Recommended Posts

Publicado

Estou a montar o meu primeiro aquário (90L) e estou com alguns problemas.

Já o tenho à cerca de um mês só com dois peixes para fazer a ciclagem e não há meio de os nitritos baixarem.

Ao princípio tudo correu bem: apareceu amónia mas logo a seguir baixou, apareceram nitritos mas em pouca quantidade, até que eu coloquei dentro de água um tronco (raiz de videira). Passados poucos dias o tronco encheu-se de fungos e eu retirei-o mas o mal já estava feito. Um ou dois dias depois morreu um dos peixes e desde aí que os nitritos acusam sempre muito altos.

Tenho feito TPA's diárias desde que isto aconteceu mas já lá vai mais de uma semana e não vejo resultados e o pior é que o betta me parece adoentado. Já quase não come, anda só pelo fundo e encostado ao filtro, etc.

Já agora, estou a usar um filtro externo (que comprei à uma semana) e um filtro interno (300l/H) que está montado desde que comprei o aquário.

Será que alguém me pode dizer o que é que pode estar a correr mal e o que posso fazer para acelerar o processo de eliminação dos nitritos.

Não queria que o betta morresse. :)

Publicado:

Já agora, que massas filtrantes tens nos filtros ?

Estás a pensar retirar o filtro interno, certo ?

Publicado:

O filtro externo que tenho é um Tetratek Ex600.

Traz bioballs, cerâmicas, carvão activado (que eu não utilizei porque tenho ouvido dizer que só se deve usar em caso de utilização de medicamentos) e esponja.

Quanto ao filtro interno estou a pensar em retirá-lo para um outro aquário mais pequeno que está equipado com filtro de fundo mas só quando este problema de nitritos estiver resolvido uma vez que se há alguma colónia de bactérias deve morar dentro da esponja do interno porque é o que lá está há mais tempo.

Publicado:

Viva!!

motag4...

Estou com um problema semelhante ao teu, tenho um Ex600 que está a ciclar a bem perto de 1 mês mas os nitritos não se vão embora....

Tenho ideia que poderá ser das bioballs que ele tem, que pelo que li por cá, não são aconselhadas a ter num externos, mas sim num sump, poderão não estar a fazer o trabalho que deveriam...

Alguma novidade apita..

Portem-se.

Portem-se.

Sérgio Oliveira.

Publicado:

Olá, tenta adicionar um biostarter, para criar mais rapidamente uma colonia de bactérias.

E já agora, tenta substituir as bioballs por cerâmica porosa, deve resultar.

o aquário está plantado? às vezes é suficiente ter bastantes plantas para regularizar isso.

Cuidado, não estejas a colocar comida a mais e seja essa a causa do excesso de nitritos.

Fica bem :wink:

Quase reformada!!

Publicado:

Boa tarde.

Manobra de emergencia....

1º INTERROMPER a alimentação

2º LIMPAR bem os "cócós".

3º Fazer muitas pequenas mudas de agua.

Para a proxima ter menos pressa na introdução dos peixes.

Se seguirem a dica com rigor "aposto" que no proximo sábado os nitritos=0.

Dêem noticias.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Bom, o betta foi-se. :wink:

Quanto aos nitritos parece que finalmente começaram a desaparecer.

Respondendo às vossas sugestões:

- O filtro tem bioballs e cerâmica por isso se uma coisa não funciona acho que a outra deve funcionar. Já agora porque é que não se deve usar bioballs num filtro externo? Tal como eu disse o filtro já as trazia de origem e já vi outras marcas de filtros que também as trazem.

- Eu não tive "pressa em introduzir os peixes", limitei-me a introduzir 2 peixes para fazer a ciclagem como me aconselharam.

Penso que o problema foi mesmo do tronco que esse sim foi introduzido muito à pressa: limitei-me a lavá-lo e a fervê-lo durante meia hora mas pelo que tenho lido devia tê-lo deixado de molho durante uns meses (já está de molho agora) e ter adicionado um anti-fungos qualquer (sugeriram-me o anti-ictio será correcto?).

Obrigado pelas vossas sugestões e vamos ver se os próximos peixes têm mais sorte. Tou a pensar num casalito de Gouramis Três-Pintas porque dizem que são muito resistentes.

Publicado:

Boa noite.

Os filtros basicamente fazem filtragem.

Normalmente pretende-se 2 ou 3 tipos de filtragem:

- Filtragem mecanica - remoção de particulas em suspenção na agua

( lã de vidro, esponjas,etc.)

- Filtragem biologica - transformação de amonia em nitritos e nitritos

em nitratos (qualquer base de fixação de bacterias: bio balls,

areão, rolos de cabelo, tubos electricos cortados aos bocados, etc,

etc.)

- Filtragem quimica - Resinas, carvão, etc. dependendo das

necessidades.

Os 1ºs devem ser lavados até à exaustão :wink:

Os 2ºs enxaguados com agua do aqua

Os 3ºs substituidos ou reciclados, caso possivel.

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Eu tenho um filtro externo da tetra no aqua... 200L bastante povoado (bastante mesmo) e nao tenho tido qualquer tipo de problema.

Ate agora estou bastante satisfeito com o mesmo....

ja agora... eu li algures em meter turfa no filtro... é verdade??? pra que serve?? é viavel?etc....

cmpts,
Pedro Palmeiro

Publicado:

Boa noite.

A turfa no filtro serve basicamente para amolecer a agua e baixar o Ph, caso a agua não tenha os Kh muito elevados.

Os peixes "amazonicos" gostam deste tipo de agua.

Atenção que se a agua for muito mole o Ph pode descer muito.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Alguém sabe de alguma contra-indicação em relação ao uso de produtos para lagos não baseados em bactérias para controlar os nitritos durante algum tempo enquanto as colónias de bactérias não dão conta do recado?

A minha experiência recente com os bio-starters tem sido muito ruim. Fiquei com a impressão que talvez esteja tudo imprestável devido a condições de transporte/armazenagem e por isso por vezes pioram ainda mais as coisas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!