Babo Publicado Outubro 29, 2005 Publicado Outubro 29, 2005 Alguém usa estes testes? Se sim podem-me explicar a que é que corresponde o nº de gotas até mudar de cor no teste GH e do KH Cumps. Citar Anti-Canon lol
Dinhogod Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 eu nao uso,mas sei que o gh é a dureza da agua,mas uma coisa,quando compraset os testes nao vinha as instruçoes la? Citar Betta project: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71207 Live Comunity http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74137 Aquarios: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry459695
nunomiguel Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 Dessa marca nunca user... Serão os graus? 1 gota = 1º de dureza, por exemplo? É o mais provável... Citar Cumprimentos, Nuno
Babo Publicado: Outubro 29, 2005 Autor Publicado: Outubro 29, 2005 nunomiguel disse: Dessa marca nunca user... Serão os graus?1 gota = 1º de dureza, por exemplo? É o mais provável... Mas queria era saber isso, mas com toda a certeza. Citar Anti-Canon lol
Sonhudo Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 Eu tenho da Tetra e é 1 gota = 1º de dureza Citar Eu
Alexandre Publicado: Outubro 30, 2005 Publicado: Outubro 30, 2005 Boas Babo :D Eu uso vários testes da Nutrafim inclusive o do GH e KH, não só pelo facto de serem precisos mas principalmente por serem de fácil leitura (coloração). Teste do GH: colocar 5ml da água a ser testada no tubo de ensaio e começar a adicionar o reagente GH gota a gota, deverá ter uma cor rosa, se aparecer logo na primeira gota uma cor azul então a água tem uma duresa total inferior a 20mg/L(ppm) de CaCo3, caso contrário vai-se adicionando gota a gota até a cor passar de rosa para azul, mediante o número de gotas multiplica-se por 20 ou seja: se a cor alterou de rosa para azul à quinta gota, multiplica-se 5*20=100mg/L, consultas a escala que vem nas instruções: 0 a 60mg/L - água mole 61 a 100mg/L - ligeiramente dura 101 a 200mg/L - moderadamente dura mais de 200mg/L - muito dura neste exemplo os valores (100mg/L) estavam no limite da àgua ligeiramente dura. Teste do KH: o procedimento è o mesmo embora a cor varie de azul para amarelo e a quantidade de gotas não se multiplica por 20 mas sim por 10mg/L (ppm) ou seja: se no teste a cor variar à quinta gota, multiplica-se 5*10=50mg/L, depoi è só consultar a escala: até 20mg/L - duresa carbonatada muito baixa/ ajustar se necessário de 20 a 80mg/L - duresa normalmente associado a um PH baixo mais de 80mg/L - exelente capacidade tampão/KH alto associa-se a PH alto Em àgua salgada de 101 a 125mg/L - ajustar o valor se necessário Resumindo no teste do GH, cada gota equivale a 20mh/L (ppm), no teste do KH, cada gota equivale a 10mg/L (ppm). Espero ter ajudado, fica bem Citar Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo
Babo Publicado: Outubro 30, 2005 Autor Publicado: Outubro 30, 2005 Perfeito era mesmo isso. Obrigado. Agora sabes converter para graus alemães? Cumps Citar Anti-Canon lol
Recommended Posts