Algas verdes... e muitas!

Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Sei que este tema já foi muitas vezes discutido aqui no forum, mas eu ainda não consegui acabar com as malditas!

Tenho um aqua de 120 x 50 x 40. Duas lâmpadas de 100cm, uma power glow, 30w e 3500k e uma flora de 30w, ambas da JBL. pH entre os 6.8 / 7.0. A iluminação está ligada durante 12h por dia. Aquecedor de fundo. Tenho dois discus, 8 nariz de bebado, 8 neons, 2 corys albinas, 6 pristelas, uma bótia palhaço (herança de antigas configurações) e dois camarões (Japonica). Normalmente dou um quadrado de comida congelada por dia... CO2 caseiro.(Espero não me ter esquecido de nada)

O k acontece é que todas as plantas estão cobertas por uma manto verde, o k lhes dá um aspecto feio. Lí algures que a maneira mais eficaz de combater as algas era controlando os fosfatos, pelo que fiz um teste à agua da torneira, o resultado foi 0 ppm de PO4... Testei a água do aqua e este já acusou alguma concentração de PO4. Para tentar diminuit esta concentração comecei por descongelar a comida antes de a introduzir no aqua.

Será que me podem dar mais algumas dicas sobre como controlar o nível de PO4?

Publicado:

Se queres controlar os fosfatos o melhor são trocas de água. e atenção que os testes comuns de fosfatos só medem os fosfatos livres.

Se queres controlar as algas, deixa os fosfatos como estão, muda as lampadas para daylight, acrescenta pelo menos mais 2 iguais (sempre daylight), continua com muitas trocas de água e coloca aqui os níveis de nitratos e mais algumas informações: temperatura, tipode plantas, quantidade de plantas, etc... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

eu tambem tou com o problema das algas. tenho algas iguais ate a foto num 8 ja fiz o teste po4 e acusou nivel 5.0 ja me aconselharam umas resinas mas nao foram especificos se alguem souber algo informe

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

5 :D ou 0,5?

5 de fosfatos é muita coisa mesmo para um plantado Holandês. Muito mesmo. É algas na certa...

À quanto tempo não fazes trocas de água e quanta comida dás para quantos peixes?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
Se queres controlar os fosfatos o melhor são trocas de água. e atenção que os testes comuns de fosfatos só medem os fosfatos livres....

Olá mais uma vez!

Em relação ao nivel de fosfatos que indicas, quer dizer que, todo aquele que já foi absorvido pelas plantas e algas não acusa no teste... ok ... em relação à troca de lampadas, se eu puser mais luz no aqua isso não vai fazer com que haja uma explosão ainda maior de algas? Isto pk, visto que as plantas estão cobertas com as algas, não vão conseguir competir pelos nutrientes, acho eu...para pôr mais lampadas é que é mais dificil pois tenho uma daquelas calhas de plastico preto "normais" e é impossível adicionar lampadas... já agora, onde posso comprar essas lampadas daylight.

Assim que medir o nivel de nitratos posto o resultado aqui. Mesmo assim penso que será baixo, visto que faço trocas de água todas as semanas, cerca de 40 litros.

O tipo de plantas que tenho, vou tentar tirar umas pics e mostar aqui.

Obrigado

Publicado:
Viva JotaPe,

Consegues tirar essas algas com os dedos? falas de um manto verde....

Podes tirar uma foto?

As algas são parecidas com alguma deste tópico?

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...wtopic.php?t=99

Oi CMarques!

As minhas algas são as que estão nas fotos 2 e 3 (que penso que são as mesmas mas em diferentes fases de crescimento).

Sim, consigo tirar as algas com os dedos, pelo menos as que crescem no vidro de trás, as das plantas nem por isso.

Obrigado

Publicado:

Manto verde tipo este?

KIF_0632.jpg

Metí 12 otocinclus no aqua de 200l e em 24h ficou assim:

KIF_0634.jpg

E pensei eu: para quê meter químicos se se pode resolver o prob biológicamente? :roll:

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

MrPCB so uma pergunta achas que vais continuar a ter produçao de algas para 12 peixes?