Cria_Aquarios Publicado Outubro 21, 2005 Publicado Outubro 21, 2005 Boa tarde, estou a pensar em montar um aqua de 120(comprimento)*60 (altura)*70 (largura), plantado... Em termos de co2 vou utilizar dois garrafoes caseiros, co "t" e dps um difusor nutrafim/jbl inda n sei Acham que com uma sump se consegue uma boa concentraçao de co2? Citar Gonçalo Valente Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)
me163 Publicado: Outubro 21, 2005 Publicado: Outubro 21, 2005 Olá, está a pensar numa sump com uma bomba de retorno com que capacidade? A água sai para a sump, como? Coluna Seca, Overflow? Vais injectar o CO2 onde? No tanque ou na sump? cumprimentos Citar
Cria_Aquarios Publicado: Outubro 21, 2005 Autor Publicado: Outubro 21, 2005 a sump vai ter uma bomba de retorno ou de 2400l/h ou 3400l/h. Vai por coluna seca. O co2 vai ser injectado na sump no ultimo "compartimento" Citar Gonçalo Valente Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)
me163 Publicado: Outubro 22, 2005 Publicado: Outubro 22, 2005 Olá, acho que o teu problema vai ser esse mesmo, faer a injecção de CO2 na sump. Quanto a mim, o CO2 devia ser injectado directamente no aquário, senão o que vai acontecer é que vais ter uma entrada de água no aquário com muita potência que te vai fazer dissipar o CO2 na superfície com imensa facilidade. Além disso quando injectas o CO2 no sump, estás a maximizar as suas perdas, porque a superfície de água do ultimo compartimento também vai estar sujeita a trocas gasosas. Isto é apenas a minha opinião, mas a malta dos plantados devem ter opiniões mais acertadas. saudações Citar
Cria_Aquarios Publicado: Outubro 22, 2005 Autor Publicado: Outubro 22, 2005 eu tambem posso por na coluna seca ou no aqua mesmo e so questao de ser muito mais partico na sump Citar Gonçalo Valente Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)
me163 Publicado: Outubro 23, 2005 Publicado: Outubro 23, 2005 Olá, eu sei que na sump é mais prático. Eu também tenho sump e tenho lá o equipamento todo metido porque é mais prático. Mas aqui estamos a falr de um gás que se vai dissipando na água e que desaparece nas trocas gasosas de superfície. Ou seja, quanto mais água ele tiver de percorrer até chegar ao tanque, mais se dissipará, porque vai haver mais oportunidade para isso. Se quiseres mesmo colocar o CO2 na sump, então faze-lo no ultimo compartimento como mencionaste, deve ser o melhor compromisso. A solução mais eficaz, na minha opinião seria injectá-lo directamente no tanque. Mas podes sempre experimentar as duas situações e logo vês qual a que dá maior consumo de CO2 para os resultados... saudações Citar
Recommended Posts