Recommended Posts

Publicado

Peguei umas pedras em uma lagoa e gostaria de saber se tem algum problema em colocá-las em meu aquário... pois fico com medo por serem de água salgada!

Publicado:

viva trfernandes.

pelo seguro,limpe bem as pedras e dps se vc quiser meta as pedras em agua a ferver,pk poderam as pedras estar com alguma coisa(como vieram de uma lagoa) e dps ira fazer mal ao seu aqua.

abraços :oops:

Publicado:

Bem vindo ao fórum.

Porque não pre. o resto do perfil?

Bem,depende dos habitantes.

Mas em principio se forem bem lavadas, desinfectadas e não alterar muito o PH, creio que podes colocá-las lá dentro.

João Geirinhas

Publicado:

Oi,

o facto de puderem ser de agua salgada n faz diferença, é ferve-las e estão prontas para o aquario. Convem ver se são de origem calcarea, pois estas mudam os parametros da agua do aquario. Para veres isto deita acido por cima da pedra, tomando as precaoções necessárias para trabalhar com acido, e se ela espumar então é cálcaria e não te aconselho a pô-la no aquario.

Publicado:

Boas Samu!

De facto para fazer o dito teste, vinagre ou sumo de limão serve perfeitamente

Já agora trfernandes podes passar o setup do teu aquário? Usa a ficha que está criada no sub-fórum Equipamentos e Manutenção :D

Cumps

Publicado:

eu ainda n montei gente,,assim q eu acabar..eu preencho o setup.....

Publicado:

Pessoal tou com omesmo problema ai do nosso irmão com a diferença que eu comprei A minha mas não perguntei se era ou não calcária expliquei-me lá como é que se faz o teste com o vinagre para eu deixá-la lá ou tira-la pois tenho o aqua a ciclará 3 dias e o ph não baixa já agora se não for da pedra qual a melhor maneira de eu baixar o ph um pouco tá nos 7.4 e eu queria 6.8 +/-

obg a todos

Publicado:

Viva,

tá nos 7.4 e eu queria 6.8 +/-  
Pois é, a nossa agua é alcalina e tem um Kh elevado, por isso baixar com quimicos vai ser dificil.

Eu uso CO2.

comprei A minha mas não perguntei se era ou não calcária expliquei-me lá como é que se faz o teste com o vinagre

Colocas vinagre sobre a pedra, se borbulhar é calcaria.

Podes tambem fazer outro tipo de teste:

enches 2 recipientes de agua, num deles colocas a pedra, esperas uns dias, medes o ph da agua de ambos, se for diferente então é porque a pedra altera o ph.

P.S.- Antonio se quiseres umas plantas é so dizeres (por mp).

Publicado:

Já retirei a minha pedra dentro do aqua meti umas gotas de vinagre a escorrer e caia como agua nem bolhinhas nem nada fazia

o que é que isto significa que posso coloca-la dentro do aqua sem problemas ?

O ph um pouco alto e´mesmo do tipo de agua aqui da zona ?

A injecção de co2 altera muito o ph +/- k valores se isso e´possivel de dizer

obg a todos

João ja te mandei uma MP

Publicado:
Já retirei a minha pedra dentro do aqua meti umas gotas de vinagre a escorrer e caia como agua nem bolhinhas nem nada fazia  

o que é que isto significa que posso coloca-la dentro do aqua sem problemas ?

Se não fazia bolhinhas é porque em principio não é calcaria logo a mesma não irá aumentar os niveis de PH.

O ph um pouco alto e´mesmo do tipo de agua aqui da zona ?

É isso mesmo, experimenta a colocar uns troncos que ajudam a diminuir o PH, no entanto é mais fácil obter resultar com injecção de C02.

A injecção de co2 altera muito o ph +/- k valores se isso e´possivel de dizer

A injecção de CO2 poderá ou não alterar significativamente o valor do PH. Se tiveres um KH elevado (+/- 10 ) não irá diminuir demasiado. No entanto se o KH estiver bastante baixo terás que ter muito cuidado com a injeção de CO2 pois poderá levar o PH para niveis nefastos para os habitantes do teu aqua.

O valor de CO2 é encontrado cruzando valores de PH e KH, existem também tabelas na Net que têm esta correspondencia que menciona os valores optimos de CO2.

É indispensavel testes de PH e Kh e ir controlando todos os dias...

Faz uma pesquisa por CO2 neste forum que vais encontrar muita informação importante.

Um abraço,

Miguel Antunes

Publicado:

Miguel neste momento o aqua ainda tá aciclar logo nao deve interferir muito a injecão de co2 a nivel de envenamento penso eu.

tenho 2 troncos talvez coloque mais um no entanto vou esperar por um conselho de um vizinho o joão para ver se é melhor o co2 ou mais um tronco .

Foi desta que chegou a mp joão?

obg a todos e venham mais dicas

Publicado:

Por vezes o teste do ph falha um pouco... :D

Pelo menos comigo falhou... :P

Digo isso pq fiz o mesmo teste e aconteceu exactamente o mesmo...no entanto eu já sabia q rocha era...um marmore...q reaje fortemente ao acido!!!

Onde apanhaste a rocha?

Dá para colocares uma foto?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!