Recommended Posts

Publicado

o meu sistema de CO2 caseiro quase que entope de 6 em 6 dias com uma coisa viscosa meia branca que se forma no fim do tubo que esta ligado ao difusor da JBL (em espiral). é normal formar-se tanta "ranhoca"? eu uso um garrafao de 5 litros com 3,3 chavenas de cha de açucar e 3,3 colheres de cha de fermipan e bicabornato de sodio; e dá para +/- 3 semanas e meia.

digam qq coisa [ ]´s

Publicado:

Olá.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?p=201350

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
eu uso um garrafao de 5 litros com 3,3 chavenas de cha de açucar e 3,3 colheres de cha de fermipan e bicabornato de sodio; e dá para +/- 3 semanas e meia.

:shock: Com esta mistura consegues 3 semanas e meia de fluxo constante??

Eu

Publicado:

ivanpantz, pelo que percebi é normal aparecer a tal nhanha, mas a que apareçe no meu ás tantas forma camadas mais duras que quase n deixam passar as bolhas! :shock:

Sonhudo, aguenta as 3 semanas e pouco mas como sabes vai sempre diminuindo de intensidade, na ultima ja deita paí uma bolha por cada 4/5 segundos, altura em que a grande maior parte das pessoas ja fizeram uma nova mistura, acho eu.

• 3 semanas depois...
Publicado:

é uma boa ideia, assim a nhanha fica no frasco! mas tenho uma pergunta:

n seria melhor encher o frasco o mais possivel, digamos ate 1 ou 2cm das bocas dos engates para diminuir ao maximo o volume de gas no frasco? assim acho que se aproveitava melhor a quantidade de CO2 que se formava na garrafa visto ter menos espaço para ocupar. isso e tentar reduzir ao maximo tb o comprimento dos tubos de ligaçao

[ ]´s

Publicado:

Viva,

Esse espaço vazio servirá como segurança para um possível "overflow" do frasco principal. O Volume ocupado pelo ar acaba por ser minimo se quantificares a quantidade de co2 que é libertada pela mistura.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Olá.

Já agora, não me lembro se já fiz essa advertência ao zeneo, mas na água do filtro, convém que dissolvam o máximo possível de NaHCO3, de modo a que a solução fique saturada, impedindo que o CO2 se dissolva nela.

De resto concordo com o zeneo. São volumes insignificantes. Supostamente, com um quilo de açúcar, podem-se gerar 450 litros de CO2 em condições PTN. Mas o valor real anda muito abaixo disto, porque ninguém nos garante que os fungos metabolizem a sacarose a 100%

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

certo! claro que ajudaste! ja agora, NaHCO3 é o bicabornato de sodio n é?

outra coisa que eu uso no meu sistema de co2 é um termostato pequeno ligado ao temporizador das luzes para aquecer nestes dias mais frios durante o dia. ponho o garrafao de 5 litros da mistura dentro de um balde com agua onde está o termostato.

Publicado:

Olá.

NaHCO3 é o bicabornato de sodio n é?

Sim é...

outra coisa que eu uso no meu sistema de co2 é um termostato pequeno ligado ao temporizador das luzes para aquecer nestes dias mais frios durante o dia. ponho o garrafao de 5 litros da mistura dentro de um balde com agua onde está o termostato.

Agora se fosses um bioquímico, fazias estudos disso e vias qual era a temperatura ideal, e o pH da mistela para a libertação de CO2 máxima. Ou melhor do que isso, extrapolavas uma relação caudal de CO2 vs. Temperatura :)

Está muito bom... isto é só "MacGayver's"

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!