Recommended Posts

Publicado

Ola!! sou inicianet e gostava de montar um akuario de agua salgada,gostava k me dissesem o k preciso e onde posso arranjar material...tipo escumador e preço s é possivel meter no forum,dpois umas dicas.

tenho um akuario de 54L 60*40*30

fikem bem

Publicado:

Tens alguma pratica em aquarios? Sabes onde te vais meter?

Aconselho-te a teres uma idea bem defenida do aquario que queres ter e fazer um projecto organizado.

Le alguma matéria sobre agua salgada e o que se passa la dentro. Define que tipo de aquario queres fazer. (Peixes? Recife? Sps's? Lps's?)

Escolhe um tamanho adequado. Muito pequeno torna-se mais complicado de estabilizar e ficas com pouco espaço parauma longa evolução. Muito grande talvez se torne muito dispendioso para um iniciante...

Aviso que não tenho nenhum aquario marinho, toda a informação que dou é por o que vou lendo e falando. Peço aos mais experientes que me corrigam se tou errado :twisted:

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

Boas.

Tal como tu, sou iniciante, embora tenha lido livros, revistas, sites etc . Tenho um aqário de 50 l, com dois filtros da EHEIM que deitam bolhas de ar no aquário (são ambos internos e também servem de bomba para fazer circulação), duas luzes de 14 w cada, e um termoestato da Newwatt (50w).

Não fui buscar a água ao cabo raso pois não tenho tempo, por isso decidi fazer a minha própria água salgada com água feita pela osmose e sal vendido em lojas de aquáriofilia, pois não se pode utilizar sal de mesa nem água da torneira, introduzi também um suplemento biológico da Nutrafin. Tenho a água assim desde sábado e daqui a duas semanas vou começar o investimento da rocha viva.

Também criei um site que te pode ajudar com algumas decisões: www.freewebs.com/aquariofilia

Espero que te tenha ajudado,

42

Publicado:

brigadao pela ajuda tiago e 42 sao bem vindas a d todos,

eu tenho um akuario da aquadream de 54L 60*40*30

cm termostacto

bomba

filtro

e vou comprar areao e um escumador

tencionava cmprar um peixe palhaço e uns corais, uam cosia pa pocuos peixes visto a dimensao do akuario

Publicado:

Boas.

Quando escolheres o escomador que vais utilizar mandas-me um m.p.?

Obrigado,

42

Publicado:

Meus caros,

Não façam asneiras! Os filtros não servem para nada e os Vossos aquários terão que ser bem pensados antes de colocarem seres vivos! Leiam alguma coisa antes de darem mais um passo...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Tambem me parece que estão a ser demasiado precipitados para iniciantes. Conheço muita gente com anos de experiencia em agua doce que tem receio em meter-se na agua salgada.

Não sou da opinião que seja mais complicado mas é necessario ter-se alguma experiencia em aquariofilia.

Por isso pensem bem antes de comprarem qualquer coisa.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

sei k vcs tao certo e é o k vou fazer 1-vou metendo agua doce e so dpois kando juntar dinheiro (ate la vou ganhando experiencia cm a vossa ajuda) é k monto um nano reef..

ha k ter calma,e vou preparar para ja o emu de agua doce..

Publicado:

ola

Penso qua a ideia do salgado ainda é um mito para muita gente e uma coisa so para alguns.....mas pq? Nao é um aquraio como um de agua doce,dedicaçao,leitura,muita ajuda de amigos penso que tudo se consegue.Quando vamos deixar de meter medo as pessoas e ajudalas a montar um aqurio de agua salgada e nao de as meter medo.....Penso que um das coisas é os seus custos tudo resto nao a nda como aprender com quem ja tem alguma experiencia.Por isso amigo nao te metas num doce, mas sim num salgado e com essas dimensoes muita mudinha de aguae muita paciencia que a coisa resulta.....comprimentos alguma coisa pede ajuda

Publicado:

Olá Marcos,

Desculpa que te diga, mas perante os comentários destes nossos 2 amigos o melhor é mesmo não se meterem nisto! Não percebem nada de aquários e como tal...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Se queres um conselho de "amigo", não te metas nisto tal como o Diogo já referiu.

Isto não é propriamente a brincadeira da escola que se muda de dia para dia. É apenas o meu conselho.

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

Não digo para fugirem á agua salgada e se meterem na agua doce. Apenas pelos comentarios dos nossos amigos me pareceu que são bastante leigos na matéria para se atirarem ja de cabeça a um nano-reef.

Na minha opinião têm duas opçôes (como acho que deva ser feito tanto na iniciação á agua doce como na salgada), ler bastante e dar os passo com cuidado e supervisionados por alguêm experiente, ou então ,iniciarem-se com algo mais facil e barato para ganhar maturidade no hobby para projectos mais complexos. (é como tudo)

Até nos melhores os erros acontecem e sendo a agua salgada um pc dispendiosa é necessario estar-se bem ciente naquilo que nos estamos a meter.

Estou errado?

Publicado:

boas

No meu ponto de vista nao estas errado nao por isso digo que os salgados nao sao mito nenhum,agora o diogo se mete logo dizer que ninguem percebe nada disto sem conhecer as pessoas nem saber o conhecimento delas,mas com ajuda toda gente pode montar um salgado como se monta um doce,so as despesas é que sao maiores.

abraços

Publicado:

boas

"Desculpa que te diga, mas perante os comentários destes nossos 2 amigos o melhor é mesmo não se meterem nisto! Não percebem nada de aquários e como tal..."

Isto nao é motivo para as pessoas nao montarem um aquario e por isso mesmo é que existem logistas e forum para ajudar as pessoas a montarem o seu sonho se for ele ter um salgado.Como tu e eu possivelmente quando começamos o salgado pouco ou nada se percebia de salgados e com o tempo e mesmo agora estamos sempre aprender uns com os outros.

abraços

Publicado:

Eu acho que tem tudo a ver com investimento:

- Investimento em dinheiro para equipamento( D) , consumiveis e seres vivos

- Investimento em tempo para manutenção( T)

- Investimento em conhecimento©

A água salgada não é mais fácil nem mais dificil do que a água doce . è apenas diferente. E dentro da água salgada há um grande leque de opções e diferentes graus de dificuldade tal como em água doce. Se não vejamos o que é mais dificil : reproduzir discos ou manter um aquário de discossomas com um a donzela e 2 camarões ? Por outro lado , o que é mais dificil , mater um aquário comunitário de peixes tropicais ou um aquário com corais duros e Acanthurideos?

É preciso saber é do que estamos a falar ou seja que tipo de animais queremos manter. Aí o investimento DTC aumenta proporcionalmente ao grau de dificuldade. E claro quanto mais aumenta o grau de dificuldade mais util se torna a experiençia adquirida. Mas as pessoas são diferentes e fazem investimentos DTC diferentes. Há os quechegam lá em meses , há aqueles que o fazem em anos e há aquelesque nunca conseguem ter um aquário em condições. Estes ultimos investem muito em D e poco em M e em C.

Portanto a questão é : O que é que querem manter em termos de peixese invertebrados ( quais as espécies) e o que é que estão dispostos a investir. Não podemos é querer manter espécies dificeis com investimentos DTC baixos.

Cump.

Rui

Publicado:

Para um aquário desses de 50 litros precisas de :

-4 Kg de areia viva, colonizade preferençia com um ou 2 copos de areia de um aquario maturado ou refugio ( uma loja ou um membro pode ajudar-te)

- 7 a 8 kg de rocha viva de excelente qualidade

- 1 powerhead de 100 lt hora ou 2 de 500

- 1 calha power compact ( tens que tirar a tampa do aquário)

- 1 termostato

Começa com discossomas e xenias.Coloca Caulerpa prolifera.

Coloca só um peixe ( uma donzela ou 1 Grama loretto)

Muda água uma vez por semana ( 20% ). Podese deves usar agua do marse tiveres opurtunidade.

Repoe dia sim dia não a água evaporada com água doce de preferençia de osmose ( pede numa loja )ou como alternativa agua engarrafada mole

Esquece o escumador.

Lê muito especialmente os topicos de montagens aqui do forum. escolhe uma loja de confiança e apoia-te nela.

Cump.

Rui

Publicado:

é o seguinte pessoal para ja vou meter de agua doce pk pra ja n tenho ¬ pa investir em agua salgada..mas ja etnho lido mt e ja tou +/- ciente do k sao cada um..

1- pa um nano reef aconselharam-me o seguinte po meu akuario de 60*40*30 de 54L

escumador aquamedic miniflotor 58€

areao: aragamax sugar size 35€

Maxijet 900 Powerhead 40€ cada

Lifetech powercompact 60cm's 70€

termoestato: 1 de 100Watts

rocha viva 10kgs

k me dizem??

Publicado:

Boas.

Devo informar-vos que não sou "completamente" iniciado visto que já tive um aqua de água doce durante 2 anos (tive de o vender porque mudei de casa). Agora estou a recomeçar com os peixes e decidi fazer um de água Salgada.

Aproveito para vos mostrar as melhorias do meu aqua:

Aqua: 50 litros

Sump: 15 litros

Total: 65 litros

Bombas/corrente: uma de 750 l/h, e duas de 360 l/h

Areão: 5 kg de aragonite

Rocha viva: não tenho a certeza mas acho que tenho cerca de 13 kg .

Escumador: construí o meu próprio escumador feito á medida (tirei ideias de um site inglês para construi-lo e funciona bastante bem.)

Filtragem: tenho um sistema de filtragem bastante eficiente (não me lembro da marca.)

Cumprimentos,

42

Publicado:
enho um aqário de 50 l, com dois filtros da EHEIM que deitam bolhas de ar no aquário (são ambos internos e também servem de bomba para fazer circulação),

Filtragem: tenho um sistema de filtragem bastante eficiente (não me lembro da marca.)

Não é o tal HEIM?

Não é necessario usares qualquer tipo de filtragem num aquario de 50 litros com 13 Kilos de rocha viva.

Podias dar-me o endereço do escumador DIY? Funciona realmente bem?

Publicado:
O filtro é um bastante mais eficiente. Em relação ao escumador

Acho que esta frase está completamente errada... Já disseram aqui que o filtro não vale a pena usar, pois não faz nada..... O escumador retira matéria em suspensão através de colunas de microbolhas para um copo... O filtro por sua vez não faz nada. Logo O filtro ser mais eficiente que um escumdamr penso ser uma coisa completamente descabida.

Cumps

meureef.jpg[Clickable]