João M Monteiro Publicado Outubro 19, 2005 Publicado Outubro 19, 2005 Boas, Montei um nano-reef no meu escritório, que fez agora 2 meses. Está praticamente concluida a montagem, faltando apenas 2 amphiprion percula -admito que entre mais um coralzinho... Como poderão ver, optei por espécies mais fáceis para ter um aquário mais simples e de "baixa manutenção". Seguem-se detalhes do set-up e fotografias da evolução. Data de Montagem: 15 de Agosto 2005 Aquário: 60x35x30 (50lts reais) Rocha Viva: 9 kg de rocha maturada Substracto: 9 kgs de areia viva CaribSea Iluminação: 2 x36w PC 10.000k Aquecimento: Jagger 75w Refrigeração: Ventoinha 12w de 70x70mm Circulação; 2 Eden 214 (rotativas) de 500 lts/h. (inicialmente tinha também uma Eheim de 300 a 600lts/h, que entretanto retirei) Escumador: Não tem (nem vai ter) Manutenção: TPA semanais de 10% de água natural; 20% de 4 em 4 semanas; Reposição: água de OI com kalkwasser (2 a 3 x por semana); poda semanal da caulerpa Corais Moles: - diversos Zoanthus e actinodiscus - Rhodactis - Protopalyhtoas; - Nephtea sp - Alcyonium (colt) - Sarcophyton glaucum - Xenia branca e castanha Coral duro LPS: - Euphyllia parancora (frag) (outros) invertebrados - 2 Lysmata seticaudata, 1 Lysmata debelius e 1 Lysmata amboinensis - Vários hermitas de patas verdes (clibanarius) e de patas brancas (pagurus) cerithiums e turbos - ofiuro (ophioderma longicauda) - Sabella - caranguelo Mithrax Peixes: - Gobiodon hystrio Macroalga - caulerpa taxifolia, peltata e prolifera - halimeda Fotografias: Após montagem Com 1 mês Com 2 meses (actualmente) Alguns pormenores: Gobiodon hystrio a dormir no sarcophyton e a ser limpo pelo L. amboinensis "Men at work" Frag de euphyllia parancora (do Diogo Lopes) Ophioderma longicauda e L. debelius Fico a aguardar comentários e sugestões Citar AbraçosJoão M Monteiro
Duarte Conceição Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Olá João. Parabéns pela montagem. Está tudo com bom aspecto e já há crescimento de coralina o que é sempre um bom indicador. Apenas uma questão relacionada com a caulerpa. Estás a fazer podas frequentes? Não temes que entre em reprodução e liberte muitos dos compostos absorvidos? A racemosa quanto a mim é uma praga de que dificilmente nos livramos mas se a consegues controlar só tens a ganhar com isso. Abraço Duarte ps: Se esse frag de euphyllia é do Diogo é uma vagabunda ... a mãe já andou aqui por casa Citar
Diogo Lopes Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Olá, O Nano está excelente e não tenho muitos comentários a fazer!!! Aliás sabes mais disto que a maioria de nós!! Quanto ao comentário do Duarte nem vou avançar com nada, pois é completamente descabido!!! Abraço, Diogo Citar
Ricardo Rodrigues Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Boas, Muito bem, esse Gobiodon é espectacular! A foto do camarão com as antenas baixas está o máximo. Estou com o Duarte, essa racemosa podes-se tornar praga se não tiveres cuidado. A sacana da alga é chata porque quando começamos a podar a seguir parece que faz de propósito e desenvolve-se mais agarrada à rocha!!! Sugestões: mais peixinhos para animar a coisa e talvez arriscar numa tridacna. Abraço, Ricardo Rodrigues Citar
João M Monteiro Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Boas, Duarte, Quanto às podas da caulerpa, faço numa base quase semanal. Tratamento "tipo bonsai". A questão da reprodução e consequente libertação de compostos é uma possibilidade, é certo, e foi considerada. Mas, por um lado, optei por um sistema o mais natural possível - dentro do possível - dispensando mesmo o escumador. Também não tenho sump onde a possa colocar. Uso unicamente a macroalga e as xenias a fazer a absorção de nutrientes (ou exportação, como quiserem chamar), pelo que é indispensável; por outro lado, gosto do efeito estético. Digamos que é um risco assumido. Quanto às espécies de caulerpa, tenho prolifera - embora não se veja porque o mithrax dá-lhe um desbaste valente e está tão feia que a coloquei atrás das rochas - taxifolia e peltata (não é racemosa, embora seja muito parecida). Cresce muito e bem, mas não sei dizer se é mais ou menos praga que a racemosa porque nunca tive as duas espécies ao mesmo tempo. Diogo, Sempre simpático. Mas é só simpatia, até porque no que toca a nanos.. é mesmo o primeiro. Mas estou a gostar da experiência e acho que está a correr bem. Cumpri o objectivo de o montar com um tecto de 500€ (não incluindo vivos, ficou por 438) e ser de baixa manutenção, sobrevivendo sozinho os fins de semana e feriados. Sinceramente acho que a melhor aposta que fiz foi em ter RV de muito boa qualidade, e fazer TPA´s muito certinhas (no meu caso, sempre com água natural). Mesmo sendo uma experiência ainda muito curta para se tirar conclusões, acho que são as questões mais importantes. p.s.: não fui notificado por mail das V. respostas embore tenha dado indicação para isso. Há algum problema com essa função ? Citar AbraçosJoão M Monteiro
João M Monteiro Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Olá Ricardo, Não tinha visto o teu post quando respondi. Quanto a peixinhos, estou à espera de colocar 2 amp. percula (um deles preto). Penso que tens um casal assim, certo ? Depois fecha a loja. Viste a tua xenia (ou parte dela, a outra está no aquário de Lx.) ? Está pujante ! O goby só é chato para comer. Vinha magríssimo e ainda não recuperou totalmente. Também ainda não o consegui habituar a granulado Citar AbraçosJoão M Monteiro
peixe_mario Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Muito interessante!!! Os aquarios de 60cm prestam-se muito bem em reef (acho eu) e o teu não é excepção. Gostei das fotos, vai actualizando alguns desenvolvimentos Citar
João M Monteiro Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Esqueci-me de uma coisa, Quanto à tridacna que tu sugeriste, Ricardo: Sinceramente, acho que não tenho luz/qualidade de água ou tamanho de aquário para isso. Tenho, talvez luz/qualidade de água para uma derasa ou squamosa, mas aí coloca-se a questão do tamanho; tenho tamanho de aquário para uma crocea mas seguramente nem luz, nem qualidade de água. Ou estou enganado ? Lá que gostava...gostava. Citar AbraçosJoão M Monteiro
Marco Madeira Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Oi João... Esta excelente sim senhor ... Faz-me lembrar os meus tempos de nano dos quais tenho muitas saudades. he he he. Quem já teve um nano sabe o que é... é mesmo diferente. Quanto á caulerpa se forem pequenos calices e não bolhas é peltata sim... e não tem comparação com a racemosa. Cresce muito mais devagar. Quanto as tridacnas... Eu e o Ricardo Calado lembrámo-nos á uns meses de testar as derasas com flurescentes compactas no nano dele. Está muito bem de saude e cresceu e continua a crescer bem... Colocou foi a tridacna na parte mais alta do nano de modo a absorver mais intensidade de luz. Penso que seria uma boa adição como o Ricardo Rodrigues disse... Porque não tentas... Abraço ! Citar Abraço...
