Recommended Posts

Publicado

Depois de ter consultado vários tópicos sobre Killies, decidi que estava na altura de me aventurar e tentar a criação dos meus próprios Killies. :)

Como não tenho experiência na criação de peixes decidi colocar aqui algumas questões que gostaria que fossem respondidas. :shock::lol:

Adquiri recentemente ovos de Fundulopanchax gardneri no site www.aquabid.com , escolhi esta espécie, porque depois de várias consultas por este fórum e na net pareceu-me que era uma boa espécie para começar ( não sei se estou enganado) :)

- Os ovos de Fundulopanchax gardneri chegaram ontem numa pequena caixa com trufa. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi : vou agarrar nisto tudo e enfiar dentro de um copo com agua do Luso ( li num fórum que a agua mineral evitava a formação de fungos nos ovos) gostava de saber se este método é correcto ou existe algum mais eficaz ???????

- Também gostava de saber quanto tempo é que os ovos vão demorar para eclodir.

- Depois de eclodirem tenho que os alimentar obrigatoriamente com artémia???? Não os posso alimentar com outra coisa qualquer ???????

Abraços

Vitor

Publicado:

Há aqui quem saiba ajudar melhor mas para já............aqui vou eu.

1º tem de arranjar musgo de java para os primeiros dias de nascimento. Coloca lá os ovos e e os peixes ao nascerem alimentan-se de infusórios que o musgo fornece.

Depois tem mesmo de ser com artemia. Nada melhor para um peixe destes que comida viva.

Publicado:

Por ordem:

"- Também gostava de saber quanto tempo é que os ovos vão demorar para eclodir. "

Os ovos estão prontos a eclodir quando os alevins tiverem os olhos completamente formados. Isto, nos Fp. gardneri, dá-se entre 2-3 semanas depois dos ovos postos. Quem te vendeu os ovos não enviou informação a este respeito? Se não tiveres uma data, então verifica os ovos dia-sim-dia-não com uma lupa. Quando vires o olho completamente formado, com uma aréola dourada em volta da pupila, molha-os.

"...vou agarrar nisto tudo e enfiar dentro de um copo com agua do Luso ( li num fórum que a agua mineral evitava a formação de fungos nos ovos) gostava de saber se este método é correcto ou existe algum mais eficaz ??????? "

O mais eficaz é aquele em que eles estão, em turfa. A acidez da turfa inibe a formação de fungos e a sua propagação entre ovos, caso algum se estrague. Para os molhares, deitas tudo para dentro de um recipiente amplo com água limpa e fresca (~18º C), por forma a teres 2 ou 3 cm de altura de água.

"Depois de eclodirem tenho que os alimentar obrigatoriamente com artémia???? Não os posso alimentar com outra coisa qualquer ???????"

Presumo que essa aversão à artémia signifique que quererias alimentá-los com comida seca ou coisa que o valha. Nunca soube de ninguém que o tenha conseguido, mas podes sempre experimentar. Todos os killifilistas com sucesso que conheço usam artémia recém-nascida como alimentação dos alevins. Um possível complemento, mas não alternativa, são os micro-vermes. O musgo de java e um caracol, mais os infusórios que geram, não são obrigatórios (embora possam ser úteis): os alevins de Fp. gardneri são perfeitamente capazes de consumir náuplios de artémia desde que nascem. Começa por dar pequenas quantidades de comida, e vai aumentando à medida que os alevins crescerem. Muda de água com frequência, aumentando a altura de água a cada vez que o fazes.

"pareceu-me que era uma boa espécie para começar ( não sei se estou enganado)"

Não estás enganado. :)

Quem tos vendeu não deu um nome de população ou um código junto? Atenção, que têm alguma importância.

Z

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

Obrigado por terem respondido.

Depois das vossas resposta fui a "correr" para verificar se .....

Quando vires o olho completamente formado, com uma aréola dourada em volta da pupila, molha-os

e já vi os olhos completamente formados :):twisted::twisted:

A data de "postura" foi de 10 de Outubro

Tambem já os coloquei num pequeno aquario (+ - 10 litros) com cerca de 3 cm de altura de agua.

Quanto á artémia :D não tenho aversão, quem tem aversão é a minha mulher :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::lol::lol::lol::lol:

Quem tos vendeu não deu um nome de população ou um código junto? Atenção, que têm alguma importância

Não me forneceram o nome de população nem o código, mas vou perguntar :lol::lol::lol:

Publicado:

Quando leres isto, já devem ter nascido os alevins. Se, ao fim de 24 horas, não tiver nascido nada, vais ter que secar de novo a turfa. Pergunta aqui como se faz, se precisares.

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

Caro Z, isso é um procedimento para anuais.

Com os Gardneri, os ovos ficam em água até nascerem e aumentava a temperatura para 24º C.

Cumprimentos

Carlos Carneiro

APK 158

Publicado:

Se não nascerem podes sempre colocar na água onde tens os ovos um pouco de microvermes (se tiveres) ou então poes os ovos numa daquelas caixas de rolo fotografico e leva-os a passear ctg dentro do bolso.

Quando chegares a casa terão nascido.

Se achas que a tua mulher tem aversão à artemia, que não suja e não deita cheiro, exprimenta criar microvermes e enquitreia que deitam um "fedor" a podre.

Aí sim ela vai criar aversão...

Eu alimento todos os alevins com nauplios de artemia 2 dias depois de terem nascido. Contarriamente ao que tenho lido tenho tido mais resultado sem o musgo do que com ele.

Depois de adquirirem um tamanhinho razoavel (1 a 2 semanas apóas a eclosão), aí sim ponho musgo de Java para eles se poderem entreter e esconder por lá.

Alimento todos os dias com nauplios e depois vou dando uns vermes de Grindal e umas enquitreias que eles aceitam com facilidade. A partir daí poder dar comida congelada, quando vires que já começam a ter um tamanho bom para comerem...

Eu tenho tido sucesso assim...

Alguma duvida estamos aqui para ajudar no que for preciso.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

JÁ NASCERAM :shock::):):?:lol::P;) :D :P:P:P:P:P:P :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Eu depois coloco fotos :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Publicado:

Já agora, a que temperatura eclodiram?...Já nasceram todos?

Cumprimentos.

Carlos Carneiro

APK 158

Publicado:

Ora aí está uma coisa que eu nunca medi. A temperatura de eclosão.

Normalmente os meus eclodem à temperatura ambiente (ou talvez um bocadinho mais alta, uma vez que os copos estão em cima do aquario).

Foi coisa que nunca me preocupei.

Caudatas do it better.
banner.jpg