Recommended Posts

Publicado:

mas o ph que tenho medido é à noite e tem 7,2

Então como o aqua tem um mes e uma semana, é melhor fazer à noite e de dia certo?

para ver quais as oscilações

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Publicado:

Agora só tenho 5 peixes mas tenho algumas plantas mas não muitas.

Anti-Canon lol

Publicado:

nao percebi uma coisa...o kh só se consegue alterar mudando os valores de ph? ou seja está interligado, nao se pode mudar só o kh? se sim como?

Publicado:

Estás a perceber mal...

Se alterares o KH para cima o ph também irá subir, uma vez que o kh representa aquilo a que se chama por vezes, reserva de alcalinidade.

Para aumentares o kh sem que o ph aumente a unica opção que conheço é a injecção de co2.

No fundo o que a injecção de co2 faz é baixar o ph sem mexer no kh, mas tem o problema de quando a injecção parar ou perder a força o ph voltar aos valores originais, podendo causar um choque de ph aos peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá

daí aconselhar o não fazer ou então fazer sempre a inj do co2.Certo?

Isto p quem tem interesse em subir só o kh.Certo?

Cumps

Anti-Canon lol

Publicado:

Sim... se queres só subir o kh, terás de usar injecção de CO2 para que o ph não suba também.

Sem o co2, a subida do kh levará a uma subida do ph.

Terás ainda que ver a questão de que peixes pretendes. Pode dar-se o caso de gostarem de águas mais alcalinas e aí podes aumentar o kh sem grandes preocupações com o aumento do ph.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Desculpem mas nao percebi totalmente.. ao aumentar o kh o ph tambem aumenta pela sua propriedade básica mas:

se por exemplo tiver um kh 3 resultado do teste de carbonatos e um ph de 6,5 e quizer ter um aquario comunitário com o ph a rondar os 7, 7.2 qual a prioridade subir o kh? ou subir o ph? ou seja se subir o ph tenho estabilidade ou esse efeito tampão é fraco e a correcção vai ser temporária? sei que estou a martelar no assunto mas ainda nao percebi... :twisted:

Publicado:

Olá.

se por exemplo tiver um kh 3 resultado do teste de carbonatos e um ph de 6,5 e quizer ter um aquario comunitário com o ph a rondar os 7, 7.2 qual a prioridade subir o kh? ou subir o ph? ou seja se subir o ph tenho estabilidade ou esse efeito tampão é fraco e a correcção vai ser temporária? sei que estou a martelar no assunto mas ainda não (palavra corrigida) percebi... Shocked

Martela à vontade... desde que acertes nos pregos :wink:

É assim, depende de como subires o pH. Se subires o pH à custa de sais de carbonato ou bicarbonato, vais igualmente subir o KH. Mas o pH pode ser aumentado sem ser com carbonatos/bicarbonatos que contribuiem para o KH. Por exemplo, com hidróxido de cálcio, ou mesmo soda cáustica. Aqui o KH não é tão alterado como no caso anterior.

Mas se queres aumentar o pH (na minha opinião, não adianta de muito) podes usar NaHCO3 (Bicarbonato de Sódio), que também te aumenta o KH, fazendo assim com que o pH fique mais estável (a não ser que tenhas um fonte ácida no aquário de grandes dimensões).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas, fiz o teste completo pela 2ª vez em 4 anos.....é verdade muitos consideram um crime....mas se pelas tabelas não fui um bom exemplo....de outra forma fui como um pai para os meus peixes ,pois dedico-lhes muito do meu tempo e atenção...sempre sem problemas.

A minha questão é:Será que estes resultados se adequam a um tanque de tanganika?O aqua tem 140 lts e valisnérias....e peixes com decoração e areia....:?

Ph:7.7

Gh:200 mg/l CaCO3

Kh:120 mg/l ppm CaCO3

Fui pesquisar na net e suponho que o Kh esteja muito baixo,fazendo a conversão para uma unidade "deles"(Hagen) deu-me o meu Kh a 6,6 quando deveria estar entre 10-15.

Alguém me pode ajudar?

Cumprimentos,Paulo Miranda

Entra por um ouvido e não sai pelo outro

Publicado:

Boas, fiz o teste completo pela 2ª vez em 4 anos.....é verdade muitos consideram um crime....mas se pelas tabelas não fui um bom exemplo....de outra forma fui como um pai para os meus peixes ,pois dedico-lhes muito do meu tempo e atenção...sempre sem problemas.

A minha questão é:Será que estes resultados se adequam a um tanque de tanganika?O aqua tem 140 lts e valisnérias....e peixes com decoração e areia....:?

Ph:7.7

Gh:200 mg/l CaCO3

Kh:120 mg/l ppm CaCO3

Fui pesquisar na net e suponho que o Kh esteja muito baixo,fazendo a conversão para uma unidade "deles"(Hagen) deu-me o meu Kh a 6,6 quando deveria estar entre 10-15.

Alguém me pode ajudar?

Cumprimentos,Paulo Miranda

Entra por um ouvido e não sai pelo outro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!