Recommended Posts

Publicado

Amigos os meus marlieri fizeram criação, consigo ver muitos alevins pequenitos conto uns 15 ou mais na foto não dá bem para ver (o pai está em cima a guardar)...

 

bebes.jpg

 

Agora gostava da vossa ajuda :lol: , o que faço?

Que alimentação lhes devo dar? Acham que devo tentar apanhar alguns para os colocar numa maternidade, ou noutro aquário?

Existem mais algumas indicações preciosas que tenham para me dar? será preferivel deixar a luz mais tempo acessa ou apagada por ex? :oops:

Os calvus não largam a zona deles :wink:

 

Obrigado, até já...

Publicado:

Só se tirar os calvus do aquário :wink: ou então dar-lhes comida suplementar de modo a quem não tenham vontade de devorar os picanitos... :lol:

Publicado:

Boas,

Isso de dar comida suplementar para não comerem é muito bonito...Mas apenas na teoria porque há sempre espaço "barrigal" para uns "bébézinhos"...

Os ciclistas que se prununciem...Amigo...ciclideo é ciclideo...Selecção natural...Os fortes sobreviveram(Ou não)...

Gorgeous...Faz assim...Vais á loja mais barata que conheceres..e pedes uma pequena porção de musgo...Claro que não vai aguentar o pH mas vai durar um tempo...E mesmo quando tiver estragado, não faz mal porque fica tipo "palha seca" e serve na mesma para os pequenos se esconderem...Tenta alimentar com artemias e comidas tipo isso para que aqueles bocados mais pequenos que se soltam irem ficar presos no musgo...e depois os putos já têm que comer..percebes?...

 

Abraço,

 

bErNaX

 

PS1:Eu não percebo nada de ciclideos africanos mas acho que as sugestões são validas... :wink:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Publicado:

Antes de mais parabéns papá :)

 

Os alevins aqui em casa comem o que os adultos comem... não dou comidas especiais até porque os adultos as iam comer primeiro.

O unico cuidado que tenho é em esmigalhar bem as pastilhas de vitachips para que fiquem pedaços de diversos tamanhos... os pequenitos lá se viram a comer na boa :)

 

Quanto ao resto... selecção natural é sempre o melhor, sempre evitas overcrowding :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas gorgeous

 

Antes de mais parabéns, é sempre um dia especial, quando chegamos ao aquário e vemos que existem outros para além daqueles que compra-mos ou adquirirmos.

 

Se não encontrares musgo de java, podes sempre fazer um novelo com fio de nylon e colocar no aquário. Têm cuidado de fazer um novelo expeço o suficiente que deixe os alevins entrar e sair mas que não deixe os peixes maiores entrar.

 

Espero que ajude

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

Estou com um crise de ciúmes !

Muitos Parabéns ! :roll:

 

Recentemente fui "Pai" de Ocellatus mas infelizmente apenas 1 sobreviveu. Acho que os Marlieri fizeram o gosto ao dente..

 

Ai não são os Marlieri que te darão problemas, mas sim o Calvus. Do que sei e pesquiso o Calvus ainda é mais "sedento" que os Julidochromis.. ficas com 3 hipóteses.

 

1) Tiras o Calvus

2) Deixas o Calvus e os alevinos à solta

3) Deixas o Calvus e tentas capturar os alevinos (complicado mas possível).

 

No meu optei pela 2ª hipótese (embora os intervenientes sejam diferentes) com sobrevivencia de < 10%.

 

Em relação à alimentação tenho aqui um alimento para Alevinos da JBL em "pó". Largo directamente sobre a concha 8)

Publicado:

Bom os alevins estão a reduzir em número vertiginosamente :roll: mais logo se ainda avistar algum vou tentar aspirá-lo para depois os colocar numa maternidade no mesmo aquário... ou então num outro aquário que tenho mais pequeno que ainda está a ciclar, mas devo ir para a 1ª hipotese.

Tenho de ir procurar esse pó de "perlimpimpim" e artemia para depois lhes dar, o que tenho feito é esmigalhar os granulados e enviar-lhes grandes nuvens de pó para cima 8)

Publicado:

Pelo que me apercebi no meu caso o "ataque" foi durante a noite. Antes de dormir estavam, de manhã não. Inicialmente coloca-os numa maternidade, no mesmo aquário. A mudança para um outro aquário, seria mais dificil nessa "idade" alem de que para "controlo" é mais fácil a maternidade. Percebes melhor o seu desenvolvimento e podes mais fácilmente contá-los..

 

Assim vão desaparecendo sem saberes como... é frustrante.

Publicado:

Viva,

 

Em 1º lugar, parabéns 8)

Várias pessoas neste forum têm (ou tiveram) crias desse casal :roll:

 

No teu lugar, não faria absolutamente nada. Mesmo com 2 Altolamprologus compressiceps no aquário, nunca deixei de ver o seu nº aumentar todos os meses

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Publicado:
Assim vão desaparecendo sem saberes  como... é frustrante.

Ele sabe como... foram comidos :roll:

 

Sinceramente, acho que tentar apanhar alevins num aquário de quase 500L decorado com rocha, parece-me uma tarefa demasiado trabalhosa.

Se já num de 250L eu tive quase que retirar toda a decoração para apanhar 4 alevins imagino a carga de trabalho num de 500L.

 

Quando se quer ter uma taxa de sobrevivencia mais elevada que 0 o ideal é encontrar sistemas que permitam aos alevins safarem-se. Aqui em casa uso pedra calcária com buracos pequenos onde só mesmo um alevin é que cabe e tenho tido algum sucesso... outra alternativa é colocar montinhos de seixo espalhados pelo aquário para que os alevins tenham onde ser esconderem.

 

De resto e como o espaço é limitado, mais vale deixar a natureza actuar e valer a lei do mais forte. Pelo menos fica-se com a certeza que só os melhores exemplares se safam, o que é uma boa aposta em termos de futuro.

Claro que se quizerem fazer criação para venda... isso já é outra história.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

  • 4 semanas depois...
Publicado:

Parabens pelos bébes...

 

Não sei quantos ainda tens, mas eu estaria interessado em 5 se por acaso te ocorrer vender....

 

Diz-me alguma coisa...

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130