estranho Não faz grande sentido. Óbvio que os tampões não são apenas à base de Ácido Fosfórico/Fosfato. Apenas indiquei este, porque é dos mais usados. Mesmo em química. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
mariamena Publicado: Novembro 3, 2005 Autor Publicado: Novembro 3, 2005 Obrigada eu comprei hoje o Buffer , 5,8 - 6,8 , da "Seachem" , penso que sei usá-lo , para 200 L, adiciono no aqua dissolvido em água 5 colheres de chá. Também comprei um tronco e turfa granulada para colocar no filtro . Será que devo juntar tudo ???? ou vou por partes ???? O que será mais saudável para os peixes ??? penso que o tronco , mas eu não gosto da água amarelada e terei o mesmo problema com a turfa . Mais uma vez obrigada pelas vossas sugestões , mena Citar
hatchim Publicado: Novembro 4, 2005 Publicado: Novembro 4, 2005 A turfa e o tronco vão te fazer a água amarela de certeza, há quem diga que se adicionares ao filtro carvão activado vai fazer desaparecer o amarelo da água mas não sei se é verdade. Esse buffer conjugado com o natural regulator ph 7 também da seachem consegues um ph certo conforme as proporções. Vai adicionando o buffer todos os dias até teres o ph que queres, quando conseguires pára com buffer. Adicionando só de tempos a tempos. Citar
mariamena Publicado: Novembro 5, 2005 Autor Publicado: Novembro 5, 2005 "Hacthim" , tens a certeza que o buffer estabilizou a formação de algas que segundo sei formam-se devido a uma alta concentração de fosfatos ( isto as algas, ou seja muitas algas , alto teor em fosfatos ) é que se assim for , com um tiro mato dois coelhos ............. Estive a medir os fosfatos e estão elevadissímos , o que me levou a colocar no filtro um granulado que estabiliza / neutraliza o efeito dos fosfatos , e se o buffer também ajudar , óptimo . Para já , em relação ao pH estou a conseguir oscilar entre 7,0 e 6,8 , queria menos um bocadinho . Obrigada , por enquanto ainda não coloquei o tronco , nem coloquei no filtro a turfa, estou a ver . Sim, em princípio , o carvão turará a coloração amarelada da água. Obrigada mena Citar
Joao Machado Publicado: Novembro 5, 2005 Publicado: Novembro 5, 2005 Boa noite. Maria parece que falta o essencial: - Que parametros ( Ph, Gh, Kh) tem a agua da torneira? - Para quê a agua "acida"? Cumprimentos. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Rafa Publicado: Novembro 6, 2005 Publicado: Novembro 6, 2005 Todos podem ter muita razão, mas acho que deviamos ir pelo lado do João antes de tudo, até porque mesmo que tenhas tudo muito estável no aquário, vais ter sempre que fazer as trocas de àgua e nesse momento alteras o ph, Bye Bye estabilidade! Mesmo que consigas poupar muito em químicos tendo o aquário com parâmetros estáveis, vais ter sempre que tratar a àgua da torneira para igualar os parâmetros do aquário. Senão sempre obterás uma alteração mais ou menos brusca dependendo da quantidade de àgua que trocares. Acho que esta é a única maneira, sofro do mesmo mal que tu e a minha solução para a estabilidade é mesmo testar a àgua da torneira e trata-la com os químicos antes d a pores no aqua. Eles vao acompanhar-te sempre. Fica Bem espero ajudar-te Citar
hatchim Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 O buffer não establiza a formação de algas o que quiz dizer é q o buffer está isento de fosfatos e afins de que as algas se alimentam. Seria boa opção colocares um tronco no aquário porque favorece a libertação de certos ácidos que influenciam a baixa de ph. Nota o buffer tem a grande vantagem de quando fizeres as TPA o ph não alterar muito e o ajuste de ph até é melhor fazer nas TPA e não na água do aquario Citar
mariamena Publicado: Novembro 8, 2005 Autor Publicado: Novembro 8, 2005 "Hatchim" , já pus um tronco no aqua . O pH tem estado estável , 6,8 , não há grande necessidade que baixe mais , penso que os discos se aguentam com este valor . Quanto à turfa , ainda não a pus no filtro, estou a ver se isto passa assim .......... Agora , por voltarmos a falar em fosfatos eu continuo com eles altos , estão a baixar mas porque pus um granulado no filtro , também da Seachem ( se não for assim que se escreve , é quase .......) , costuma resultar . Também pus uns peixitos , os ottos , que parecem que gostam de limpar as plantas e logicamente as algas , pelo menos os fios que havia ,desapareceram. Obrigada. mena Citar
hatchim Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 O teu aquario ainda é recente?? Se sim é normal que aconteça uma proliferação de algas ao inicio mas não te preocupes que vão desaparecer Citar
mariamena Publicado: Novembro 9, 2005 Autor Publicado: Novembro 9, 2005 é recente é , está a finalizar a ciclagem . Obrigada Citar
Recommended Posts