Tropheus Temple 460L


RicardoBC

Recommended Posts

Nuno:

A unica coisa que sei que é uma mais valia dos duboisi( sem ser o preço ) e serem os mais sociaveis

Mais sociaveis em que aspecto? Mais tolerantes uns com os outros?

 

Se é nesse aspecto, pode ser verdade mas depende muito dos peixes. Por norma diz-se que os duboisi são mais tolerantes com os da mesma espécie mas pode muito bem acontecer de teres um hiper dominante numa colónia de tropheus duboisi e aí adeus tolerancia.

 

Também depende muito do espaço que exista e da forma como foram criados. Uma colónia colocada toda ao mesmo tempo é mais "branda" que uma colónia que foi construída ao longo do tempo e numa colónia de 20 elementos notarás menos agressividade que numa de 10.

De uma forma geral aconselha-se os duboisi a iniciados, mas pelo que tenho visto qualquer espécie de tropheus pode ser a escolhida por iniciados pois as dificuldades e os problemas potenciais são sensivelmente os mesmos. O que é importante é que a pessoa que os vai ter se informe devidamente do que pode esperar da espécie que lhe interessa para que não seja apanhada desprevenida.

 

Os meus tropheus, sendo sp black, estou à espera que sejam briguentos sem no entanto serem demasiado agressivos, um pouco à semelhança dos mbunas.

Até agora têm sido assim. Apesar de ainda pequenos já se perseguem pelo aquário fora, já se mostram (barbatanas totalmente levantadas,cores vibrantes) e já ensaiam pequenas escaramuças. Mas nada demasiado ostensivo, ou que se note intenção de danificar o "adversário", são apenas corridas e "eu sou mais bonito que tu".

Noto mais agressividade com intenção destrutiva nas julies que nos tropheus, por exemplo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O tópico está a aquecer... é assim que gosto.

Mas ainda ninguém comentou os parametros da minha medição à água do aquário, tou a precisar dessa dica.

 

Nuno falaste bem em relação aos tropheus, mas é como te digo para iniciados recomendam Duboisi, mas podes ter outras variantes, pois se tiverem problemas (doenças, etc) com duboisi terás também com outra variante qualquer. Estes peixes merecem dedicação, penso eu de que....

 

Vá digam alguma coisita e não vamos deixar morrer este topico. Hoje vou tentar colocar as fotos dos oscellatus gold que ja la tenho.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Comprei hoje o teste da NH4 (Amonia) e ainda bem que o fiz. Cheguei a casa e fui fazer umas mediçõeszinhas, já que ando em cima das condições da água, e deu isto :

 

Temp: 27,4ºC

PH: 8,87

KH: 10

GH: 15

NH4(Amonia): 6 :lol::wink::shock:

No2(Nitritos): 0

No3(Nitratos): 1

Condutividade: 916 uS/cm

 

Fiquei apavorado com este valor de amonia... Não sei bem o que fazer agora, por isso .... HEEEEEELLLLLLPPPPP MEEEEEEEEE!

 

Já agora o KH teima em não subir, tb não tou a ver maneira de o fazer subir ... HEEEEEELLLLLLPPPPP MEEEEEEEEE!

 

Vá uma ajudinha, não custa nada...

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não percebi se já tens os peixes.

 

A amónia é mais tóxica quanto mais alto o PH e bloqueia o fornecimento de oxigénio às células. Mantem esse aquário com muita aeração - ajuda os peixes e as bactérias. E a forma mais segura de baixar o nível de amónia é fazendo TPA's.

 

Esse aquário já tinha passado pelas fases todas do ciclo? Levou alguns peixes novos recentemente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em conversa com o Ricardo por MSN, concluimos que talvez o teste esteja estragado, dado que registou amónia a 6 em 3 tipos de água diferentes, sendo uma delas água de garrafão.

 

Temos que esperar por novos testes :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente foi isso que aconteceu, teste estragado e eu não reparei no prazo de validade, mas jé me devolveram o dinheiro. Fui a outra loja comprar outro e não havia, por isso ainda não tenho teste. Fiz TPA de 30% mais ou menos.

 

Mas uma duvida com que fiquei, com 2 peixes minusculos, comida, xixis e cocos deles, no meio de 460L, quando é que a amonia vai aparecer?? Se aparecer tem de ser a niveis muito baixos ou mesmo quase nulos, tou a pensar bem? Logo se não existe amonia, quando é que vão aparecer os nitritos?? E os nitratos??

 

Secalhar sou em que não sei bem o ciclo do azoto... :oops::?

 

MIGL, ainda não tou la, talvez so para Setembro, vai ser mais um obstaculo, como é que vou levar este monstro para la, e peixes, etc, etc..

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comprei o teste de amonia da Sera, e ja o fiz, deu 0 mg/l, nitritos e nitratos 0 tb....

Temp: 27,5

Conductividade: 764uS/cm

PH: 8,64

 

Baixou de 8,87 para 8,64 porque fiz muda de água e não adicionei os sais.

Achei que não valeria a pena.

Agora tenho uma duvida "existencial", como sei que o ciclo terminou e posso colocar peixes?

 

Tou a pensar em mudar a iluminação, tenho umas JBL Natur e Tropic, a Tropic dá um espectro muito amarelo que nao gosto, o que me aconselham? Devo realçar que são T8 de 36W.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a pensar em mudar a iluminação, tenho umas JBL Natur e Tropic, a Tropic dá um espectro muito amarelo que não (palavra corrigida) gosto, o que me aconselham? Devo realçar que são T8 de 36W.

 

Lâmpadas de cor 11:

 

Osram 36W 11/865

Philips 36W 11/860

Sylvania 36W 11/860

 

São lâmpadas para custar entre 2 e 4 euros.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em termos de iluminação tou arrumado. Adquiri uma JBL Marine Daylight, 15000K, 2600 lumies, portanto assunto encerrado.

 

Fiz testes:

 

Nitritos : 0

Nitratos : 0

Amonia : 0

PH : 8,9

Temp: 26,5º

 

Agora peço a vossa ajuda para estes 2 opções de fauna.

 

OPÇÃO 1 :

 

18-20 Tropheus Bemba, Ikola ou Duboisi (está dependente dos €€ e da importação da loja onde os vou adquirir)

5 Similis

5 Oscellatus Gold

5 Julies Transcriptus Gombi

2 Compressiceps Sumbu

 

OPÇÃO 2 :

 

10 Tropheus Duboisi Kigoma ou Maswa

10 Tropheus Ikola ou Bemba

5 Similis

5 Oscellatus

5 Julis Transcriptus Gombi

2 Tanganicodus irsacae (Kigoma)

 

Sinceramente agrada-me a 2a opção, mas há quem diga e talvez com razão, que em relação aos Tropheus, terei um macho dominante de uma das colónias, logo, terei uma colónia que ficará "abafada". O que é certo é que também já vi aquários com várias variante de Tropheus e parecem-me todos impecáveis, basta ver o da Redfish, tem la pelo menos 3 variantes diferentes.

Resta-me dizer que o meu aquário tem 150x50x68, penso que tenho condições para realizar tanto a Opção 1 como a 2.

Mas agora quero saber o que vocês acham e já sei que vou levar na cabeça do NAntunes :?:!:;):wink:

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois vais :wink:

 

Em relação às tuas opções eu tirava os conchiculas a ambas.

Para alem de poderem levar uma cabeçada de um tropheus mais passado da cachola existe mais uma situação que verifico agora com os meus...

É que os gajos são tão vorazes a comer que não chega comida nenhuma ao fundo... é de tal forma que até as julies que são peixes de rocha vêm à superficie para poderem comer um bocadito de comida, caso contrário os tropheus mamam tudo, chegam a ser 4 ou 5 a tentar morder o mesmo floco de comida parecem piranhas ;).

 

Não estou muito a ver um conchicula abandonar a segurança da sua concha e vir para o reboliço de peixes comer.

 

Fica então a questão de 1 colónia de tropheus como mandam as regras ou duas amostras de colónia.

Nesse caso eu ia para uma colónia apenas. É mais fácil de gerir baixas e à partida as garantias de reprodução são melhores, dada a situação de dominio garantido por 1 ou 2 machos, logo sexo com fartura :?.

Se fosses colocar 2 colónias de 20 isso já era outra história mas entre 2 de 10 ou 1 de 20 prefiro bem mais a segunda opção. E acredita... não é nada monotono.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havias de ver o aquario de Tropheus da Redfish Nuno...

Neste momento julgo que o setup é o seguinte:

- Tropheus Sp Black "Pemba"

- Tropheus Sp "Red Moliro"

- Tropheus Brichardi

- Casal de Tanganicodus Irsacae

- Casal de Similis

- 3 ou 4 Ocellatus "Orange"

 

Quando toca a hora de comer é bem verdade que os Tropheus são grandes bestinhas...Mas acredita...Os Ocellatus e principalmente os Similis não lhes ficam atrás e mandam-se à luta de forma incrivel...

O aquário da redfish é um exemplo de um aquário bem mantido e equilibrado, quanto a isso não há duvida.

Mas quantos de nós têm o know how para manter o aquário da redfish em condições e sem incidentes?

Não são todos os que se podem gabar de ter 3 espécies distintas de tropheus no mesmo aquário, todos eles com reproduções, não é algo fácil para quem se está a lançar em tropheus, com todos os erros potenciais que se podem fazer.

 

Referi os conchiculas porque os meus cá em casa só comem quando a comida passa perto das conchas, fora isso deixam-se ficar e não se aventuram.

Talvez por não terem competição (têm um aquário só para eles) se comportem assim.

 

Em relação aos tropheus ignorarem os conchiculas isso é normal, os tropheus ignoram todos os peixes que não os chateiem excepto outros tropheus da mesma espécie.

O que me referia não era propriamente um tropheus atacar um conchicula (não o fazem) mas sim "atropelar" um conchicula em alguma fuga desenfreada pelo aquário fora... embora uma situação rara ela pode acontecer.

 

Pessoalmente e com tropheus acho que devemos ir com cuidado e não nos metermos em grandes aventuras logo no arranque. Manter uma espécie de tropheus num aquário já não é trivial, quanto mais duas ou mesmo 3.

Acho que para quem começa 1 colónia é o caminho certo. É mais facil observar comportamentos, identificar peixes com problemas e aprender mais acerca da forma como os peixes da colónia se relacionam.

 

Claro que depois também interessam os objectivos do aquariofilo. No meu caso eu quero criar a minha colónia até eles terem idade de se reproduzirem (daqui por uns 7 meses talvez tenha as primeiras tentativas e talvez daqui por um ano mais ou menos tenha as primeiras criações com sucesso) e depois ver a nova geração a aparecer e crescer junto com os pais.

Nesse sentido, optei por uma colónia unica que, acho eu, me dá melhores garantias de sucesso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez conseguiram-me "abrir os olhos". Mas ainda bem que coloco estas questões antes de fazer/comprar alguma coisa.

Sendo assim, vamos ter algo do genero:

 

OPÇÃO 3 :

 

16 a 20 Tropheus Sp"Ikola" ou "Bemba" ou Duboisi Maswa ou Kigoma. Como digo está dependente dos €€, como sabem os Duboisi são bem mais baratos.

5 Similis

5 Oscellatus

5 Julis Transcriptus Gombi

2 Tanganicodus irsacae (Kigoma)

 

Penso que seja um aqua equilibrado.... so tenho pena de uma coisa... adorava ter os Compressiceps Sumbu Dwarf, mas como são carnivoros e iram estar a comer "erva" concerteza que não ficariam satisfeitos à hora da refeição. O que acham? 2 Compressiceps Sumbu Dwarf ou não?

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem....

 

Chegou a altura das definições, e com isso, o dia da encomenda dos tropheus, assim sendo, ficou definido 16 Tropheus Ikola.

Agora o que queria saber são 2 ou 3 coisas.

 

Como preparar a água para receber os meninos?

O que fazer na chegada deles?

Alimenta-los, sim ou não?

 

Ou seja, queria saber os passitos todos a tomar antes de levar os bichos para casa, quando eles tiverem para entrar no aquário e depois de estarem la dentro.

 

 

Espero uma ajuda vossa. Depois coloco as fotos.

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os primeiros passos acho que são sempre os mesmos.

 

1º-A água - parametros ideais para a espécie. Ajustamentos a fazer devem ser feitos todos agora, tal como a introdução de pedras , plantas, etc.

2º- Aclimatização - ou fazes no próprio saco ou arranjas uma arca térmica, fazes a adição de água do teu aquário aos poucos e lentamente( eu faço +- 1 hora), com pouca luz á volta para os bichos não "stressarem". Tira-os dessa água e mete-os no aqua,

3º- Só dás comida quando te aperceberes que estão mais calmos e familiarizados com o aqua. Se deres logo a comida arrisca-te a que não comam e que fique a podrecer no fundo.

 

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como preparar a água para receber os meninos?

Não precisa de preparações especiais... basta que esteja de acordo com as necessidades deles.

 

O que fazer na chegada deles?

Depende do tempo de viagem e das condições da água de transporte.

Medes a amónia e o ph no saco. Se a amónia estiver no vermelho é um brutal risco aclimatar os bichos pelo método convencional, podes-lhes provocar asfixia.

Não esquecer que a toxicidade da amónia aumenta exponencialmente com o aumento do ph por isso em aquários de ph elevado a aclimatação deve ser bem pensada.

Os meus quando vieram na importação tinha amónia a 10mg/l :( e ph a 7.

O que fiz foi equalizar as temperaturas, pescar os gajos com a rede e aquário com eles, não houve mais nenhum tipo de aclimatação.

 

Alimenta-los, sim ou não?

Quanto a mim não. Só se vires que estão demasiado combalidos. Normalmente eles são mantidos em jejum por 3 dias antes do transporte e podem passar até 1 semana sem comerem que não lhes causa dano.

Quando compro peixes nunca lhes dou de comer no dia em que chegam, só mesmo no dia seguinte.

 

Passo importante quanto a mim é stressar os gajos o minimo possivel.

Metê-lo no aquário, verificar se estão bem durante uma horita no máximo e nada de fotografias com flash por muita que seja a vontade!

Depois desligar as luzes do aquário e deixar os bichos em paz. É quanto a mim o melhor a fazer com tropheus, dado serem muito sensiveis a stress.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tal como prometido e depois de uma mudança de planos rápida, os meus Tropheus Bemba entraram ontem no aquário juntamente com um coleguinha novo e inesperado Petrochromis trewevasae.

 

São 14 tropheus, são lindos. Até hoje às 7h da manha estavam bem de saude, ontem quando entraram ficavam muito escondidos e não exploraram o aquário todo, mas hoje demanha ja andavam por todo o lado.

 

Agora desejem-me sorte....

 

Hoje prometo postar fotos dos Tropheus, do Petrochromis, dos oscellatus e dos similis....

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já venho atrasado mas vou postar algumas fotos. Peço desculpa pela qualidade, mas eu não consigo tirar fotos de jeito, e olhem que a máquina é boa, eu é que sou um péssimo fotografo, é um Sony DSC-H1.

 

So para informar, fiz ontem os testes :

 

Temp: 26,9ºC

PH: 8,3

KH: 10

GH: 14

NH4(Amonia): 0

No2(Nitritos): 0,025-0,05

No3(Nitratos): 1

Condutividade: 790uS/cm

 

Acho que devo fazer uns TPA's valentes, não acham?

 

Ora aqui vão as fotos, mais uma vez peço desculpa pela qualidade:

 

Foto 1:

Pic_4369_33.jpg

Foto 2:

Pic_4369_34.jpg

Foto 3:

Pic_4369_35.jpg

Foto 4:

Pic_4369_36.jpg

Foto 5:

Pic_4369_37.jpg

Foto 6:

Pic_4369_38.jpg

Foto 7:

Pic_4369_39.jpg

Foto 8:

Pic_4369_40.jpg

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era importante que metesses ai a fauna, ex:quantos tropheus, que estripe. ikola?simmilis ou multifasciatus!  

Obrigado

 

Se leres o que está escrito anteriormente responde a todas as tuas perguntas....

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Só quero que saibam uma coisa. Parece que vou ser "papai"... :( Tenho uma femea bemba com ovos na boca....

 

Não tenho aqui as fotos dela, mas prometo que logo coloco, até para o meu "GURU" me dar a opinião dele, apesar de eu já ter uma opinião quase 100% válida... :)

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena ena :P

 

Eu bem te dizia que adultos até compensava.

Não quero agoirar mas se a fêmea for novita é possivel que não dê em nada, as fêmeas de tropheus levam algum tempo a apanhar o jeito de incubarem até ao fim.

 

Mas o facto de já teres fêmeas de boca cheia é positivo. Mesmo que não dê em nada agora, de certeza que o responsável por essa boca cheia vai continuar a tentar com as meninas da casa e mais dia menos dia tens postura levada até ao fim :)

 

Os meus ainda são bébés... so lá para julho/agosto do ano que vem é que devo começar a ter as primeiras tentativas de postura.

Vai dando novidades.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro Nuno, vamos ver no que isto dá!

Ainda por cima não sei bem o que tenho de fazer, se mais tarde a tiro do áqua, se deixo la ficar, se tiro os bebés caso eles aparecam.. não sei bem o que fazer...

 

Vou esperar que o Eduardo que me tem dado umas dicas me diga o que se faz nestas alturas.

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais