gonçalo Unhão Publicado Outubro 21, 2005 Publicado Outubro 21, 2005 Olá a todos. Li recentemente num artigo de uma revista inglesa que sou assinante que se chama practikal fishkeeping sobre a mistura de corais moles e corais duros e que nao se deve misturar estes 2 tipos porque estes libertam substancias que não são compativeis para estes corais.Os duros não gostam das substancias dos moles e vice versa. esta conversa toda para quê,é que tenho varios tipos de moles e duros como brains,open brains,euphylias(acho que é assim q se escreve),tenho agora um frag de uma pavonia que esta um espetaculo e a crescer mas o meu eterno problema é as acroporas que tanto gosto.Ao fim de 2 semanas de as comprar começam a branquear. Ja não sei o que fazer,têm bastante corrente,luz a agua esta a 1.025,stroncium com fartura o ph a 8.3 o calcio esta ok(ate tenho reactor de kalk) a qualidade da agua esta optima ja não sei o que fazer. Ajudem-me por favor.Sera da mistura dos corais?
Diogo Lopes Publicado: Outubro 21, 2005 Publicado: Outubro 21, 2005 Olá Gonçalo, Não me parece que seja da mistura mas sim de algum factor de stress qu existirá - se não consegues apenas manter as acroporas então tens um caso bicudo, pois não há nada que apenas elas precisem! Quanto a mim tens que fazer mais experiências para tirar conclusões. Aqui fica uma foto de uma pequena "mistura" que mantive por uns anos... Não me parece um problema desde salvaguardadas as respectivas distâncias e essas terão que ser avaliadas espécie a espécie. Abraço, Diogo
gonçalo Unhão Publicado: Outubro 22, 2005 Autor Publicado: Outubro 22, 2005 pois é já não sei o que fazer, digam-me as condições em que voces têm as vossas para poder comparar com as minhas tipo horas de luz,densidade da agua, ph, etc. obrigado
Ricardo Rodrigues Publicado: Outubro 22, 2005 Publicado: Outubro 22, 2005 Oi Gonçalo, Estranho! Tens o aquário montado há quanto tempo? Tenho poucos sps e muitos corais moles e todos eles crescem. Conforme pediste aqui vão algums características dos meus 2 aquários: 200l Tempo de vida: 4 anos Iluminação: HQI (2 x 150W) 7h, actínicas 12h Circulação de água: 16x Reactor de Ca Mudanças de água semanais de 10% com água natural [NO3] = 0 mg/l 720l Tempo de vida = 1 ano Iluminação: HQI (2 x 250W + 1 x 150W) 7h, actínicas 12h Circulação de água: 28x Reactor de Ca Reactor de Kalkwasser Mudanças de água mensais de 10% [NO3] = 0 mg/l As acroporas são muito sensíveis às variações dos parâmetros físico-químicos e como tal gostam de aquários que para além de possuirem condições ideais sejam estáveis e equilibrados biologicamente. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
gonçalo Unhão Publicado: Outubro 23, 2005 Autor Publicado: Outubro 23, 2005 o aquario esta montado á um ano pq é novo pq fiz modança de casa mas aproveitei a agua do outro que tinha na casa antiga e as rochas etc etc contando com o material do antigo á 4 anos. Vou aumentar a luz como disseram pq tinha 10 horas de actinicas e 8 de hqi. espero que resulte
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 25, 2005 Publicado: Outubro 25, 2005 Gonçalo, não creio que o alteração do fotoperiodo resolva o teu problema com as acroporas. A mim parece-me mais um problema de aclimatização às novas condições. Quando introduzes uma acropora no aquário a que distância da luz a colocas, e que potência de lâmpada tens? Quantos meses têm as lâmpadas? stroncium com fartura Podes explicar um pouco melhor o que queres dizer com isto? A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
gonçalo Unhão Publicado: Outubro 25, 2005 Autor Publicado: Outubro 25, 2005 as acroporas estão entre 15 a 10cm da superficie e as lampadas são 2 de 150w e vão fazer agora um ano Em relação ao stroncium uso o da red sea a quantidade que diz na embalagem uma vez por semana
Recommended Posts