Recommended Posts

Publicado

São os meus primeiros Rásboras Harlequins, mas creio não ser normal que fiquem com algumas barbatanas completamente brancas, num caso duas barbatanas inferiores e noutro uma barbatana lateral.

Tenho os peixes á somente 3 dias, e tirando a coloração têm um comportamente aparentemente activo e saudável.

Tive um ramirezi com ictio, mas não creio que tenha relação com este caso.

Obrigado

Publicado:

Olá dervel.

Já colocaste a tua mensagem há uns dias, estava a ver se alguém (mais experiente do que eu, já que esta é a minha primeira resposta no fórum) te dizia alguma coisa, mas como ninguém disse nada, aqui vai...

Eu comprei 6 Rásboras Arlequins, três há 6 meses e os outros três há 4 meses. Entretanto morreram 2 (pouco depois de chegarem, há 6 meses), logo tenho 4.

O que verifiquei é que o mais velho, que era minúsculo quando o comprei, desde muito cedo tem um ponto branco brilhante numa barbatana lateral. É um ponto pequeno mas que se vê facilmente, chama a atenção porque brilha (é como se tivesse um pequeno brilhante espetado no corpo...). Há cerca de 2 meses apareceu a mesma coisa num dos outros Arlequins mais novos.

dervel, não se o que é (talvez barbatanas maltratadas?), nem sei se será o mesmo caso dos teus Arlequins, mas eles estão bem, por isso não estou muito preocupado.

Se alguém souber de alguma coisa pf diga...

Vítor Sampaio

Publicado:

Creio que é diferente já que preenchia toda a barbatana. Parece mesmo um fungo.

Isolei-os e estou desde então a tratá-los com sera mycopur, baktopur e costapur. Ao inicio achei que os ia matar por excesso de medicamentos mas como não sei o que é :D

A boa noticia é que o "fungo" está a desaparecer, as barbatanas já só apresentam vestigios nas pontas. Espero que mais um dia ou dois e eles fiquem ok :lol:

De qualquer forma muito obrigado pela tua resposta