Recommended Posts

Publicado

Boas,

Gostava que me dessem umas luzes acerca do seguinte:

Voltei a dedicar-me á aquariofilia, mas desta vez gostava de me iniciar nos discus. O meu aqua. tem 100x70x50 (mais coisa menos coisa) tenho 2x lampadas uma para as plantas outyra que realça a cor aos peixes (não menciono marca nem modelo pois não me lembro) :roll:, No aquario tenho um filtro interno, daqueles que já lá estão colados lateralmente no vidro. Sempre usei Esponja, Meia com Pouco carvão activado, "bolinhas" p/amonia e uma pequenas "rochas" (p/bacterias) bastante rugosas e algodão da Enheim.

Queria saber quais os materiais mais indicados e melhores para este tipo de peixes ?

Neste momento tenho Cardinais, 3 Escalares, 2 botias palhaço, 1 Cobra "Cully", 3 Otos, 1 Pleco, 1 Corydora e uns quantos plattys que lá se vão reproduzindo.

Plantas - 6 ou 7 pés de Valisneria, musgo de java e uns quantos pés de uma planta flutuante que tb não me lembro do nome.

Aguardo os vosso comentários.

Obrigado

Publicado:

Bem... eu de discos n sei muito, aliás quase nada, mas uma vez que é a tua primeira menssagem, sê bem vindo ao Forum! De certo vais já encontrar quem te responda a essas duvidas. Aproveita também para pesquisar estes e outros temas!!!!

Eu

Publicado:

ola

ter escalares com Discos não costuma dar grande resultado, a não ser que os discos sejam grandes e os escalares pequenos. caso contrario corres o risco de os escalares, na altura da alimentaçao, se tornarem bastante agressivos e impedirem os discos de comerem.

nunca tive plecos mas tenho lido em alguns artigos de revistas que podem achar a camada de muco dos discos particularmente apetitosa portanto é outro risco que corres.

Go ahead...make my day

Publicado:

Olá.

ter escalares com Discos não costuma dar grande resultado, a não ser que os discos sejam grandes e os escalares pequenos. caso contrario corres o risco de os escalares, na altura da alimentaçao, se tornarem bastante agressivos e impedirem os discos de comerem.

Pelo que já li também, creio que esse nem é dos piores problemas. Tanto quanto sei, os escalares têm uns parasitas que para eles são minimamente inofensivos, e que para os discus já podem trazer alguns problemas. Não sei se é verdade, pois nunca mantive nenhum deste tipo de peixes...

nunca tive plecos mas tenho lido em alguns artigos de revistas que podem achar a camada de muco dos discos particularmente apetitosa portanto é outro risco que corres.

Aqui eu tenho de discordar... :lol: Já não é a primeira vez que ouço falar disso, e na minha opinião, é um bocado descabido. Será que não estão a falar dos CAE's (Gyrinocheilus Aymonieri)? Esses sim são grandes sacanas, até já vi os ex-meus a atacarem o meu panaque :shock: Digo isto, porque já vi imagens, até vídeos, de criadores de discus com L's já grandinhos nos aquários (para comer algas e limpar restos de comida). E acho que os senhores não são tolos ao ponto de deixarem os L's no aquário se fossem agressivos para os discus...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

eu tenho dicus com escalares e n tenho nenhum problema. os discus andam a solha com dizus, os escalares com escalares, mas nunca entre eles.

andam uns no meio dos outros e n stressam.

e tb enho L's

smflogo.gif
Publicado:

Desde já agradeço os vossos posts.

Mas sem querer ofender ninguem, fiquei na mesma em relação á questão que coloquei...que ou quais os materiais melhores ou menos problematicos, que posso usar no filtro.

Desde já, informo que os escalares vão passar para outro aqua.

É que quero mesmo dedicar-me a 100% aos discus.

Mais uma vez obrigado :shock:

Publicado:
Olá.

Pelo que já li também, creio que esse nem é dos piores problemas. Tanto quanto sei, os escalares têm uns parasitas que para eles são minimamente inofensivos, e que para os discus já podem trazer alguns problemas. Não sei se é verdade, pois nunca mantive nenhum deste tipo de peixes...

Aqui eu tenho de discordar... :? Já não é a primeira vez que ouço falar disso, e na minha opinião, é um bocado descabido. Será que não estão a falar dos CAE's (Gyrinocheilus Aymonieri)? Esses sim são grandes sacanas, até já vi os ex-meus a atacarem o meu panaque :lol: Digo isto, porque já vi imagens, até vídeos, de criadores de discus com L's já grandinhos nos aquários (para comer algas e limpar restos de comida). E acho que os senhores não são tolos ao ponto de deixarem os L's no aquário se fossem agressivos para os discus...

Cumprimentos

Luís Fortunato

acho que os parasitas so se devem tornar um problema quando a água não está nas melhores condições.

quanto aos plecos, como disse, eu nunca tive e apenas referi o que li na revista que continha o artigo.

os CAEs de certeza que não sao de todo bons companheiros. cada vez sou mais a favor de ter discos sozinhos. tenho reparado numas zaragatas entre o meu disco maior e um otto :shock: la de vez em quando o otto tenta colar-se mas não chega a conseguir e o disco sempre que o apanha distraido da-lhe uma "dentada" :D em breve estarao só os discos no aquario.

tentando responder à pergunta inicial.....

desde que consigas ter a água em condiçoes acho que até podes usar um filtro so de esponja. as materias filtrantes que tens parecem-me adequadas.

Go ahead...make my day

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!