rsoares Publicado Outubro 20, 2005 Publicado Outubro 20, 2005 Boas, Preciso de acrescentar mais iluminação ao meu e aqua e tenho uma questão aos experts de iluminação aquática. Se eu colocar umas duas Osram de 75W HALOPAR 30 Cool Beam reflector, com 3000K e 7500cd será pouco? Agradeço a ajuda. Citar Rui Soares
Just_me Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Halopar, parece-me que estás a falar em lampadas de halogeneo...(nao fui ao catalogo verificar). são desaconselhadas vivamente. 1º teem uma má eficiencia energética comparadas com HQI, fluorescentes ou leds. 2ºEm resultado da primeira, emitem muito calor 3º A cor da lampada (K) é muito amarelada, procura por lampadas de Kelvins mais elevados, especialmente se for para iluminação principal e não para complementar. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
rsoares Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 OK obrigado. Tenho estado a ler mais umas coisas e tenho uma outra dúvida. Pelo que percebi o interesse é ter 5800K, que é o equivalente à luz do dia, mas fala-se sempre do 0.5W/L. Os watts são apenas o consumo das lampadas certo? Não se deveria antes ter em atenção o feixe luminoso da lâmpada? Quanto mais leio, mais dúvidas tenho!!! Citar Rui Soares
Nelson Serra Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 O interesse é ter 6500K, os watts sao o consumo de energia e o feixe luminoso acho que são os lumens(isto não tenho certeza) Citar
Luís D. Publicado: Outubro 21, 2005 Publicado: Outubro 21, 2005 Xii...grande confusão que vai para aí O objectivo da iluminação num aquário plantado é fornecer energia às plantas para estas procederem à fotossíntese. Como na natureza as plantas usam luz solar, o nosso objectivo passar por fornecer uma luz que substitua a luz solar e para tal temos que ter em conta três factores: - O tipo de luz: deverá incidir nos espectros que as plantas aproveitam mais(azuis e vermelhos). Normalmente a temperatura de cor que se costuma apontar para este efeito são 6500K. - A quantidade de luz: dependo do plantado, entre os 0,5 e 1,0 W/L. Os watts são usados aqui como a referência mais simples para avaliar a quantidade de luz que fornecemos. Quanto mais potente for uma lâmpada(W), mais quantidade de luz(lumens) irá fornecer. Apesar de haver lâmpadas que com a mesma potência, produzem mais lumens. - O tempo de exposição: entre 10 a 12 horas, o tempo de luz solar nos trópicos. Assim por altó é isto. Mas como não há nada como aprofundar os nossos conhecimentos, dá uma visa de olhos neste artigo http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php e quiçá em outros que te interessem. Citar ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
rsoares Publicado: Outubro 21, 2005 Autor Publicado: Outubro 21, 2005 Obrigado, esse site está bastante completo. Tenho andado a ver o site da OSRAM e de facto eles têm lampadas com Watts baixos (24W) com luminãncias de cerca de 1900lm, ou seja, com quatro lampadas consigo os lumens necessários para a altura do meu aquário. Pelo menos, aprendi umas coisas. Citar Rui Soares
Recommended Posts