Babo Publicado Outubro 23, 2005 Publicado Outubro 23, 2005 Alguém me consegue dizer o mais simples possivel o que é este teste e a sua finalidade e o que quer dizer KH E se há formas de alterar sem passar em alteraçoes com o Ph Cumps Citar Anti-Canon lol
Tkdragon Publicado: Outubro 23, 2005 Publicado: Outubro 23, 2005 Viva!!! KH(carbonate Hardness), é dureza carbonatada também chamada por alcalinidade da água, é uma medida para a capacidade da água de neutralizar um ácido, conhecida como capacidade de defesa. A dureza carbonatada estabiliza o ph da a´gua, e também uma fonte importante de energia para as bactérias nitrificantes, que eliminam o amoniaco e os nitritos, além, os carbonatos são utilizados pelas plantas na fotossintesse, quando o dióxido de carbono(Co2) não está presente. Resumindo é mais ao menos isto. Abraços Citar
Babo Publicado: Outubro 23, 2005 Autor Publicado: Outubro 23, 2005 Amonia 0 Nitritos 0,1 Nitratratos 5 GH 100 mhg/l e o que me está a fazer confuzão é oKH estar a 0 ZERO. É normal? Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Outubro 23, 2005 Publicado: Outubro 23, 2005 Olá. e também uma fonte importante de energia para as bactérias nitrificantes Hum...?? Podes explicar isso melhor se fazes favor? Desde já obrigado. GH 100 mhg/l e o que me está a fazer confuzão é oKH estar a 0 ZERO. É normal? Não... muito pelo contrário. Ainda para mais com um GH desses. Já experimentaste medir o KH da tua água da torneira, por exemplo? Ou de um aquário que tenha o pH alto? Geralmente, quanto maior o pH, maior o KH... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Outubro 24, 2005 Autor Publicado: Outubro 24, 2005 GH 100 mhg/l e o que me está a fazer confuzão é oKH estar a 0 ZERO. É normal? Não... muito pelo contrário. Ainda para mais com um GH desses. Já experimentaste medir o KH da tua água da torneira' date=' por exemplo? Ou de um aquário que tenha o pH alto? Geralmente, quanto maior o pH, maior o KH... [/quote'] Então se tiver 6,8 de ph e o kh estiver a zero isso significa que pode haver alterações rápidas em relação ao ph.Certo? O que me aconselhas subo o ph p 7 pois a maioria dos meus peixes gostam de 6,5 sa 7,5. Citar Anti-Canon lol
Joao Machado Publicado: Outubro 24, 2005 Publicado: Outubro 24, 2005 Bom dia. Sim se o Kh=0 o pH fica muito instavel. Eu diria que o teste não deve estar bom pois para teres o Kh=0 se não usas agua de osmose só se tiveres muita Turfa/madeira, etc. dentro do aqua e NÃO FIZERES AS IMPORTANTISSIMAS TROCAS PARCIAIS DE AGUA. Á distancia eu diria que para Gh=5, Ph=6,8 os Kh andaram em 2+ - . Caso contrario faz umas TPA's e depois testa. Cumprimentos. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Babo Publicado: Outubro 24, 2005 Autor Publicado: Outubro 24, 2005 Joao Machado ]Bom dia. O que me acoselhas das trocas de agua o meu levou 53 litros que contei 2 litros por dia? 15 por aemana ? Percebes ? Agora outra pergunta é ou não é ter o Kh alto se o assim se pode dizer já que não estou perceber os testes. Os testes que estou a usar são os Nutrafin Test com 15 dias de vir da fábrica pois encomendei numa loja. Agora o KH etá a 40 mpg/l portanto já começo a ter um valor mas não sei que valor é este se é mau se é bom entendem? Cump e obrigado Citar Anti-Canon lol
Joao Machado Publicado: Outubro 24, 2005 Publicado: Outubro 24, 2005 Bom dia. Para poder emitir uma opinião sobre as mudas de agua preciso de saber quantos Lt leva o aqua. Kh=40mg/lt -> 40 : 17,9 = 2,25 º Alemães A pergunta bom ou mau depende. Se o aqua é de ciclideos africanos é mau pois é muito baixo. Se o aqua é de "amazonicos" é bom mas ainda um pouco instavel. Se o aqua e "generalista" sobe-o com bicarbonato de sodio (a pouco e pouco) e chega a 4º - + - 70/75 Mg/lt. Um abraço. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Babo Publicado: Outubro 24, 2005 Autor Publicado: Outubro 24, 2005 O meu aqua tem 53 litros de agua e cerca de 15 Kg de areia 2 a 3mm. Tenho meia duzia de Plantas e alguns peixinhos pequenos. Gostava de o estabilizar em ph 7 por a maioria dos peixes que tenho e e gosto são entre 6,8 e 7,2 Só que já ouvi dizer que quanto maior for o kh (deve ser em graus alemães) como por exemplo se tiver 4 graus para cima quer dizer que o meu aqua está mais estavel quanto maior forem os graus.... è isto tudo que quero entender Cump e obrigado Citar Anti-Canon lol
Joao Machado Publicado: Outubro 24, 2005 Publicado: Outubro 24, 2005 Exactamente. Caso tenhas os Kh em 10º então o ph "nem mexe". Só que isto só agrada a alguns peixes. No teu caso com 4 o pH estará + - estavel e perto de 7. O Kh "dá" á agua aquilo que vulgarmente se chama poder tampão. Quanto maior o Kh maior o poder tampão que é a capacidade que a àgua tem nem neutralizar acidos. Assim na presença de Kh as substancias "acidas" são por eles (Kh) anulados. No entanto o poder tampão tem limite, caso se esgote o ph cai. Não o deixas esgotar ao introduzir agua nova. Um abraço. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Luís Fortunato Publicado: Outubro 24, 2005 Publicado: Outubro 24, 2005 Olá. Concordo plenamente com o João Machado. Queria só dizer uma coisa, lá por o KH ser muito baixo, ou nulo (coisa que nunca é possível, quanto muito, não se consegue medir), não quer dizer que o pH oscila facilmente e a nossa água não tem poder tampão nenhum. Senão, coitadinhos dos aquários de pH ácido... João Machado, olha que o poder tampão não é exclusivamente, manter o pH estável com a adição de um ácido. O mesmo funciona para uma base. O que me aconselhas subo o ph p 7 pois a maioria dos meus peixes gostam de 6,5 sa 7,5. Não sei se já tomaste alguma medida quanto a isso, mas queria-te perguntar uma coisa. O teu pH é estável? Está sempre no valor 6.8? Se sim, para que é que o queres mudar? Deixa-o estar assim porque está óptimo. Para os peixes, desde que os habitues bem, não faz diferença nenhuma. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Outubro 24, 2005 Autor Publicado: Outubro 24, 2005 Olá. .... O mesmo funciona para uma base. O que me aconselhas subo o ph p 7 pois a maioria dos meus peixes gostam de 6,5 sa 7,5. Não sei se já tomaste alguma medida quanto a isso, mas queria-te perguntar uma coisa. O teu pH é estável? Está sempre no valor 6.8? Se sim, para que é que o queres mudar? Deixa-o estar assim porque está óptimo. Para os peixes, desde que os habitues bem, não faz diferença nenhuma. Luís Fortunato 1º Voces falam em base e o que é uma base? 2º O meu ph está desde 6,6 a 7,4 não tão repentinamente ex: 1º dia 6.8 2º dia 6.6 3º dia 7.4 4º dia 7.2 5 7.0 o qual está neste momento. Obrigado e voces têm -me tirado mesmo muitas dúvidas. Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Outubro 24, 2005 Publicado: Outubro 24, 2005 Olá de novo. 1º Voces falam em base e o que é uma base? É o contrário de ácido. Um ácido liberta iões H+ para uma solução. As bases libertam iões OH- (Soda Cáustica, por exemplo NaOH). 2º O meu ph está desde 6,6 a 7,4 não tão repentinamente ex: 1º dia 6.8 2º dia 6.6 3º dia 7.4 4º dia 7.2 5 7.0 o qual está neste momento. Mas esses dias é relativamente a quê? Injectas CO2? É que realmente o pH oscila facilmente. Esses testes foram todos feitos à mesma hora do dia? Mudaste alguma coisa de dia para dia? Ou o aquário está no início do ciclo? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 Olá de novo. Mas esses dias é relativamente a quê? Injectas CO2? É que realmente o pH oscila facilmente. Esses testes foram todos feitos à mesma hora do dia? Mudaste alguma coisa de dia para dia? Ou o aquário está no início do ciclo? Cumprimentos Luís Fortunato Olá é verdade que o meu aquario tem 1 mes e ainda não está estavel pelo que parece, mas os testes não foram feitos à mesma hora e eu dei o exemplo do 1º teste ao 6º mas com intervalos de dois dias o que não sabia é que tinha influencia na hora dos testes. E se isso tem influencia o porquê? Já agora desculpa a minha ignorancia sobre o assunto mas fiquei a saber o mesmo sobre a base Cumprimentos e obrigado. Citar Anti-Canon lol
