jotil Publicado Outubro 28, 2005 Publicado Outubro 28, 2005 tenho o primeiro aquário a ciclar, tenho água do poço e tem dureza 3. A minha pergunta é estará bom para gupyes? tenho que medir sempre a dureza da agua dentro do aquario com que frequencia? como posso corrigir? ao fazer as tpas devo alterar a água antes de a colocar no aquário ou faço o teste depois de umas horas? Citar
Nuno Antunes Publicado: Outubro 28, 2005 Publicado: Outubro 28, 2005 E que ph tem essa água? A dureza que mediste é a dureza geral ou de carbonatos? Vais colocar plantas e injecção de co2? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
jotil Publicado: Outubro 28, 2005 Autor Publicado: Outubro 28, 2005 carbonatos, foi o que me recomendaram na loja, como comprei os testes so no domingo, e estou a começar nao vi o ph da água, mas anda à volta de 6,5 7. é necessário ter os 2 testes? Citar
Nuno Antunes Publicado: Outubro 28, 2005 Publicado: Outubro 28, 2005 À volta de 6,5 , 7 é muito vago. A diferença de 0,5 que para nós parece pouco é para os peixes uma diferença de ordem 5... ou seja ph 7 é 5 vezes mais alcalino que ph 6,5. Sendo água de poço eu aconselhava-te a medires o ph logo que a tiras , colocar depois um bocado num balde com pedra difusora ou mesmo um filtro interno pequeno e voltar a medir umas horas depois. É natural que apareça uma diferença grande pois as água de poço são normalmente muito ricas em CO2 e ao serem agitadas o co2 perde-se, provocando variações grandes de ph. Os guppies dão-se bem em quase qualquer tipo de água, embora prefiram e sejam provenientes de águas alcalinas. Mais importante que a água ser alcalina ou ligeiramente ácida é o ph ser estável e com esse kh tens de ter algum cuidado quer com troncos colocados no aquário quer com injecção de co2, para não arriscares a ter ph's muito baixos. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts