Recommended Posts

Publicado

Olá.

Gostava de saber a vossa opinião sobre um coridora albino que tenho no meu aquário, devido ao seu comportamento e ao estado das suas barbatanas.

O meu aquário tem cerca de 11 meses e contém, entre 41 peixinhos e 180 litros de água, 3 coridoras (2 albinos e 1 bronze). Os coridoras estão cá há cerca de 10 meses.

Todos parecem estar bem.

No entanto, o coridora albino em causa tem os seguintes sintomas:

1) passa muito tempo na superficie; eu sei que é normal eles irem muitas vezes à superfície, mas passar lá tanto tempo...? Comecei a notar mais frequência neste comportamento desde há cerca de 1 ou 2 meses.

2) dos 3 coridoras é o mais pequeno e dos 2 albinos é o mais branco (poderá ser uma questão de sexo...?)

3) apresenta degradação das barbatanas (ver fotos), e não me parece que os outros peixes lhe andem a dar mordidelas.

De resto, parece estar óptimo, nada e procura alimento no fundo...

Aqui estão umas fotos do rapaz, reparem nas barbatanas, principalmente na cauda.

200510xDSCN8439.jpg

200510xDSCN8436.jpg

200510xDSCN8435.jpg

200510xDSCN8434.jpg

200510xDSCN8430.jpg

200510xDSCN8427.jpg

Será doença? Falta de vitaminas? Ou outra coisa? Ou nada de especial?

Digam lá o que acham...

Obrigado,

Vítor

Publicado:

Olá!

Para além de falta de barbatanas também tem falta de "bigodes"! :)

Eu não te quero alarmar mas essa coridora poderá estar doente... Poderá ser uma doença bacteriana... De qualquer das maneiras eu posso estar a dizer um tremendo disparate e é melhor esperares por outras opiniões ou colocares a tua questão no sub-fórum das doenças.

Cumprimentos e boa sorte com essa coridora. :roll:

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Publicado:

eu voto na hipotese bacteriana. tenho uma igual a essa, também sem bigodes e barbatanas afectadas. esta ja sofreu bastante (inclusive uma ulcera!) e ontem iniciei um tratamento bacteriano.

footer28wh.jpg
Publicado:

Olá Vítor Sampaio

em relação as barbatanas e aos bigodes eu não te sei explicar, mas em relação à tua corydora andar sempre ao cimo da água.. não será falta de oxigenio?? eu digo isto porque tenho duas corydoras albinas e tive um problema com o oxigenio na agua a as minhas corydoras andavam sempre a nadar na superficie praticamente só vinham ao fundo para comer... experimenta a fazer o teste do O2 para ver os niveis de oxigenio... e espero que a tua cory fique boa.. e olha outra coisa tambem ja li num site que as cory de bronze se podem tornar um pouco agressivas tenta observar o comportamento da de bronze... espero ter ajudado

abraços