Babo Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 esqueci-me de dizer que nunca injectei co2 mas que me aconselharam a faze-lo e dizem que existe maneira de o fazer em casa, e já agora serve para quê? Cumprimentos Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Outubro 25, 2005 Publicado: Outubro 25, 2005 Olá novamente. é verdade que o meu aquario tem 1 mes e ainda não está estavel pelo que parece, mas os testes não foram feitos à mesma hora e eu dei o exemplo do 1º teste ao 6º mas com intervalos de dois dias o que não sabia é que tinha influencia na hora dos testes. E se isso tem influencia o porquê? Eu falei na mesma hora, porque se por ventura injectasses CO2, ou tivesses muitas plantas, de "dia" terias menos CO2 presente na água e de noite muito mais. Isto deve-se ao facto de "dia" as plantas realizarem a fotossíntese, consumindo CO2 e mais coisas, produzindo O2 (oxigénio) e açúcares. Se medires o pH de um aquário que tenha o KH baixo, tipo ao meio-dia, pode ser ligeiramente básico (>7). No entanto, se medires o pH de noite o pH já pode ser ácido (<7). Isto deve-se ao facto do CO2, quando dissolvido e dissociado na água, baixar o pH. Pois actua como um ácido (neste caso, é o ácido carbónico). esqueci-me de dizer que nunca injectei co2 mas que me aconselharam a faze-lo e dizem que existe maneira de o fazer em casa, e já agora serve para quê? Já respondi a quase tudo em cima. O CO2 serve para fornecer Carbono às plantas. É a sua fonte primária de carbono. Num aquário que esteja muito plantado, o CO2 dissolvido na água pode não ser suficiente para fornecer Carbono a todas as plantas existentes. Daí que se injecte CO2 directamente para o aquário. O outro uso que o CO2 poderá ter, é o de baixar o pH. O CO2 quando reage com a água, forma ácido carbónico (H2CO3). Este, sendo um ácido, dependendo do pH inicial da água onde é dissolvido o CO2, poderá ou não, libertar iões H+ ficando na forma de Bicarbonato (HCO3-) ou Carbonato (CO3(2-)). Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Papmaki Publicado: Outubro 25, 2005 Publicado: Outubro 25, 2005 Boa tarde, Já agora, deixem-me acrescentar um pouco de confusão Devemos portanto ajustar primeiro o PH e só depois subir o KH ? Esse efeito tampão impõe um valor de PH ou mantem estável o que existir no momento ? Obrigado e desculpem lá não intrevir para ajudar... Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 25, 2005 Publicado: Outubro 25, 2005 Olá outra vez. Devemos portanto ajustar primeiro o PH e só depois subir o KH Shocked ?Esse efeito tampão impõe um valor de PH ou mantem estável o que existir no momento ? Não podes fazer isso. Se por ventura aumentares o KH, aumentas também o pH. Só há um caso em que isso não acontece, que é quando se injecta CO2. Neste caso, o pH pode baixar e o KH aumentar. Agora nos casos genéricos, o KH e o pH são directamente proporcionais. Se um aumenta, o outro também. Como já vimos em cima, o KH é igual à soma das concentrações dos iões Bicarbonato e Carbonato, que são bases. Daí que quanto maiores as suas concentrações, maior o pH da solução. Daí que aquários de águas ácidas tenham o KH baixo, e os aquários de Ciclídeos Africanos e Marinhos (pH>7.5), tenham o KH alto. Se quiseres ter um efeito tampão elevado, mas com um outro pH, tens de recorrer a outro par ácido/base conjugada, por exemplo ácido fosfórico ou ácido sulfúrico. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 Olá de novo e obrigado por tudo tens sido fantático e preciso nas minhas dúvidas. Agora pergunto achas que vale a pena injectar co2? Cumprimentos Citar Anti-Canon lol