João M Monteiro Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Olá, Marco Obg pelos teus comentários. Um "excelente" vindo de quem teve um nano como o teu...ou é muita simpatia ou bom sinal. A caulerpa é mesmo peltata. É a que veio na RV, se te lembras (mas também cresce bem ...). A questão da tridacna....é tentadora, de facto. Já pensei nisso, não uma, não duas, não dez, mas...muitas vezes. No nano-reef.com já vi registos de várias pessoas que têm derasas com PC´s há alguns anos e dizem, sem problemas, mas, confesso, hesito um pouco. E até tenho um sítio onde ficava lindamente.... aquele espacinho em cima à direita está livre por alguma razão p.s.2: continuo a não receber notificações por mail das respostas ao post. Há algum problema ? Citar AbraçosJoão M Monteiro
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Outubro 20, 2005 Publicado: Outubro 20, 2005 Viva João Há uns tempos que não nos encontravamos Olha só te sugeria um ou 2 LPS que ficariam aí muito bem e são fáceis de manter com essa luz. - Physiogyra verde - Lobophylia bicolor ( não são fáceis de encontrar ,mas às vezes aparecem ) Cump. Rui Citar
João M Monteiro Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Há uns tempos que não nos encontravamos brincalhão... - Physiogyra verde Isto já está muito verde.. (ainda que goste muito da cor :D ) mas é um coral lindo, de facto. - Lobophylia bicolor ( não são fáceis de encontrar ,mas às vezes aparecem ) lobophylias ou uma trachyphylia já tinha pensado, confesso. Mas isto era para ser um nano muito fácil de cuidar...só de moles...à base de mudas... (por enqaunto só tem uma excepção) A ver Citar AbraçosJoão M Monteiro
Celso Suguimoto Publicado: Outubro 22, 2005 Publicado: Outubro 22, 2005 Realmente belo nano Citar Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
João M Monteiro Publicado: Dezembro 21, 2005 Autor Publicado: Dezembro 21, 2005 Boas, Passados mais 2 meses e estando o nano no 5º mês anexo mais umas fotografias com o estado actual do aquário e as últimas (...) - lindíssimas - aquisições: Geral do aquário Parcial lado esquerdo Lado direito Os palhaços (tremida, mas os gajos não param quietos e é difícil apanhar os 2) E os magníficos Por último, apenas referir que parte da população que referi no meu post anterior foi "deslocada" para o meu outro aquário, pelo que a actual (para além dos corais e macroalga) é a seguinte: - 2 Amphiprion ocellaris (1 laranja e 1 preto); - 2 Nemateleotris magnifica; - 2 Lysmatas (1 amboinensis e 1 debelius) - 1 Fromia elegans; - Cerithes, nassarius e turbos - 1 Sabella Bem, por hoje é tudo. Citar AbraçosJoão M Monteiro
Ivo Serralha Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 muito bom esse sarco esta com muito bom aspecto. que inveja dessa euphylia Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 Olá João, Está sem dúvida um Nano de referência! Excelente! Atenção a esses belezas, não vás receber um telefonema da tua funcionária a perguntar o que faz com 2 peixes secos!!! que inveja dessa euphylia Meu caro, isso resolve-se!!! Por uns 200 euros vendo-te a Mãe!!! Abraço, Diogo Citar
João M Monteiro Publicado: Dezembro 21, 2005 Autor Publicado: Dezembro 21, 2005 Está sem dúvida um Nano de referência! Excelente!Atenção a esses belezas, não vás receber um telefonema da tua funcionária a perguntar o que faz com 2 peixes secos!!! Obrigado Diogo, confesso que estou contente com o nano que ainda não tem 5 meses. Quanto aos Nemateleotris, bem sei que têm tendência para dar o "salto para a eternidade"... já tive essa experiência há uns anos atrás. Trouxe estes dois precisamente porque estavam emparelhados e, quando assim é, o comportamento em aquário é muito melhor do que quando se tem um apenas: tornam-se mais calmos e confiantes, andam pelo aquário todo em vez de estarem escondidos a maior parte do tempo, como acontece normalmente quando se tem só um e, com alguma sorte, não saltam! Por enquanto, tem corrido bem: têm uma toca onde dormem e saem com frequencia passeando juntos pelo aquário. Vamos esperar que continuem assim. É, apenas, dos meus "pequenos peixes" preferidos. Citar AbraçosJoão M Monteiro
Tiago Proença Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 Esses Nemateleotris magnifica são exelentes.muito bonitos,é dos peixes que mais gosto, segundo sei eram casal não era? qual a probabilidade de reprodução num aquario? Parabens pelo aquario Citar EX-Naysel
João M Monteiro Publicado: Dezembro 21, 2005 Autor Publicado: Dezembro 21, 2005 Se é casal...não sei porque ao que julgo eles não apresentam dimorfismo sexual. Estavam a fazer par, a nadar juntos e foi por isso que os trouxe. Agora se são casal ou um dia virão a ser... não sei mesmo. Também não conheço relatos de repodução em cativeiro. Citar AbraçosJoão M Monteiro
João M Monteiro Publicado: Dezembro 22, 2005 Autor Publicado: Dezembro 22, 2005 Faltavam estas para completar o album Citar AbraçosJoão M Monteiro
Ricardo Rodrigues Publicado: Dezembro 22, 2005 Publicado: Dezembro 22, 2005 Olá João, O aquário está um espectáculo, só falta mesmo um daqueles projectores HQI de 150W da Azoo! Bom Natal, Ricardo Rodrigues Citar
João M Monteiro Publicado: Dezembro 22, 2005 Autor Publicado: Dezembro 22, 2005 Obrigado Ricardo, mas acho que vou manter as PC´s Citar AbraçosJoão M Monteiro
Carlos Domingues Publicado: Dezembro 23, 2005 Publicado: Dezembro 23, 2005 Boas Também tive um Neolamprologus magnifica, que saltou duas vezes para fora do aquário. Á segunda ainda o tive a reanimar. Estava completamente seco, agarrei-o, coloquei-o em frente a uma bomba e passado uns segundos começou a respirar. Andei de volta dele durante uma hora, até que o peixe já tinha ganho o equilíbrio. Fui-me deitar já tarde. Para meu espanto de manhã o peixe estava morto. Este peixe estava sem mais nenhum da sua espécie e realmente é um peixe muito tímido e assustadiço para viver sem companhia. Citar Abraços Carlos Domingues
rsoares Publicado: Dezembro 23, 2005 Publicado: Dezembro 23, 2005 Boas. Uma pergunta de inexperiente em salgados. Sempre tenho lido que para um nano com essas dimensões (igual ao que quero montar e estou a tirar imensas idéias do teu ) um casal de Ocellaris era o absoluto máximo que se podia colocar. Citar Rui Soares
João M Monteiro Publicado: Dezembro 26, 2005 Autor Publicado: Dezembro 26, 2005 Olá Rui Soares, Tenho consciência que estou um pouco "nos limites" quanto à carga bioológica, especialmente porque não uso escumador, mas também sou frontalmente contra "dogmas" quanto a número de peixes num aquário. Depende de um conjunto grande de factores, onde a qualidade dos "filtros naturais" (rocha, substracto e macroalgas e, porque não, as próprias xenias) desempenham um papel fundamental. Se a isso aliarmos as TPA´s semanais que faço religiosamente e o facto de não sobrealimentar, acredito que vou conseguir manter o sistema equilibrado. De qualquer forma, tenho um escape no caso de ver que o sistema se desequilibra, que será transferir os Nemateleotris para o meu outro aquário que tem cerca de 220lts e 4 peixes. A minha ideia inicial era um par de ocellaris + 1 peixe. Mas quando optei pelo Nemateleotris magnifica como 3º peixe, tive que repensar o assunto e colocar um 4º, para não ter um nematelotris sozinho. A diferença entre ter um indivíduo apenas ou um par é abissal, como acima já referi, em termos comportamentais e, a final, de bem-estar do próprio peixe. Citar AbraçosJoão M Monteiro
Recommended Posts