Marco Madeira Publicado: Outubro 29, 2005 Autor Publicado: Outubro 29, 2005 Oi marco, se as colocares ao lado do aquário o caudal não será o mesmo (será superior) que se as colocares ao lado da sump, a não ser que a sump ficasse ao lado do aquário, o que não é o caso. Quando dizes vazão queres dizer caudal não é? Sim... quero dizer caudal. Mas Alex, ja fiz o teste com uma bomba e acredita que esteja ela em baixo ao nivel ou em cima do aquario o caudal e sempe o mesmo... O único senão destas válvulas é o preço e alguma dificuldade em arranjá-las, mas não é coisa que não se resolva (o arranjá-las claro!). hummm... isso parece bem interessante. Sabes onde posso encontra-las e saber precos ?? Ricardo Pinto e Joao Soares... Squids nunca foram uma hipotese para a minha circulacao. Mas: 65cm - 5cm (travamentos e PVC) - 10cm (DSB) = 50cm. Não achas pouco??? (última tentativa). Ricardo... e capaz de ser, mas mais do que isso vai ficar muito alto para os meus pequenos bracos... e depois a manutencao obrigara sempre a banhos. mas como ja disse anteriormente ainda vou testar com a versao a 70cm a ver como fica. Testamos isso na segunda os dois ok. Para as bombas não ficarem a trabalhar em seco usaria também um alarme de nível. Mas como e que ficam a seco?? estao em loop interno com o aquario e sempre ferradas... nao percebi Ricardo. Ricardo Pinto... a ver se colocas aqui umas fotos. Joao Soares... sabes que podes ca vir quando quiseres. Abraço...
João SoaresRR Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 Acho que está por aqui uma falta de comunicação ou a opção CLOSED LOOP é mesmo novidade!! É muito simples A bomba fica por baixo do aquario e o pesca funciona por gravidade vai á bomba e siga outra vez para cima agora como é logico temos que colocar duas torneiras ( válvulas ) para quando se quiser fazer a manutenção fecha-se as válvulas e retira-se a bomba sem qualquer problema. Mesmo faltando a luz tambem não existe problema porque é sistema fechado. Na minha opinião é uma excelente solução. Marco seja o que for que precisares de acessórios apita que eu arranjo-te porque eu trabalho com isso diariamente. Abraço Aquariofilia ao mais alto nível. Abraço
Marco Madeira Publicado: Outubro 29, 2005 Autor Publicado: Outubro 29, 2005 Joao... como e que costumas montar os loops internos?? Com buraco para a recolha de agua, ou apenas tipo filtro externo com pvc e pinha de protecao?? Estou a pensar num unico furo que recolha a agua para ambas (50 mm) ? o que achas ? Pessoal... ja agora qual a fossa opiniao sobre o tamanho de buraco que permita uma recolha de 20.000 litros de agua? Talves 50mm? ou acham pouco ? Estive a trocar umas impressoes com o Pedro Borges e ele nos aquarios de exposicao na loja tem recolhas de agua com furo por baixo, que faz a recolha para o filtro externo e depois devolve por cima. Ele deu-me essa ideia e estou muito inclinado para ela visto que a colocacao desse furo por baixo e colocacao de um pvc de recolha uns 10cm acima da DSB e no meio da rocha viva tornaria a circulacao bastante mais eficaz ate para a filtracao visto que a agua seria forcada a passar pela rocha viva para se dirijir para a recolha. O unico inconveniente seria a obstrucao da pinha por algum animal morto ou qualquer coisa que a entupisse. Nesse caso teria de estar nun local de facil manutencao e com pouca rocha... Qual a vossa opiniao e ja agora como fariam a recolha para os loops se vossem vcs, que alternativas? Abraço...
Pedro Ferrer Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 Olá Marco Eu aconselhava-te a passar pela HugoDiscus, Aquaplante e/ou Waterlife, visto terem aquários do género que pretendes montar. Tenho quase a certeza que já fizeste isso... mas aqui fica uma observação. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 Sim... quero dizer caudal. Mas Alex, ja fiz o teste com uma bomba e acredita que esteja ela em baixo ao nivel ou em cima do aquario o caudal e sempe o mesmo... Marco, tens razão, eu é que fiz confusão. O nível de água do lado da sucção vai ser igual ao do lado da descarga por isso a altura de coluna de água entra como zero nas contas. Só poderás perder um pouco de caudal devido ao maior atrito provocado pelo comprimento superior das tubagens mas é desprezável desde que os tubos tenham o diâmetro correcto. hummm... isso parece bem interessante. Sabes onde posso encontra-las e saber precos ?? Posso tentar arranjar mas aviso-te que o preço não deve andar longe dos 700-800€. Eu sei que é caro mas o efeito que produz.... A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Ricardo Pinto Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 Bem... depois de mover alguma rocha, duas ou três pedras, consegui expôr mais ou menos o meu sistema de close loop. Vamos lá ver se agora com as fotos eu consigo explicar como funciona. Vou começar pelo tubo de pesca que está sensivelmente a 10cm do areão. Funciona tipo filtro externo, está sempre "ferrado" e se falha a electricidade ou qualquer coisa do género, como é um sistema fechado não esvazia o aquario. Destes tubos todos só aqueles dois que têm as torneiras laranjas é que pertecem ao close loop. Quando quero fazer manutenção à bomba, fecho aquelas torneiras que estavam na foto anterior e rodo aqui estas valvulas que estão à entrada da bomba, assim "saco" só aquele pedaço do close loop e vou fazer a manutenção à bomba. (Isto deve corresponder a uma vez por ano.. mas pronto ) Por fim está aqui uma das duas saídas de água do close loop, aqui neste caso tenho a liberdade de rodar mais para a esq. ou para a dir., isto por causa daquilo que já tinha dito anteriormente. Acho que ficou mais perceptível. Melhor do que isto Marco, era vires até cá ver ao vivo Já estás convidado. Abraço,
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 15, 2005 Publicado: Dezembro 15, 2005 Marco, não há mais novidades? Passado este tempo seguramente que a coisa já deve ter avançado bastante. Abraço Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Boas! Isto para mim é novo!!! Estive fora uns tempos e o resultado é este, ando desactualizado!!! Só tenho uma 2 palavras para descrever o projecto do nosso amigo Marco: MUITO FORTE!!! Posso dizer que um aqua desses era o que eu gostaria de ter, pois tem uma largura e altura muito boa para fazer um recife à maneira!!! Acho que é preciso ter uma grande cabeça para esquematizar isso tudo! Parabéns Marco! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO
Marco Madeira Publicado: Dezembro 16, 2005 Autor Publicado: Dezembro 16, 2005 Ola pessoal... ja esta montado e a funcionar a 70%... so falta a luz e a conclusao dos loops... as possibilidades de landscape sao interminaveis.. ainda nao cheguei ao que pretendo mas esta porreiro por agora. Assim que possivel coloco fotos... Abraço...
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Epá este pessoal só vai lá com fotos. Eu também estou a dever umas. Ficamos então à espera... Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts