Recommended Posts

Publicado

Uma pergunta de um iniciado... tenho um aqua de 54 litros plantado com 5 plantas (3 para o fundo e 2 para a frente) e 9 peixes... 2 das plantas sei o nome...

- HYGROPHILA CORYMBOSA

- EGERIA DENSA

A minha questão é a seguinte: existe alguma forma especifica de "como podar as plantas" ou é mesmo a técnica da tesoura sem grandes preocupações?

Publicado:

viva para cada tipo de planta existe uma poda especifica.

existem plantas de caule (egeria) e acaules (echinodorus) depois tens os fetos e os musgos, mas isso não interessa agora.

Nestas plantas deves deixar crescer quase até á superficie da água, então já deves ter algumas raizes nos nós da folha, deves cortar o mais para cima possivel mas tb não muito para que a parte que cortas se possa desenvolver. As plantas crescem sempre durante toda a sua vida mas usam o seu crescimento no topo da planta, ou seja a parte que cortas deixará de crescer em altura, por sua vez vão aparecer novos rebentos e novos cones vegetativos desta forma vais ter uma planta mais em forma de arbusto, porque vai crescer em vários pontos.

Se queres só reduzir o tamanho, mas não fazer mais propagação deves cortar a planta por baixo, para não destrires o cone de vegetativo.

Se pretendes que fique mais arbusto cortas os cones, por cima.

26675160.img.jpg