Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Deparei-me de as uns tempos para cá, no meu aqua de agua fria e de carassius arautus, as minha anubias estão carregadas de algas pretas e em forma de pelo (3 a 5 mm).

Decidi usar o GreenX para controlar os fosfatos. Mas a situação não alterou nada.

A que se fica a dever estas algas ?

Pensei usar o Algol da JBL, mas parece-me que está direcionado só para algas verdes.

Alguem já se deparou quem este problema ?

Saudações amigas,

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Um amigo teve o mesmo problema e para resolver comprou um comedor de algas siamês... Ele diz que é bastante eficaz...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Publicado:

Caro Snam

O meu problema é idêntico ao teu, comecei a notar o aparecimento de algas green spot e de algas filamentosas (penso que se chamam assim, porque parecem cabelos e agarram-se às plantas e a tudo o que podem). Julgo que o meu maior erro foi a injecção de CO2 em demasia.

Estou a tentar controlar esta praga, através do corte das folhas das plantas que estão completamente infestadas, a aumentar a temperatuda da água, TPA´s mais frequentes, a reduzir o tempo de exposição à luz, a diminuir gradulamente a injecção de CO2 e introduzi uma nova espécie de peixes no aqua (na esperança de se alimentarem das algas), mas até agora não obtive grandes resultados.

Nota: O aqua em causa é um de 150x50x70 com bastantes plantas, tenho de luz 2x55w ligadas 10 horas por dia, e um filtro JBL Cristal Profi 500.

Caso consigas alcançar melhores resultados que eu, agradeço que me informes, eu farei o mesmo. Pode ser que entre ambos tenhamos alguma sorte.

Por acaso sabes o nome ciêntifico do comedor de algas siamês que te aconselhou mIstY?

Abraços

António Passinhas

Publicado:

Obrigado pela dicas :wink: .

Mas essa variedade de peixes será compativel com Carassius Arautus ?

Tb. nunca vi á venda, alguem sabe onde comprar ?

Saudações amigas

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Boas,

Onde comprar é fácil.

Mas estes peixes são de água quente.

Nome popular: Comedor de Algas Siâmes

Nome científico: Crossocheilus siamensis

Família: Cyprinidae (Ciprinídeos)

Origem: sudeste asiático

Sociabilidade: sozinho ou grupo

Comportamento: territorial

pH: 7.0

Temperatura: 26ºC

Tamanho adulto: 15.0cm

Tamanho do aquário: 150L

Penso que não seja a solução para o vosso caso.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

olá a todos.

referente ao Comedor de Algas Siâmes, tenho um no meu aqua juntamente com um caracol e até hoje não tive nunhum problema, inclusive com os restantes peixes Neons e Machados

Publicado:

algas negras filamentosas... nem são negras são mais castanho escuro escuro. uma praga.... mete-se em tudo desde de aquecedores areão pedras plantas. :lol: se são essas

cortar folhas afectadas, desinfactar ( limpar material ) mudas de agua mais frequentes, parar com fertilizante e menos luz.

não são algas , são cianobacterias. pelo que me lembro a luz pouco o nada intefere, mas se atenuares o tempo de luz melhor.

agora o remedio: Havia ou houve gente que foi bem sucedida, não descurando o que relatei mais acima, tratando o aqua com aspirina ( a da dor da cabeça ), era algo como um comprimido por 100 L de agua. Mas ja não tenho a certeza. deveria pesquisar isso novamente.

as algas deixam de serem pretas e passam a vermelhas, algo acontece, falta de oxigenio talvez... mas se resultou para outros porque não para ti ou nós.

Publicado:

Acho que encontrei a solução mais natural.

Como tenho um aqua a 25º C com PH 7,5 e povoado de Carassius Arautus, comprei um Plecostumus Albino.

Solução final :roll: ..... comer, comer e o rapaz conseguiu fazer desaparecer em dois dias as malfadadas algas.

As plantas estão lindas e retomaram um verde espectacular.

Espero que não haja iconveniente em combinar esta espécie com os Carassius Arautus :!: .

NB. Estas algas só surgiram com a entrada do filtro exterior, não quis comprar o chuveiro e a movimentação da agua tornou-se muito fraca. Talvez uma deficiente oxigenação, coincidência ou não tenho actualmente uma corina de ar instalada.

Saudações amigas

SNAN

Publicado:
Espero que não haja iconveniente em combinar esta espécie com os Carassius Arautus  :!: .

Não há problema nenhum eu também os tenho. :roll:

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos. :lol:

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif