Ajuda com Peixe limpa vidros.

Recommended Posts

Publicado

Tenho lido que o Limpa vidros atinge os 12cm, mas noutros sites dizem que são 5cm de comprimento. Será que existe mais do que um tipo de limpa vidros?

Quais são os mais comuns que se vendem nas lojas?

E quais os melhores?

Obrigado desde já pela ajuda.

Publicado:

Oiss!

O vulgar limpa-vidros não chega, chamamos Limpa-Vidros a quase tudo o que come algas, no entanto as diferenças são abismais quando confrontamos as variadas espécies existentes.

Consulta a secção Peixes na página do JB ou:

http://paulosantos.no.sapo.pt/Templates/platy.htm

http://www.aquahobby.com/brgallery.html

http://www.aquaonline.com.br/peixes/peixescom.php

http://www.labcon.com.br/curiosidades/peixes.htm

http://aqua.no.sapo.pt/

Abraços

Publicado:

Boas :?:

Eu comprei 3 limpa vidros (cabeça de cavalo :?::?: no meu livro é o nome :) ) á 3 meses e estão num aquário de 150X50X75altura não têm mais de 7 a 8 cm. :)

Abraços :wink:

Neves

Publicado:

olá!

existem várias espécies de limpa-vidros.

os mais comuns nas lojas cá em portugal são:

-hipostomus plecostomus (pode crescer até 50cm de comprimento)

-ottocinclus affinis (não passa dos 5cm)

-crossocheilus siamensis (pode chegar aos 14cm)

-ancistrus sp. (vai até 14cm)

-Gyrinocheilos aymonieri (até 28cm=

faz uma pesquiza nas imagens do google com cada um desses nomes e identifica o teu.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Obrigado: ottocinclus affinis : Era este que eu queria.

Em que loja se pode comprar?

Obrigado

Publicado:

Oi pessoal,

Eu comprei à umas semanas na Ruimar, normalmente têm!!! A RedFish também já lá vi!!! Mas primeiro telefona a perguntar!!!

Fiquem bem...

Publicado:

Quero um peixe deste porque os vidros estão a ficar com algas dos pontos verdes.

Será que este peixe as tira?

Publicado:

olá!

o melhor peixe para retirar essas algas dos vidros é o homo sapiens sapiens.

tenta usar um cartão de crédito antigo ou aquela lã acrilica dos filtros.

abraços!

Publicado:

Boas :D

Eu comprei 3 e eles não dão com o serviço. :) Como é de esperar sobrou para mim. :D :(:(

Nos fins de semana cá estou eu a raspar os vidros, e a minha mulher a refilar. :):)

Ossos do oficio. :(

Abraços :wink:

Neves

PS: dá trabalho mas compensa. :?::?::?::)

Publicado:

Existem magnetos no mercado concebidos para tirar algas dos vidros. Os mais confortáveis para usar são os que flutuam.

Publicado:

É verdade, com as escovas tipo magnetos não custa nada tirar o que se agarra aos vidros (custa talvez uns 2 minutos cada vidro).

Tentem comprar numa loja especializada e não num hipermercado - os magnetos devem ser pesados mas ainda assim flutuarem.

Atenção, depois de limpar os vidros, ao voltar a unir os magnetos:

Por vezes são tão fortes que quase podem esmagar um dedo :wink::)

O meu conselho é pousar uma das partes numa mesa, pegar na outra com todos os dedos acima da superficie de contacto e, finalmente, unir as peças :)

Publicado:

Eu limpo com um esfregão de lavar a loiça (na parte verde). Não risca o vidro.

Publicado:

olá elio.

tu tem cuidado.................

alguns esfregões desses têm doses "cavalares" de anti-bacterianos!

pode acabar com a vida dos peixes.

certifica-te de que o esfregão é inerte.

abraços!

Publicado:

Garanto-vos que vos põe os vidros a brilhar. Ofereci-o há meio ano a um amigo que tinha os vidros do aquário totalmente verdes e que se andava sempre a queixar que gostava de voltar a poder ver os peixes. É um pleco normalíssimo só que está enorme e o meu amigo já disse que o oferece a quem quiser. Para referência de eventuais interessados, está na zona de Cascais. Só têm que me ligar para o 96 2741717 para combinarmos.

Abraços para todos e para cada um

• 4 semanas depois...
Publicado:

Pessoal, dei-me mal com um plecostumos!! Ele não conseguia comer flocos e então tive que lhe dar pastilhas submersas. A primeira que lhe dei não comeu quase nada e a pastilha foi-se desfazendo. Ao outro dia tinha a água toda suja. Nunca mais!!!

Publicado:

Olá!

Já tive 3 ou 4 pleocus e todos chegaram aos 12cm e por isso acabei por ter de os dar!

Os pleocus enquanto pequenos e se tivemos a sorte de eles não ligares aos flocos, granulado, etc são excelente comedores de algas. O problema é que eles a maioria das vezes preferem a comida facil.

De todos os pleocus que tive um era realmente um excelente comedor de algas chegando ao 15cm altura em que se tornou carnivoro (os pleocus com a idade deixam-se de algas e preferem carne) e começou-me a comer os platys!:2gunfire:

O pleocu que tenho actualmente só quer o granulado dos Discus mas no outro dia como tinha ao aquario de quarentena repelto de algas resolvi experimenta po-lo lá para ver o que ele fazia. Nos primeiro dias enquanto a fome não apertou n tocou numa alga, mas depois....passado uma semana não havia uma unica alga no aquario. voltei a po-lo no aquario grande e voltou novamente a comida facil!:morning:

Abraços!

Nuno Carvalho

Publicado:
De todos os pleocus que tive um era realmente um excelente comedor de algas chegando ao 15cm altura em que se tornou carnivoro (os pleocus com a idade deixam-se de algas e preferem carne) e começou-me a comer os platys!  

Esta foi a primeira vez que ouvi :2gunfire: Alguém mais confirma :onfire:

O meu pleco está comigo há 5 meses e tem neste momento 8 ou 9 cm, apesar do seu aspecto aparentemente feio parece um avião a jacto furtivo cheio de estilo :lol: e, quando olhamos melhor, vemos que o animal exerce um certo fascínio, apesar do seu ar aparentemente sinistro :(

Desde o ínício sempre comeu apenas pastilhas, uma por dia colocada depois de as luzes se terem desligado - neste momento, a pastilha pode ser largada em qualquer ponto do aquário que ele a descobre em menos de 10 segundos, esteja onde estiver :!:

Não sei se por causa dele ou não, não tenho qualquer problema com algas.

Neste momento não me dá problema algum, mesmo se crescer até 12 cm acho que não dará problema mas admito que seja complicado manter quatro deles desse tamanho num aquário pequeno.

Só mais uma coisa - alguém sabe se é verdade que eles se podem "colar" aos flancos de escalares e discos adultos chainsaw:morning::lol:

Publicado:

Olá António

Agora tou com um pouco de presa, mas depois eu tento encontrar um dos sites onde li isto. Mas uma coisa posso garantir: já vi um pleocu meu a matar e comer platys.

Só mais uma coisa - alguém sabe se é verdade que eles se podem "colar" aos flancos de escalares e discos adultos :morning:  :2gunfire:  chainsaw

Com o pleocu que tenho n tenho qualquer problema mas, principalmente esse que matava platys, "colava-se" muitas vezes aos flancos dos Discus. De dia n havia problema mas ao escuro os Discus assustavam-se imenso levando um a saltar do aquári!:onfire:

Abraço!

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá

Sobre os plecos tenho uma história que posso relatar. Tinha um pleco a quem não dava a barriga cheia. Se calhar não encontrei a comida que ele gostava. Então ele entretinha-se e raspar e a esburacar todas as plantas. Tinha de lhe dar alface de noite para ver se sobrava quaquer coisa. Um dia, depois de passar o dia fora, quando cheguei a casa tinha o meu querido beta vermelho completamente escamado, estava totalmente branco. Nem queria acreditar. E lá vai o pleco pelo cano abaixo. Não o podia mais ver.

Sei que custa a acreditar mas é verdade. Nunca mais tive nenhum pleco.

Boas águas

Publicado:

Afinal n sou o unico a ter tido um pleocu assasino!:2gunfire:

Apesar de todo defendo que um bom pleocu é a melhor coisa para eleminar as algas!

Nuno Carvalho

Publicado:

Pois cá o meu passa muito tempo a raspar o tronco e a superficie das folhas das plantas mas nunca me apercebi que destruisse as folhas.

As pastilhas que lhe dou (uma por dia apenas) são as Nutrafin Max.

Jaime, terá sido mesmo o pleco que se envolveu na luta com o betta ou não terá sido o contrário, ou mesmo outro peixe qualquer que tivesses na altura :morning:

É que não estou a ver o interesse do pleco em atacar o betta, com certeza não devia pensar em comê-lo, a não ser que fosse muito grande, que tamanho já tinha :onfire:

Outra coisa, deve ser um bocado díficil pescar um bichinho destes de dentro do aquário, não chainsaw:2gunfire: