Visitante Publicado Janeiro 6, 2004 Publicado Janeiro 6, 2004 Oi tás lixado. Ontem comprei um adubo liquido para plantas de vaso interiores e exteriores, como esse frasco arranjo-o a preços milagrosos e é bastante grande queria tentar usar para o meu aquário. Pelo que vi na sua composição química não reparei em nenhum agente quimico que me afecta-se o aquario. Achas arriscado usar esse adubo?? É um adubo do genero generalista tem ferro, potássio, etc... O que achas de vo experimentar???
André Nóbrega Publicado: Janeiro 6, 2004 Publicado: Janeiro 6, 2004 boas! será que nos podias fornecer a marca e as percxentagens dos nútrientes que o adubo tem? abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 6, 2004 Publicado: Janeiro 6, 2004 O mais provável é ter azoto sob a forma de nitrato. Se não tiver tb quero saber a marca 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 7, 2004 Publicado: Janeiro 7, 2004 Ora então o que diz lá no rotulo é isto: Composição: Adubo Complexo NPK liquido Nitrógeno Total (N) 5%(p/v) Fósforo (P 205) 5% (p/v) Potássio (k 20) 5% (p/v) é fracote pois não tem cobre, entre outros elementos necessários para as plantas, mas posso usar como reforço... O que achas tás lixado??
Pedro Borges Publicado: Janeiro 7, 2004 Publicado: Janeiro 7, 2004 Não deves meter nada no aqua que contenha compostos de fósforo ou azoto e esse tem ambos. Se as tuas plantas não crescem por limitação de nutrientes o mais provável é ser de nutrientes menores (os chamados trace elements). Os nutrientes necessários de reforçar para plantas de aquário e terrestres são bastante diferentes, razão pela qual regra geral os adubos vulgares não servem para aquário. Não sou o taslixado, mas por acaso estou minimanente por dentro do assunto, espero ter ajudado. Um abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 7, 2004 Publicado: Janeiro 7, 2004 Muito obrigado pelos esclarcimentos... Era nice que desse pois a .85€ a garrafa de 500 ml era sempre a bombar.... eheheh
André Nóbrega Publicado: Janeiro 7, 2004 Publicado: Janeiro 7, 2004 boas! eu uso esse tipo de adubo, o N, o P e o K são tres dos elementos mais necessários á vida das plantas e se não houverem em quantidades razoaveis não vais ter muito sucesso com as plantas. no entanto deves tambémpensar em utilizar um fertilizante com (Trace elements) como o MrPCB disse. usa um da Tropica ou da Tetra. aconselho-te a usares esse fertilizante na proporção de 2 gotas por semana para cada 60l, se vires que as algas aproveitam muito diminuis a utilização, se vires que não chegam a aparecer mete mais, tudo depende da tua iluminação. abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 Mmm, espera aí estás a falar de aquários sem peixes? se for sem peixes talvêz n faça mal, mas se tiveres peixes deves ter N a dar com um pau nes't pas? Aliás cai-se na famosa eterna acumulação de nitratos que se removem com mudas de água, que por sua vez lá repõem uns trace elements. Tu metes adubo com nitratos num aqua com animais? Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Nóbrega Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 boas! sim, meto, e acredita que não é pouco, o N no meu aquário esgota-se com muita facilidade, e se não introduzisse N em boas quantidades as plantas iam sentir-se muito. quando se trata de um aquário densamente plantado e com uma boa iluminação não há N nem P que resista. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 viva, sim, meto, e acredita que não é pouco, o N no meu aquário esgota-se com muita facilidade, e se não introduzisse N em boas quantidades as plantas iam sentir-se muito. quando se trata de um aquário densamente plantado e com uma boa iluminação não há N nem P que resista. É também esse o meu caso, tanto os Nitratos como os fosfatos estão a 0. Alguem sabe onde se pode adquirir Sulfato de potassio (K2SO4) e Nitrato de Potassio (KNO3)?
Pedro Borges Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 Lol, isso é ter um aqua desiquilibrado no sentido oposto ao da maioria do povo. A malta costuma meter muito mais peixe que plantas e vê-se grega com o excesso de N, tu metes mais plantas que peixes e até pagas para meter mais N - lol - há-os para todos os gostos. É claro que num aqua com essas condições tenhas uma insuficiência de N e P e daí o reforço, mas será esse o caso do jferreira? creio que não deve meter nada desse adubo antes de confirmar se tem os Ns a zero não achas? se não tiver o NO3 a zero quer dizer que produz mais do que consome e o adubo só vai ajudar ainda mais à festa. Eu por mim nem peixes a mais nem plantas a mais, o ideal é o equilibrio, não precisas de adubos nem de tantas TPAs com a relação certa o alimento dos peixes é o adubo necessário. Por outras palavras, vejo o aquário equilibrado como uma caixa negra onde entra comida de peixe e sai poda de planta Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Nóbrega Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 Por outras palavras, vejo o aquário equilibrado como uma caixa negra onde entra comida de peixe e sai poda de planta poda de planta? de quanto em quanto tempo? daqui sai de três em três dias! abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 8, 2004 Publicado: Janeiro 8, 2004 Hehehe, pois, no teu é mais entra comida E ADUBO e sai poda de planta às carradas Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Bem no meu caso tenho umas 7 plantas e bastantes mais peixes, mas tenho o no2 bastante próximo de 0. Poderei utilizar este fertilizante em combinação com um proprio da sera?????
André Nóbrega Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 boas, podes utilizar, mas muito pouco. abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Tens o aqua montado à quanto tempo? qual a freq e quantidade das tuas TPAs? Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Tenho o aquário montado há uns 3 meses e faço mudanças parciais de 1 a 2 vezes por semana ( tipo 10 ou 20 litros) depende da comida que dou em demasia ou de dejectos a mais faço as mudanças parciais de agua segundo intuição.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Desculpa a intermitência, mas esqueci-me de perguntar o tamanho do aqua. Se n for muito grande <100L talvês o adubo n traga maleficios graças às TPAs, mas se for grande podes estar na minha opinião a remar para trás. Quais são exactamente as plantas que te estão a dar mostras de necessidade de adubo líquido? Também só agora notei que disseste que tens o NO2 bastante próximo de 0, bem, num aqua estável o NO2 deve ser sempre 0, para além do mais o que está aqui em discussão não é o NO2 (nitritos) mas sim o NO3 (nitratos), esse é que acumula no aqua, e esse é que vem nos adubos de plantas. Em que é que ficamos? foi erro de escrita ou de interpretação do nome do teste? Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 O aqua é de 100x30x36 ou parecido... O teste que disponho é o de No2, ainda não comprei o No3. Em relação às plantas a que está piorzita penso que o nome é Rotala é muito semelhante à cacomba mas mais bonita. Posso postar fotos se quiserem dessa planta.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 Bom, vamos por passos: O que se acumula num aqua (principalmente num aqua com mais peixe que planta) são Nitratos, exactamente os mesmos que vêm num adubo de plantas comum. Só em casos muito excepcionais (como o do taslixado) é que um aquariofilo deseja introduzir nitratos no seu aqua. Num aqua com 3 meses devias ter nitritos 0 - a não ser que tenhas introduzido peixes recentemente (último mes) - no entanto quase aposto que se comprares o teste de nitratos vais ter uma surpresa nada nula Se as tuas plantas não estão em condições, a menos provável de todas as hipóteses é ser por falta de N ou de P (normalmente abundantes num aqua ao ponto de serem considerados poluição) Espécies de plantas diferente têm requisitos diferentes, logo, convém saber exactamente com o que estamos a lidar. No caso da Rotala wallichii é uma planta de ágias moles, desenhada portanto para retirar o sustento principalmente pelas fartas raízes em deterimento das folhas e não muito capaz de sintetizar carbonatos em deterimento do CO2 pelo que adição do último tb é importante. Para além do mais é uma planta ligeiramente avermelhada, o que indica que é natural de locais com luz abundante. Que peixes tens? se tens peixes de águas moles i.e. ciclideos sul-americanos (escalares, discus, apistogrammas, etc) eles não vão gostar nada do que lhes estás a meter na água. Neste caso (como na maioria dos casos) desaconselho-te vivamente o uso do referido adubo ou mesmo de qualquer outro adubo - não é que não vá ter efeito, vai é tê-lo ao contrário do que desejas, se as plantas não têm as condições necessárias para crescer, não vão absorver o que estás a introduzir e vai sobrar tudo para as algas. Foca-te num sistema de CO2 (há esquemas artesanais baratos) e procura melhorar a iluminação (lâmpadas melhores, reflector para aumentar o ganho, etc) Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Tenho viviparos e um tubarão martelo, limpa vidros e corydoras. O Co2 já estou a utilizar duas botijas de 2,5 lt e mesmo assim é insuficiente visto ter baixado o ph muito pouco. Quanto à luz tenho duas lampadas de 30 watts uma daylight e uma grolux. Não posso por mais visto que o aquecimento provocado pelos balastros tem-me causado problemas com diferenças de temperatura no aquário. Visto que de noite desligo a luz a temperatura baixa, quando a acendo a temperatura sobe, chego a ter diferenças de 3 graus nestes dois periodos. Mas gostava de por mais uma lampada. Obrigado pela vossa colaboração.
Visitante Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Boas, Não posso por mais visto que o aquecimento provocado pelos balastros tem-me causado problemas com diferenças de temperatura no aquário Põe os balastros do lado de fora.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 É uma boa a dica do joão, se puderes tireas os balastros para fora da galeria. Entretanto estou a estranhar a falta de eficácea do teu CO2, diz-me lá como é que fazes a administração? difusão, espiral, sino, bolha livre? Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Uso o metodo caseiro, e coloco um pedra difusora para libertar o co2, esta está colocada junto do areão para poder absorver maior quantidade de co2. A mistura é aquela que está difundida na net (açucar + bicarbonato de sodio + fermento biologico. Sei que uma das garrafas deita muito pouco co2, não sei se existe alguma fuga ou não, da pedra difusora não é porque comprei nova e já a experimentei numa bomba e até com a boca a ver se oferecia resistencia.
Pedro Borges Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Podes ter uma fuga junto ao gargalo da garrafa, estás a usar uma garrafa de refrigerante, ou compraste uma peça própria? Se estás a usar uma garrafa de refrigerante é preciso muito cuidado para vedar bem a ligação do tubo à tampa. Há quem use silicone, mas eu prefiro pegar fogo a uma tampa de garrafa de água (uma tampa daquelas azuis) e vulcanizar o circuito com pingos de plástico derretido. É muito importante que não haja fugas uma vez que o conteúdo tem que ganhar pressão suficiente para vencer a coluna de água do aquário. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts