Recommended Posts

Publicado

Boas tenho um ciclideo doente, é um juvenil ainda, comprei-o ha umas 3 semanas, ao principio ele comia bem mas passado prai uma semana começou a deixar de comer e a cuspir a comida outra vez para fora e a fazer umas fezes transparentes ou para o esbranquiçado... Há muito tempo q nao tinha este problema, acho são parasitas intestinais, de qualquer maneira os peixes que me lembro ter tido esta doença (ha ja muito tempo) acabaram por morrer... Ja experimentei por um produto chamado EKTOL mas aparentememente nao fez nada... Ha algum tratamento eficaz para isto???

PS: ele ta com mais 3 peixes diferentes e todos os outros estao bem, comem bem e a desenvolver-se...

Qualquer ajuda é bem vinda, estou triste de ver o peixinho a definhar sem poder fazer nada por ele... :twisted:

Publicado:

Que ciclideo é?

Se forem parasitas intestinais há algumas coisas que tens de fazer:

- Retirar o peixe imediatamente para outro aquário para ser tratado, antes que contamine os colegas

- Medicar os peixes em condições (supostamente) com um antiparasitas misturado na comida.

- Medicar o peixe retirado também com um antiparasitas.

Tens no mercado 2 produtos que em conjunto e por relatos que li parecem funcionar bem:

- Sera bactopur direct (comprimidos)

- Flagyl (medicamento humano em comprimidos contra parasitas intestinais, vende-se na farmácia em embalagens de 20 e penso também que de 40)

Para os peixes que comem, misturas na comida. Para o outro peixe misturas na água... deves fazer curativo pelo menos 2 vezes por dia com intervalos de mais de 8 horas (de manhã e à noite por exemplo) e TPA's diárias de 25 a 50% com aspiração do fundo para retirar todas as fezes infectadas.

Em relação ao flagyl os dados que disponho indicam um comprimido de 250mg por cada 40L de água (o comprimido deve ser esmagado e misturado num pouco de água e depois adicionada a mistura ao aquário).

Estes dados são para uso em tropheus mas calculo que seja a mesma coisa noutros ciclideos.

Em relação ao bactopur direct tens as instruções no folheto.

A razão de 2 curas diárias é que o componente activo do flagyl (metronidazol) só tem uma vida de cerca de 8h na água.

Vou mudar este tópico para a secção de doenças até porque pode alguma parte do procedimento que te indico estar errada ou haver outras formas.

Boa sorte com o teu peixe.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas, vou ver se arranjo algum dos medicamentos que disseste, o problema é que de momento nao posso retirar o peixe para outro aquario porque o que fazia de hospital ja esta ocupado por outro (devia ter mais aquarios!), por isso acho vou ter de fazer esse tratamento no aquario onde ele esta.

Obrigado pelas dicas Nuno ;) !

Publicado:

Olha, o flagyl é capaz de ser com receita. Na minha farmácia perguntaram-me se ir trazer a receita depois... havias de ver cara do farmaceutico quando lhe disse que o flagyl era para os meus peixes ;)

Se lhes explicares que é para os parasitas intestinais dos peixes, em principio não terás problemas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Se encontrares metronidazol sem ser em flagyl avisa... também preferia metronidazol em pó (já procurei e não encontro) mas acho que em portugal e sendo uma "droga" não se encontra assim à venda de qualquer maneira.

Há marcas de aquariofilia que vendem metronidazol em pó, se não estou em erro a seachem é uma delas mas pelos preços que vi lá fora, como em tudo o que é para aquariofilia, prefiro pagar os 2,98€ pela caixa de 20 comprimidos e ter o trabalho de os esmagar :)

Além de que como cada comprimido tem 250mg de metronidazol é uma medida certinha.

Mas se encontrares em pó dá um toque.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Hmm esqueci-me que hoje é feriado, vou ver se arranjo amanha o produto. Tive a ver no indice terapeutico e o metronidazol ca em portugal so se vende em comprimidos, óvulos (comercializados pelos lab Vitoria = Flagyl) e em sacos de 200 ml (mas estes exclusivamente para uso hospitalar uma vez que é usado de forma endovenosa), não há nada em pó... Espero que tenha servido de ajuda...

Bom feriado :shock:

Publicado:

Boas Nuno,

Já comprei o metronidazol e confirmo que nas farmacias ca em portugal este medicamento não se vende em pó, de qualquer maneira, até são fáceis de desfazer nem dá assim muito trabalho :? vou aguardar uns dias e esperar pelos resultados. Já agora sabes quanto tempo mais ou menos devo esperar para saber se o medicamento fez ou nao efeito? E qual o tempo maximo da duração da terapêutica?

Cumps

Publicado:

Boas

Só hoje por aqui passei... tenho andado ocupado com os meus tropheus :wink:

A terapeutica dura no máximo uma semana com 2 doses diárias.

Verificas se o flagyl está a fazer efeito se começares a ver os peixes a comer e as fezes menos esbranquiçadas.

Se eles comerem bem é misturar flagyl na comida... acelera a cura e é bem mais eficaz que só diluido na água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi