Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Li recentemente num artigo de uma revista inglesa que sou assinante que se chama practikal fishkeeping sobre a mistura de corais moles e corais duros e que nao se deve misturar estes 2 tipos porque estes libertam substancias que não são compativeis para estes corais.Os duros não gostam das substancias dos moles e vice versa.

esta conversa toda para quê,é que tenho varios tipos de moles e duros como brains,open brains,euphylias(acho que é assim q se escreve),tenho agora um frag de uma pavonia que esta um espetaculo e a crescer mas o meu eterno problema é as acroporas que tanto gosto.Ao fim de 2 semanas de as comprar começam a branquear.

Ja não sei o que fazer,têm bastante corrente,luz a agua esta a 1.025,stroncium com fartura o ph a 8.3 o calcio esta ok(ate tenho reactor de kalk) a qualidade da agua esta optima ja não sei o que fazer.

Ajudem-me por favor.Sera da mistura dos corais?

Publicado:

Olá Gonçalo,

Não me parece que seja da mistura mas sim de algum factor de stress qu existirá - se não consegues apenas manter as acroporas então tens um caso bicudo, pois não há nada que apenas elas precisem!

Quanto a mim tens que fazer mais experiências para tirar conclusões.

Aqui fica uma foto de uma pequena "mistura" que mantive por uns anos...

Pic_928_20.jpg

Não me parece um problema desde salvaguardadas as respectivas distâncias e essas terão que ser avaliadas espécie a espécie.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Oi Gonçalo,

Estranho! Tens o aquário montado há quanto tempo? Tenho poucos sps e muitos corais moles e todos eles crescem. Conforme pediste aqui vão algums características dos meus 2 aquários:

200l

Tempo de vida: 4 anos

Iluminação: HQI (2 x 150W) 7h, actínicas 12h

Circulação de água: 16x

Reactor de Ca

Mudanças de água semanais de 10% com água natural

[NO3] = 0 mg/l

720l

Tempo de vida = 1 ano

Iluminação: HQI (2 x 250W + 1 x 150W) 7h, actínicas 12h

Circulação de água: 28x

Reactor de Ca

Reactor de Kalkwasser

Mudanças de água mensais de 10%

[NO3] = 0 mg/l

As acroporas são muito sensíveis às variações dos parâmetros físico-químicos e como tal gostam de aquários que para além de possuirem condições ideais sejam estáveis e equilibrados biologicamente.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

o aquario esta montado á um ano pq é novo pq fiz modança de casa mas aproveitei a agua do outro que tinha na casa antiga e as rochas etc etc contando com o material do antigo á 4 anos.

Vou aumentar a luz como disseram pq tinha 10 horas de actinicas e 8 de hqi. espero que resulte

Publicado:

Gonçalo, não creio que o alteração do fotoperiodo resolva o teu problema com as acroporas. A mim parece-me mais um problema de aclimatização às novas condições.

Quando introduzes uma acropora no aquário a que distância da luz a colocas, e que potência de lâmpada tens? Quantos meses têm as lâmpadas?

stroncium com fartura

Podes explicar um pouco melhor o que queres dizer com isto?

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

as acroporas estão entre 15 a 10cm da superficie e as lampadas são 2 de 150w e vão fazer agora um ano

Em relação ao stroncium uso o da red sea a quantidade que diz na embalagem uma vez por semana