Babo Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 Olá de novo e obrigado por tudo tens sido fantático e preciso nas minhas dúvidas.Agora pergunto achas que vale a pena injectar co2? Só me esqueci de uma coisa como é que se produz CO2 em casa? Ouvi falar que existe maneiras de o fazer. Cumprimentos Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Outubro 25, 2005 Publicado: Outubro 25, 2005 Olá mais uma vez. Agora pergunto achas que vale a pena injectar co2? Uma questão pertinente. Eu de plantas não percebo grande coisa, mas deixa-me que te diga, que o CO2 para plantas só faz sentido se tiveres todos os outros elementos de um aquário plantado, conjugados. Esses outros elementos são a luz e os nutrientes. Por isso se tiveres poucas plantas, ou de crescimento lento, não é aconselhável injectares CO2. Mas esta questão deixo-a para os users mais entendidos em plantas, que concerteza te saberão responder melhor que eu. Se quiseres o CO2 para baixares o pH, digo-te já que pode ser um tarefa difícil, pois a injecção de CO2 via biológica, não é constante e não se pode parar. Por isso a história dos diferentes pH's durante o dia e à noite. Se tiveres CO2 na água e não o controlares bem, durante a noite podes ter um acréscimo de CO2 na água e para além da mudança de pH, os peixes podem também ressentir-se devido à elevada concentração de CO2. Quanto à produção de CO2 caseiro, tens aqui um link muito bom sobre isso: [DIY] - Como fazer um simples/barato reactor caseiro de CO2 Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 Olá mais uma vez Luís Fortunato. Então àa noite com as luzes apagadas o ph normalmente sob? E se sim quanto é que é normal para quem tem durante o dia um oh 6,8? Cumprimentos Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Outubro 25, 2005 Publicado: Outubro 25, 2005 Olá. Então àa noite com as luzes apagadas o ph normalmente sob?E se sim quanto é que é normal para quem tem durante o dia um oh 6,8? Estás a fazer confusão. Quanto mais CO2 estiver presente na água, mais ácido carbónico se forma, logo menor será o pH. Logo, normalmente, o pH de um aquário que tenha muitas plantas e/ou injecção de CO2 e/ou muitos peixes, geralmente tem o pH mais baixo durante a fase escura, pois as plantas/algas não estão a fazer fotossíntese, consumindo CO2. Quanto à segunda pergunta. Isso não pode ser respondido assim "sem mais nem menos". Há muito factores e parâmetros químicos a ter em conta. Por isso, de noite tanto podes ter o pH a 6.8 como a 6.3... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Babo Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 Já percebi. Obrigado. só a parte do 6,8 a 6,3 é que não percebi Mas existe uma média de luz no aqua e utilizo 11h está certo? Citar Anti-Canon lol
Luís Fortunato Publicado: Outubro 26, 2005 Publicado: Outubro 26, 2005 Olá. só a parte do 6,8 a 6,3 é que não percebi Se o pH só pode descer quando é de "noite", e o valor inicial é 6.8, e com CO2 só se pode baixar o pH de uma água até 6.3, quer dizer que de noite, o teu pH andará entre estes dois valores 6.8-6.3. Mas existe uma média de luz no aqua e utilizo 11h está certo? Mais uma vez, essa é uma pergunta à qual não te poderei responder da melhor maneira. Dependendo das plantas e da qualidade da tua luz, 11 horas poderão ser muito ou pouco. Para teres um exemplo, eu tenho dois aquários, um tem luz durante 10 horas apenas, enquanto que o outro tem 11 horas. Mesmo tendo uma razão potência de lâmpadas/volume de água superior, no aquário que tem 11 horas de luz, as plantas não crescem tão bem quanto no outro. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts