Recommended Posts

Publicado:
Oi marco, se as colocares ao lado do aquário o caudal não será o mesmo (será superior) que se as colocares ao lado da sump, a não ser que a sump ficasse ao lado do aquário, o que não é o caso. Quando dizes vazão queres dizer caudal não é?

Sim... quero dizer caudal. Mas Alex, ja fiz o teste com uma bomba e acredita que esteja ela em baixo ao nivel ou em cima do aquario o caudal e sempe o mesmo...

O único senão destas válvulas é o preço e alguma dificuldade em arranjá-las, mas não é coisa que não se resolva (o arranjá-las claro!).

hummm... isso parece bem interessante. Sabes onde posso encontra-las e saber precos ??

Ricardo Pinto e Joao Soares... Squids nunca foram uma hipotese para a minha circulacao.

Mas: 65cm - 5cm (travamentos e PVC) - 10cm (DSB) = 50cm. Não achas pouco??? (última tentativa).

Ricardo... e capaz de ser, mas mais do que isso vai ficar muito alto para os meus pequenos bracos... :wink: e depois a manutencao obrigara sempre a banhos. :( mas como ja disse anteriormente ainda vou testar com a versao a 70cm a ver como fica. Testamos isso na segunda os dois ok.

Para as bombas não ficarem a trabalhar em seco usaria também um alarme de nível.

Mas como e que ficam a seco?? estao em loop interno com o aquario e sempre ferradas... nao percebi Ricardo.

Ricardo Pinto... a ver se colocas aqui umas fotos. :wink:

Joao Soares... sabes que podes ca vir quando quiseres. :wink:

Abraço...

Publicado:

Acho que está por aqui uma falta de comunicação ou a opção CLOSED LOOP é mesmo novidade!! :wink::wink:

É muito simples

A bomba fica por baixo do aquario e o pesca funciona por gravidade vai á bomba e siga outra vez para cima agora como é logico temos que colocar duas torneiras ( válvulas ) para quando se quiser fazer a manutenção fecha-se as válvulas e retira-se a bomba sem qualquer problema.

Mesmo faltando a luz tambem não existe problema porque é sistema fechado.

Na minha opinião é uma excelente solução.

Marco seja o que for que precisares de acessórios apita que eu arranjo-te porque eu trabalho com isso diariamente. :wink:

Abraço

Aquariofilia ao mais alto nível.

Abraço

Publicado:

Joao...

como e que costumas montar os loops internos?? Com buraco para a recolha de agua, ou apenas tipo filtro externo com pvc e pinha de protecao?? Estou a pensar num unico furo que recolha a agua para ambas (50 mm) ? o que achas ?

Pessoal... ja agora qual a fossa opiniao sobre o tamanho de buraco que permita uma recolha de 20.000 litros de agua? Talves 50mm? ou acham pouco ?

Estive a trocar umas impressoes com o Pedro Borges e ele nos aquarios de exposicao na loja tem recolhas de agua com furo por baixo, que faz a recolha para o filtro externo e depois devolve por cima. Ele deu-me essa ideia e estou muito inclinado para ela visto que a colocacao desse furo por baixo e colocacao de um pvc de recolha uns 10cm acima da DSB e no meio da rocha viva tornaria a circulacao bastante mais eficaz ate para a filtracao visto que a agua seria forcada a passar pela rocha viva para se dirijir para a recolha.

O unico inconveniente seria a obstrucao da pinha por algum animal morto ou qualquer coisa que a entupisse. Nesse caso teria de estar nun local de facil manutencao e com pouca rocha... Qual a vossa opiniao e ja agora como fariam a recolha para os loops se vossem vcs, que alternativas? :wink:

Abraço...

Publicado:

Olá Marco

Eu aconselhava-te a passar pela HugoDiscus, Aquaplante e/ou Waterlife, visto terem aquários do género que pretendes montar.

Tenho quase a certeza que já fizeste isso... mas aqui fica uma observação.

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:
Sim... quero dizer caudal. Mas Alex, ja fiz o teste com uma bomba e acredita que esteja ela em baixo ao nivel ou em cima do aquario o caudal e sempe o mesmo...

Marco, tens razão, eu é que fiz confusão. O nível de água do lado da sucção vai ser igual ao do lado da descarga por isso a altura de coluna de água entra como zero nas contas. Só poderás perder um pouco de caudal devido ao maior atrito provocado pelo comprimento superior das tubagens mas é desprezável desde que os tubos tenham o diâmetro correcto.

hummm... isso parece bem interessante. Sabes onde posso encontra-las e saber precos ??

Posso tentar arranjar mas aviso-te que o preço não deve andar longe dos 700-800€. Eu sei que é caro mas o efeito que produz....

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Bem... depois de mover alguma rocha, duas ou três pedras, consegui expôr mais ou menos o meu sistema de close loop. Vamos lá ver se agora com as fotos eu consigo explicar como funciona.

Vou começar pelo tubo de pesca que está sensivelmente a 10cm do areão.

closeloop1.jpg

Funciona tipo filtro externo, está sempre "ferrado" e se falha a electricidade ou qualquer coisa do género, como é um sistema fechado não esvazia o aquario.

closeloop2.jpg

Destes tubos todos só aqueles dois que têm as torneiras laranjas é que pertecem ao close loop.

closeloop3.jpg

Quando quero fazer manutenção à bomba, fecho aquelas torneiras que estavam na foto anterior e rodo aqui estas valvulas que estão à entrada da bomba, assim "saco" só aquele pedaço do close loop e vou fazer a manutenção à bomba. (Isto deve corresponder a uma vez por ano.. mas pronto :))

closeloop4.jpg

Por fim está aqui uma das duas saídas de água do close loop, aqui neste caso tenho a liberdade de rodar mais para a esq. ou para a dir., isto por causa daquilo que já tinha dito anteriormente.

Acho que ficou mais perceptível. Melhor do que isto Marco, era vires até cá ver ao vivo :P Já estás convidado.

Abraço,

logo.jpg
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas!

Isto para mim é novo!!! Estive fora uns tempos e o resultado é este, ando desactualizado!!!

Só tenho uma 2 palavras para descrever o projecto do nosso amigo Marco: MUITO FORTE!!!

Posso dizer que um aqua desses era o que eu gostaria de ter, pois tem uma largura e altura muito boa para fazer um recife à maneira!!!

Acho que é preciso ter uma grande cabeça para esquematizar isso tudo!

Parabéns Marco!

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Ola pessoal...

ja esta montado e a funcionar a 70%... so falta a luz e a conclusao dos loops... as possibilidades de landscape sao interminaveis.. ainda nao cheguei ao que pretendo mas esta porreiro por agora.

Assim que possivel coloco fotos... :wink:

Abraço...