Recommended Posts

Publicado

Tenho um Aqua de 100 cm da Aquapor, daqueles kits comprados no Feira Nova, mas que neste momento apenas o aqua e a calha pertencem ao kit.

Neste momento, finalmente, estou em condições financeiras para mudar para uma calha de iluminação mais adequada para as plantas que tenho vindo a colocor no aquário, que não são muito exigentes com a luz, apenas tem mais tendência a crescer em altura do que em largura.

Estou mesmo muito decidido pelas calhas da Lifetech, mas deparei-me com um problema, que pedia a vossa ajuda e experiência.

Tenho a calha de 80 e tal cm e a de 100cm.

A de 80cm apenas tem duas lampadas, que julgo ser o suficiente, e a de 100 já tem 4, mas posso apenas ligar duas.

O maior problema é o caber no aqua. Segundo os senhores da NATURLINE, a de 80cm cabe "à rasca" num aqua de 100cm, fica bem num de 98cm e não cabe num de 102cm. Ora após medida matinal, o meu aqua tem exactamente 100,3cm de comprimento.

Alguém aqui do forum tem um áqua igual e que já tenha passado por esta dificuldade ???

Abraço.

Publicado:

Olá.

Na verdade a de 86 cm tem ligeiramente mais potência que a de 100cm, apesar de só ter 2 lâmpadas. O que se passa é que os suportes são extensíveis até um certo ponto da calha. Não tenho uma calha nem de 86 cm nem de 100 cm mas sim de 75 cm e quero colocar num aquário de 90 cm. Com os suportes não chega pelo que decidi suspendê-la. Assim, o que te disseram está correcto e, ou compras a de 100 cm e usas os suportes ou então colocas a de 86 cm suspensa.

Publicado:

Mas atenção, a de 100cm tem 20cm mortos de cada lado. Onde estão os casquilhos e blastros. Por isso ficas sempre com 20 cm de cada lado do aqua que não tem luz directamente por cima.... A plantas que estão nesses "pontos mortos" curvam em dirceção ao "pontos vivos". Penso que só com a calha de 150cm é que este problema se evita em aquas de 100cm. Mas depois se calhar é luz a mais. :)

Eu

Publicado:

é lá... 20 cm em cada lado são 40 ao todo, o que faz com que fique com metade da calha aproveitada...

Acho um bocado de desperdício de luz versus espaço iluminado...

Algum sítio onde posso ver fotos dessas calhas ???

Todas as calhas têm esse problema ??? A que eu tenho da Aquapor, só tem uma lampada, mas ocupa o espaço do aqua todo, que é isso que quero...

Publicado:

Esta é a minha calha, tem 100 cm

calha002.gif

E este é o pormenor do espaço morto. É igual nos dois lados da calha

calha001.gif

Não faço ideia se outras calhas da mesma marca, mas com outros tamanhos, são assim.

Eu

Publicado:

Sonhudo, obrigado pela dica e pelas fotos, fiquei bastante mais esclarecido e desampontado ao mesmo tempo, porque gosto bastante do design das calhas da LifeTech, mas acho que esse promenor tira-lhes bastante performance.

Realmente quando dizes que a calha de 150cm é que resolveria o problema tens razão, mas aí já entra muito em conta o factor custo versus necessidade excessiva de luz...

Aproveito o tópico, para saber se alguém me pode aconselhar em relação à aquesição de uma nova calha, para substituir ou complementar a actual da Aquapor com apenas uma lampada, mas que desse para cobrir a totalidade da superfície do aqua, e ficar com uma relação igual ou menor de 1W/Lt.

Obrigado

Publicado:
Mas atenção, a de 100cm tem 20cm mortos de cada lado. Onde estão os casquilhos e blastros. Por isso ficas sempre com 20 cm de cada lado do aqua que não tem luz directamente por cima.... A plantas que estão nesses "pontos mortos" curvam em dirceção ao "pontos vivos". Penso que só com a calha de 150cm é que este problema se evita em aquas de 100cm. Mas depois se calhar é luz a mais.  :D

Não é bem assim... a luz não viaja numa vertical perfeita por isso não tens uma área escura, tens isso sim uma área de menor intensidade luminosa, não com 20cm é claro, mas que pode ser aproveitadas para colocar inertes ou plantas com menos necessidade luminosa.

Já no meio da calha a intensidade luminosa será talvez demasiado elevada pois cruzam-se 4 lampadas.

É uma questão de estudo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Mas atenção, a de 100cm tem 20cm mortos de cada lado. Onde estão os casquilhos e blastros. Por isso ficas sempre com 20 cm de cada lado do aqua que não tem luz directamente por cima.... A plantas que estão nesses "pontos mortos" curvam em dirceção ao "pontos vivos". Penso que só com a calha de 150cm é que este problema se evita em aquas de 100cm. Mas depois se calhar é luz a mais.  :D

Não é bem assim... a luz não viaja numa vertical perfeita por isso não tens uma área escura, tens isso sim uma área de menor intensidade luminosa, não com 20cm é claro, mas que pode ser aproveitadas para colocar inertes ou plantas com menos necessidade luminosa.

Já no meio da calha a intensidade luminosa será talvez demasiado elevada pois cruzam-se 4 lampadas.É uma questão de estudo.

Exactamente! Daí também a hipótese de poderes ter sempre a calha suspensa. Ao a elevares, a dispersão da luz é maior e consequentemente essa "área morta" ficaría mais iluminada e o meio não com tanta intensidade de luz. Consegues assim um equilíbrio.

Aproveito o tópico, para saber se alguém me pode aconselhar em relação à aquesição de uma nova calha, para substituir ou complementar a actual da Aquapor com apenas uma lampada, mas que desse para cobrir a totalidade da superfície do aqua, e ficar com uma relação igual ou menor de 1W/Lt.

Obrigado

Menos de 1 W/litro consegues sempre, tendo apenas 1 lâmpada noutra calha que adiciones. Se queres ter uma boa relação w/litros tens de ir mesmo para Lifetech ou outras calhas de alto rendimento que andam aí no mercado. Quanto a mim, se tivesse no teu lugar, não seria por aquele pequeno espaço onde não há luz directa, que me impediria de comprar essa calha, caso realmente precisasse da luz que ela proporciona. Tanto é assim que os meus aquários só têm destas calhas em cima. Penso que sejam as calhas de origem que estejam aí no mercado com melhor relação custo/quantidade de luz/estética.

Publicado:

:Fade-color Se reparem bem no que eu escrevi, é exactamente isso que eu digo. Que nesses pontos laterais o aqua não recebe luz directamente por cima. O que eu observo é que as plantas que estão mais ao lado se curvam em direcção ao centro. Como podem ver aqui na foto.

curvas.gif

Notem ainda o caule mais à direita? Todo esse grupo tinha o mesmo tamanho no inicio, e a que está mais à direita não cresce tão bem como as outras....

No meu caso, como é o meu primeiro plantado ainda estou a estudar as plantas, como se portam e como crescem, etc até decidir o layout final, por isso posso experimentar. Mas penso que a solução para estes 20 cm será mesmo plantas menos exigentes.

Já agora qual a altura que voçês recomendam para elevar e supender a calha?

Eu

Publicado:

Pessoal, muito obrigado pelas vossas preciosas dicas.

Já comprei a calha, acabei por alargar os cordões à bolsa e comprei a de 100cm.

Agora que já está em cima do aqua, posso ter a certeza que foi a compra certa, para o budget... a de 150cm, teria ficado 5 estrelas...

Só é pena a ligação de 2 ou 4 lampadas não estar dependente de fichas electricas separadas, assim dava para fazer o efeito de nascer e final de dia...

Mais uma vez o meu obrigado.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!